O Cruzeiro anunciou na manhã desta terça-feira (29) que chegou a um acordo para encerrar a passagem do técnico Pepa e sua comissão pela equipe celeste. A avaliação da diretoria era que o trabalho passava por grande instabilidade e agora a equipe está no mercado em busca de um novo treinador. Além de Pepa deixam o clube todos os integrantes da sua comissão técnica composta por Samuel Correia, Pedro Oliveira, Pedro Azevedo e Hugo Silva.
A gota d’agua para a diretoria de futebol parece ter ocorrido após a péssima atuação do Cruzeiro diante do Grêmio na Arena no último domingo (27), a equipe celeste sofreu uma derrota por três a zero mas o nível de atuação apresentado desenhava um cenário onde o tricolor gaúcho poderia facilmente ter aplicado uma goleada no Cruzeiro. A impressão deixada na exibição do fim de semana era de que o time estava entregue e Pepa não teria mais forças para mudar a situação.
Em 12º lugar com 25 pontos, o Cruzeiro tem apenas 2 vitórias nos últimos quinze jogos do Campeonato Brasileiro, sendo ambas por um a zero e em uma delas (São Paulo) o gol foi marcado por um dos jogadores do adversário.
Pepa chegou ao Cruzeiro logo após o Campeonato Mineiro após saída de Paulo Pezzolano, as primeiras impressões do técnico foram positivas com um time que se mostrava organizado e competitivo, porém ao longo do campeonato após perder alguns atletas o nível da equipe caiu mas ainda assim o time apresentava boas atuações e acabava pecando em falhas individuais. Com um elenco mais curto e formado em uma ideia de austeridade financeira, o técnico português se prendeu a peças que enfrentam grande rejeição da torcida e que pouco agregavam ao elenco.
Outro ponto negativo na campanha do Cruzeiro até aqui é a baixa efetividade atuando em casa, foram onze jogos com apenas três vitórias. Alguns tropeços contra clubes que lutam na parte debaixo da tabela colocaram o trabalho de Pepa sob desconfiança, já que a equipe celeste tinha dificuldade em superar defesas mais fechadas.
O técnico da equipe sub-20 Fernando Seabra e Vinícius Rovaris farão o comando dos treinamentos desta terça-feira (29) na Toca da Raposa II. Alguns nomes começar a surgir como Rogério Ceni (sem clube) e também o do português Antônio Oliveira atualmente no Cuiabá, segundo nota do Cruzeiro no Twitter o substituto de Pepa deverá ser anunciado nos próximos dias.