Apesar do intimidador apelido da torcida do Manchester United, o mascote da equipe não é tão ameaçador assim. Figura dos Red Devils, Fred, the Red se popularizou justamente na época de ascensão do clube. Representando como um diabo, o mascote está presente desde a década de 90, período em que o clube alcançava o maior patamar do futebol.
Embora seja uma figura assustadora, a aparência dele diz o contrário. Numa tentativa de aproximar o mascote dos torcedores mais jovens do Manchester United, Fred não se assemelha fielmente a um diabo e lembra mais um urso.
O mascote do Manchester United
Fred, the Red é um dos maiores símbolos do clube de Manchester. (Foto: Divulgação/Manchester United)Há 30 anos com a camisa 55 do clube, o mascote do Manchester United se estabeleceu como um dos símbolos do clube em 1994 após a final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea, vencida pelos Red Devils por 4 a 0. Em Wembley, Fred desfilou junto à equipe e conquistou o coração de toda a torcida vermelha.
Em 2011, Fred provou sua popularidade ao ser eleito pela Revista Match! como o melhor símbolo da Premier League. Esse prêmio, ainda que concedido há mais de 10 anos, justifica parte dos valores que envolvem o diabo.
Quanto ganha Fred, the Red?
O mascote do Manchester United é o mais bem pago entre os times da Premier League. Em um TikTok, foi revelado que Fred ganha em torno de 70 mil libras anuais, com possíveis aumentos relacionados à performance do clube nas competições. Para efeito de comparação, o mascote do Fulham, Billy, the Badger, tem um salário de 14 mil libras por ano, cinco vezes menos que Fred.