Representada em todas as divisões nacionais do futebol brasileiro, a região Nordeste ganhou destaque e notoriedade no cenário do esporte nacional com o passar dos anos. Além da torcida que se faz presente nas partidas, a formosura dos belos estádios também são motivo de encantamento para os apreciadores do futebol brasileiro.
Atualmente, de acordo com o Travel Sygic, a região Nordeste possui oito estádios: Arena Fonte Nova, Estádio José do Rego Maciel, Estádio Rei Pelé, Estádio Governador Carlos Wilson Campos, Estádio Governador João Castelo, Estádio Alberto Oliveira, Arena das Dunas e Estádio Roberto Santos. Mas entre todos esses, a pergunta é: qual é o maior estádio do Nordeste?
Localizado em Fortaleza, no estado do Ceará, o Estádio Governador João Castelo, tradicionalmente conhecido como Castelão, é o maior estádio do Nordeste, com uma capacidade atual de 63.903 espectadores.
História
No ano de 1968 foi criada a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC), para coordenar os trabalhos de construção do estádio, iniciados por Aderaldo Castelo, que foi governador do Ceará.
A princípio, seu desejo era que o estádio fosse no bairro Alagadiço, localizado na zona oeste de Fortaleza. Porém, as desapropriações que eram necessárias tornaram a ideia inviável.
Foi então que uma área de 25 hectares que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza foi comprada por quatrocentos mil cruzeiros, na época.
Inauguração
No dia 11 de novembro de 1973 a Arena Castelão foi inaugurada pelo Governador César Cals de Oliveira Filho. Na ocasião, cerca de 70 mil pessoas assistiram ao Clássico-Rei, entre Fortaleza e Ceará, que terminou empatado em 0 a 0.
Neste momento, o estádio contava apenas com dois lances de arquibancadas, com a ausência dos setores atrás dos gols.
Reformas
A primeira reforma da Arena Castelão aconteceu no ano de 2002, porém, a mais marcante foi a que se iniciou em 2011, quando o estádio foi escolhido para ser uma das sedes da Copa do Mundo FIFA, que serie realizada no Brasil em 2014. Por meio dessa reforma, o local se tornou uma arena multiúso, moderna e autossustentável.
Além de o campo ser rebaixado e a arquibancada inferior avançar 30 metros, diminuindo a distância entre o público e jogadores para 10 metros, a cobertura que contempla toda a extensão das arquibancadas proporcionou conforto térmico e ventilação adequados ao lugar. Vale destacar que de qualquer ponto do estádio é possível ter uma visão completa do campo.
Reinauguração
A nova Arena foi reinaugurada em 16 de dezembro de 2012, contando com cinemas e restaurantes, um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e uma esplanada com 78.850 metros quadrados substituiu os estacionamentos externos. Além disso, a capacidade do estádio foi ampliada de 60.326 para 63.903.
Qual o maior público do Castelão em 2023?
O recorde de público registrado na temporada aconteceu no jogo de ida da final da Copa do Nordeste, quando o Ceará venceu o Sport por 2 a 1. Na ocasião, 59.838 torcedores acompanharam a partida, superando os 56.425 que prestigiaram o Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza.