CBF oficializa tricampeonato Brasileiro do Galo após reconhecimento de título de 1937

Após mais uma derrota no Brasileirão, o Galo foca na estreia oficial de seu novo estádio, a Arena MRV, que deve acontecer no próximo domingo (27), diante o Santos, pela 21º rodada do Brasileirão 2023. E o confronto vai acontecer com 30 mil torcedores no estádio.

Com as vendas iniciando na última quinta (24), o clube alvinegro viu bastante movimentação dos torcedores nas redes sociais, e atingiu um feito incrível. Segundo informações da Rádio Itatiaia, em menos de 40 minutos, a torcida alvinegra esgotou os ingressos para a inauguração da Arena MRV.

E o jogo de inauguração será uma grande festa, já que na tarde de sexta (25), após reunião na CBF, a entidade brasileira reconheceu oficialmente o Galo como tricampeão brasileiro, e oficializou o título nacional de 1937.

O pedido para reconhecimento do título ganhou força no ano passado, quando o Galo enviou um dossiê com provas da conquista de 37. O clube mineiro desejava o reconhecimento semelhante ao feito em 2010, quando a entidade passou a considerar os campeões da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões nacionais.

O pleito até chegar a decisão final demorou cerca de 20 meses, com vários encontros formais e informais entre Atlético e CBF.

Com isso, o presidente da entidade brasileira, Ednaldo Rodrigues, comentou sobre o reconhecimento do título alvinegro e afirmou ter sido uma decisão justa e imparcial.

“Foi uma decisão justa e imparcial. O Atlético-MG se torna o primeiro campeão brasileiro reconhecido pela CBF.”

Imagem do artigo:CBF reconhece Atlético-MG como campeão do Brasileiro de 1937
Arte feita pelo Atlético-MG no dossiê do título de 1937 — Foto: Reprodução/Atlético

 

O CAMPEONATO

O Campeonato daquele ano contou com os campeões estaduais: Fluminense (Rio de Janeiro), Rio Branco (Espírito Santo) e Portuguesa (São Paulo), além dos convidados Liga da Marinha e Aliança, eliminados na fase preliminar. O torneio teve organização da ederação Brasileira de Futebol (FBF).

Vale lembrar ainda que os principais clubes do futebol paulista ficaram fora da competição (Palestra Itália – Palmeiras, Corinthians, Santos, Juventus e São Paulo). Isso porque, estes clubes haviam rompido com a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea). Nesse sentido, a vaga daquele ano ficou com a Portuguesa.

Com a conquista, jornais da época chamar o Atlético de ‘Campeão dos Campeões’ e o reconheceram como o primeiro campeão nacional.

Em suas redes sociais, o clube comemorou a conquista e anunciou para todos o reconhecimento do título. A notícia teve grande repercussão, e foi festejada pela diretoria do Galo, que publicou imagens do pleito feito pela CBF, oficializando o acontecimento.

 

https://twitter.com/Atletico/status/1695175650364248344?s=20
você pode gostar também