Visando a fortificação do elenco, e a manutenção de Abel Ferreira no cargo, o Palmeiras foi às compras. Nesta terça-feira (14), o atual campeão da Libertadores anunciou a contratação de Eduard Atuesta. A aquisição custou cerca de 3,7 milhões de dólares, por 70% dos direitos econômicos.
O colombiano, de 24 anos, atuava no Los Angeles FC, clube integrante da Major League Soccer (MLS), o campeonato estadunidense de futebol. Seu nome já ventilava nos corredores da Academia de Futebol desde o início de 2021. No entanto, somente no fim do ano, enfim, foi comprado, com o aval da comissão técnica.
As características de Atuesta
Pelo Los Angeles, o jogador teve bons números. Em quatro temporadas – chegou em 2018 -, tornou-se o segundo maior garçom da história do clube, e o terceiro em vários quesitos: mais partidas (96); jogos como titular (84); minutos jogados (7.593) e finalizações a gol (137).
Na temporada 2021, em 24 jogos, segundos dados do Sofascore, o meia tocou, em média, por partida, 90 vezes na bola, pela MLS. Tal número destaca a procura pelo atleta durante as partidas. No entanto, ele está longe de ser um jogador restrito a uma única função.
Como demonstrado pelo mapa de calor, Atuesta predomina nas bolas paradas, principalmente nas cobranças de escanteio. Além dos mais, ocupa uma extensa área do campo, ajudando a construir, a partir de trás, participando de jogadas mais ofensivas. A propósito, seu protagonismo defensivo não o impede de finalizar, possuindo média de 1.8 por partida
Ligando os dois setores, desempenha, também o papel de volante organizador. Com facilidade, rompe as linhas verticalmente, graças a sua boa visão de jogo. Da mesma forma, destaca-se em passes na diagonal longa e na “janela”, encontrando, facilmente, espaços.
Veja mais nessa análise do Pedro Torres.
[PLAYER ANALISE⚽🎬🇨🇴]
Eduard Atuesta (24 anos) é um volante que atua na MLS, nascido na Colômbia o atleta é um dos bons nomes da equipe de LAFC e já despertou interesse de alguns clubes pelo mundo. Decidi trazer uma análise de alguns indicadores apresentados pelo volante. pic.twitter.com/P3XHcpRF4t— Pedro Torres (@pdtorres_) July 26, 2021
“Joga de terno”, relata ex-companheiro de time
Em entrevista ao site da ESPN, Danilo Silva, que atuou com Atuesta no LA FC, relata:
Atuesta tem um passe muito bom, uma colocação e uma visão de campo muito boas, além de uma percepção de jogo interessante. Ele é um cara que falo que joga de terno e faz o time andar.
O elogios do brasileiro, que já jogou pelo Internacional e São Paulo, não pararam por aí:
Na MLS, ele atuava mais como um segundo volante do que como meia e ajudava muito na marcação. Tem uma força grande e consegue fazer o box-to-box, joga o campo inteiro e chega para dar bons passes e deixar o pessoal na cara do gol.
Assim sendo, resta, aos palmeirenses, aguardar para vê-lo em campo. Logo no inicio da temporada 2022, o Alviverde disputa o Mundial de Clubes, contando com o apoio do colombiano.