Pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o Flamengo recebeu o Olimpia no Maracanã. Em jogo de poucos espaços, a sintonia de Gabigol e Bruno Henrique fez a diferença e o Fla vai ao Paraguai com a vantagem do empate para avançar na competição.
Primeiro tempo
Embora tenha dominado a posse de bola desde o apito inicial, o Flamengo teve muitas dificuldades para furar a marcação do Olimpia, que se defendia como podia e apostava nos contra-ataques. Em muitos momentos, o Fla rondava a área com boas trocas de passe e movimentação, porém, a compactação dos paraguaios estava muito encaixada com os 11 jogadores de linha no terço ofensivo do Mengo fechando os espaços.
Além disso, a arbitragem de Dario Herrera atrapalhou bastante o andamento da partida. O árbitro não sustentou os critérios para aplicação de cartões e ainds picotou bastante a partida.
Aos 43, enfim, a veio primeira grande chance do jogo. Sem espaço para infiltrar, Gerson arriscou de longe, obrigando Espínola a uma grande defesa. Três minutos depois, já nos acréscimos, o Olimpia ganhou um escanteio. Na sobra da cobrança, González meteu uma bomba no travessão. Após o fim dos quatro minutos de acréscimo, Herrera apitou o fim do primeiro tempo, que terminou com o empate sem gols no placar.
Segundo tempo
Os dois times não voltaram com mudanças em termos de nomes, mas Sampaoli promoveu uma mudança crucial: Bruno Henrique caiu mais pelo meio enquanto Gerson abriu pela esquerda. Aos três minutos, Gabi cruzou na área e BH subiu mais alto que todos para colocar a bola no fundo da rede.
Mesmo em desvantagem no placar, a postura do Olimpia se manteve: casa fechada e aposta nos contra-ataques. Contudo, o Fla se soltou após tirar o zero do placar e conseguiu chegar mais ao ataque ao longo do segundo tempo. Grande parte, sem perigo, mas Espínola foi obrigado a trabalhar e fez defesas importantes para evitar que o clube brasileiro amplisse o placar.
Depois de poupar no primeiro tempo, o árbitro argentino deu sete minutos de acréscimo que, ainda assim, não foi suficiente para que o Olimpia igualasse nem para que o Mengo ampliasse sua vantagem.
Próximos compromissos
Antes de se reencontrarem no próximo meio de semana, Flamengo e Olimpia tem compromissos em seus respectivos campeonatos nacionais, ambos no domingo (6).
O Olimpia recebe o Guarani pela 5ª rodada do Campeonato Paraguaio às 17h (horário de Brasília). Por sua vez, o Flamengo entra em campo às 20h (horário de Brasília) para enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal pela 18ª rodada do Brasileirão.