Wataru Endo é o novo reforço do Liverpool pra temporada 2023-24

Volante japonês vem do futebol alemão pra reforçar o elenco em posição muito carente

Depois das frustrações com Moisés Caicedo e Romeó Lavia, o Liverpool foi bastante alternativo. Wataru Endo, japonês, de 30 anos, é o novo reforço pro elenco de Jurgen Klopp, anunciado nesta sexta-feira (18). Fora do radar dos principais jornalistas relacionados ao clube, Endo vem do Stuttgart-ALE, por cerca de 19 milhões de euros. Numa negociação muito rápida, a informação foi divulgada por Fabrizio Romano na quarta-feira (16) e o jogador já viajou no mesmo dia a Liverpool, para os exames médicos. Jogar na Premier League era um sonho do atleta e o contrato com o Liverpool é de quatro anos.

 

Revelado no Shonan Bellmare-JAP, o meio-campista ainda passou pelo Urawa Reds Diamond-JAP, antes de se transferir par ao futebol europeu. A porta de entrada no velho continente foi o Sint-Truiden, da Bélgica, onde duas temporadas. Em 2019, Endo se transferiu para o Stuttgart e estava lá desde então. Pelo clube alemão, foram 133 partidas e 15 gols em quatro temporadas completas. Além de primeiro jogador no meio de campo, Endo também pode ser utilizado como zagueiro.

Na atual temporada da Bundesliga, Endo entrou em campo na estreia do Sttutgart na Copa da Alemanha e marcou um gol na vitória por 4×0 sobre o TSG Ballingen, no último sábado (12). Endo era capitão do Stuttgart e líder em muitas das principais estatísticas defensivas do Campeonato Alemão, como roubadas de bola e duelos aéreos. Na Copa do Mundo no Catar, foi titular nos quatro jogos da seleção, que caiu nas oitavas de final pra Croácia, nos pênaltis.

Wataru é a terceira contratação do Liverpool nesta janela de transferências, se juntando a Alexis Mac Allister e Dominik Szobszlai. O Liverpool ainda deve ir ao mercado pra reforçar seu elenco com, pelo menos, mais dois jogadores.

Títulos de Endo

Shonan Bellmare
  • J2 League: 2014
Urawa Red Diamonds
  • Copa da Liga Japonesa: 2016
  • Copa Suruga Bank: 2017
  • Liga dos Campeões da AFC: 2017
você pode gostar também