As oitavas de final da Copa do Mundo Feminina terminaram na manhã desta terça-feira (8). A Colômbia venceu a Jamaica por 1×0 num jogo equilibrado e chegou às quartas de final pela primeira vez na sua terceira participação. No outro jogo do dia, a França venceu Marrocos com tranquilidade por 4×0 e encerrou a bela história africana na Copa. A França chega entre as oito principais seleções pela quarta vez consecutiva.
Colômbia x Jamaica
No jogo entre duas das surpresas da competição, a Colômbia venceu uma partida duríssima contra a Jamaica, no Melbourne Rectangular Stadium. Depois de um primeiro tempo com certo controle colombiano, mas sem nenhuma chance clara, as sul-americanas abriram o placar aos cinco minutos do segundo tempo. Guzmán cruzou da intermediária pra Usme dominar bem e bater no canto de Spencer. Foi o primeiro gol que a Jamaica sofreu em toda a Copa. A Jamaica quase empatou cinco minutos depois em escanteio, mas Brown, livre depois do erro da goleira Perez, cabeceou na trave. Spence teve outra chance pra Jamaica, numa cabeçada que passou perto da trave e Santos quase ampliou pra Colômbia, numa cabeçada que realmente foi na trave, mas o placar não se mexeu mais. Foi a melhor participação da Jamaica em Copas e as Reggae Girls deixam a competição como uma das melhores defesas, com apenas um gol sofrido.
França x Marrocos
Muita gente se encantou com a história de Marrocos de sair de um 6×0 contra na primeira rodada pra classificação histórica em sua primeira participação em Copas do Mundo. A França não ligou muito pra isso e deu um fim ao belo conto, no Hindmarsh Stadium. Sem fazer muita força, as europeias construíram a goleada ainda no primeiro tempo, em menos de dez minutos. Aos 14 minutos, Karchaoui foi a fundo do campo pela esquerda e deu ótimo cruzamento pra Diani cabecear livre dentro da pequena área e abrir o placar. Aos 19, foi a vez de Diani ir ao fundo do campo, mas pela direita, e cruzar pra Dali bater colocado da entrada da área e ampliar. A bola ainda tocou na trave antes de cruzar a linha. O terceiro saiu aos 22, com Le Sommer. El Chad tentou afastar a bola, mas chutou em cima de Diani e a bola sobrou pra camisa nove francesa marcar seu primeiro gol no jogo. Tirando o pé do acelerador no segundo tempo, em rimo de treino, a França chegou ao quarto gol aos 24 minutos. Becho cruzou na cabeça de Le Sommer, que só teve o trabalho de direcionar a bola pro gol e marcar mais uma vez. Marrocos foi a única das oito estreantes a chegas nas oitavas de final.
Próximos compromissos
Colombianas e francesas voltam a jogar no sábado (12), pelas quartas de final. A Colômbia enfrenta a Inglaterra em Sydney e a França encara a Austrália em Brisbane.