Vasco e Athletico se enfrentaram nesta noite (23), em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão. O duelo aconteceu em São Januário no Rio de Janeiro com os portões fechados para a torcida. O clube carioca não vive um bom momento no campeonato e precisava da vitória para tentar recomeçar a atender as expectativas dos torcedores. Principalmente após o empate do América Mineiro com o Flamengo no último sábado (22), que ameaçava o time a virar o novo lanterna. Porém, o clube paranaense saiu vitorioso no confronto por 2×0, quebrando o tabu de nunca ter vencido o Vasco em São Januário.
Os dois clubes vivem fases completamente diferentes. Após a vitória, o Furacão encostou no G4 com 26 pontos e se encontra na quinta colocação. O Vasco, por outro lado, complicou ainda mais a sua situação. Com apenas 9 pontos na competição, o Cruz-maltino virou o novo lanterna e precisa de 7 pontos para sair da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Em uma primeira etapa morna e equilibrada no Rio, os dois times criaram poucas chances de gol. O Vasco trocou mais passes e teve 54% da bola, mas finalizou apenas duas vezes. Já o Athletico arriscou mais vezes ao gol, com seis tentativas. Em seu primeiro jogo como técnico do clube carioca, Ramón Diaz conseguiu mostrar um Vasco diferente na saída de bola, utilizando o goleiro Léo Jardim no inicio da jogada. Além disso, o time conseguiu marcar com pressão em alguns momentos da partida, dificultando a troca de passes do Furacão.
Segundo tempo
O time da casa começou a segunda etapa melhor e buscou mais o ataque, deixando a partida mais movimentada. Já o Furacão jogou buscando os contra-ataques, tentando aproveitar os espaços dados pelo adversário. Assim, o destaque da partida, Vitor Roque aos 34 minutos, em uma jogada rápida deu a assistência para Christian, que marcou o primeiro gol do Athletico. Logo depois, o mesmo sentiu após o chute e foi substituído. Mais uma vez Vitor Roque aparece na jogada e sofre o pênalti, resultando no segundo gol do Furacão, Vitor Bueno ampliou. O Zagueiro Zé Ivaldo foi expulso aos 49 minutos por carrinho em Rayan.
O Vasco ainda não marcou gol em casa pelo Brasileirão. São 5 jogos sem marcar, ou seja, 418 minutos. O último gol do Cruz-Maltino no estádio foi marcado por Ricardo Graça, na última rodada do Brasileiro de 2020, em 25 de fevereiro de 2021.
Próximos compromissos:
O Vasco vai até Itaquera enfrentar o Corinthians no sábado(29), ás 18:30. Já o Athletico recebe o Cruzeiro também no sábado na Ligga Arena, ambos pelo Campeonato Brasileiro