América-MG x Santos se enfrentam pela rodada 22 do Campeonato Brasileiro, neste domingo (3), na Arena Independência. Numa rodada com confrontos diretos na ponta de baixo da tabela, o Peixe precisa vencer fora de casa para ter um alívio e se distanciar do Z4.
O Coelho ocupa a última posição da tabela, com singelos 13 pontos, e precisa vencer para poder respirar no Brasileirão – único campeonato que disputa no momento, já que foi eliminado da Conmebol Sul-Americana, pelo Fortaleza, na última quinta-feira (31).
Enquanto isso, o Santos está na 17ª posição com os mesmos 21 pontos do Bahia (16° colocado), que jogará dentro de casa contra o Vasco (18° colocado com 16 pontos), também no domingo.
América-MG
Somente no mês de agosto, o Coelho teve 5 derrotas – entre elas, a eliminação na Copa Sul-Americana -, 2 empates e 1 vitória, retrospecto que pode incentivar um pouco mais o time do Santos.
Em contrapartida, o Santos tem se mostrado um péssimo visitante, com 13% de aproveitamento fora de casa, enquanto o mandante América-MG tem 33% de aproveitamento em Belo Horizonte, segundo o GE Globo. As estatísticas apontam um jogo disputado do início ao fim.
Fabián Bustos, treinador do América-MG, vai para sua sexta partida no comando do time, porém, já com uma eliminação recente na bagagem, que pode trazer instabilidades no emocional da equipe, pós derrota pro Fortaleza. O treinador terá o árduo trabalho de recuperar a confiança do time, para lutarem pela permanência na primeira divisão, visto que foi a única competição que os restou.
Com apenas 13 pontos em 60 possíveis (o Coelho tem um jogo a menos, que foi adiado para o dia 23 deste mês, contra o Vasco), o treinador se agarra na campanha passada do Fortaleza, em 2022, para levar otimismo ao seu trabalho.
“Temos que ir jogo a jogo, fazer o melhor possível. Agora vêm partidas importantes, que precisamos reagir. No ano passado, o Fortaleza terminou o primeiro turno em último, e depois fez um segundo turno com os mesmos jogadores, com o mesmo técnico e terminou em 8° colocado.” – disse Fabián Bustos
No confronto de domingo, destaque para a ausência do G. Mastriani – que vem sendo peça fundamental no ataque do América-MG – e do Wellington Paulista, ambos fora do jogo por ter recebido um cartão vermelho, no jogo contra o São Paulo, domingo (27).
O provável time do América-MG deve ter: Cavichioli; Ricardo Silva, Iago Maidana e Júlio; Rodriguinho, Breno, Méndez, Martinéz e Danilo Avelar; Felipe Azevedo e Varanda.
Santos
O Peixe vem de uma derrota desanimadora fora de casa contra o Atlético-MG, na última rodada, que representa bem qual é a fase do clube e toda sua fragilidade dentro – e fora – de campo. O clube, que nunca foi rebaixado, vai ter que fazer melhor do que fez no primeiro turno, se quiser permanecer na Série A. A diretoria já deu início à recomposição de elenco, trazendo bons nomes para o clube, como o atacante Maxi Silvera e o lateral direito Junior Caiçara, que está treinando normalmente, e já pode ser relacionado para a partida.
Com 2 derrotas e 1 vitória no retrospecto, Diego Aguirre vai para seu quarto jogo à frente do Santos, com a missão de acertar a casa antes que seja tarde. Uma das principais decisões já tomadas pelo treinador, foi pedir para a diretoria segurar o Menino da Vila, Marcos Leonardo, pois será fundamental nessa reta final de Brasileirão. Além disso, o técnico teve conversas com o elenco durante a preparação para o jogo contra o Coelho, onde focou em retomar a confiança individual de seus atletas.
Dentro dos desfalques, há o volante Dodi, e o atacante Lucas Braga. Uma boa notícia, é que as expectativas são altas para essa partida marcar a volta do atacante Soteldo (para os relacionados), que tratava um entorse no tornozelo esquerdo, sofrido no último sábado (26). Pensando nisso, podemos ver o Aguirre vindo com uma formação de 3 zagueiros, e o Jean Lucas mais aberto pela direita, esquema similar ao que foi utilizado contra o Grêmio, no último dia 20.
O provável time do Santos deve ter: João Paulo, Joaquim, Basso, Alex e Dodô; R. Fernandéz, Rincón e Lucas Lima; Jean Lucas, Mendoza e Marcos Leonardo.
Retrospecto América-MG x Santos
América-MG x Santos já se enfrentaram 18 vezes na história. Enquanto o time de São Paulo tem 9 vitórias, o Coelho tem 6 vitórias e em 3 vezes eles ficaram somente no empate. Entretanto, O Peixe não vence esse duelo sendo visitante desde 2011, situação em que ambos os times também lutavam para sair da zona de rebaixamento.
Onde assistir América-MG x Santos
A partida entre América-MG x Santos contará com a transmissão do Premiere.
Ficha técnica
- América-MG x Santos
- Competição: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Estádio: Arena Independência (Belo Horizonte)
- Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
- Assistente 1: Leone Carvalho Rocha
- Assistente 2: Michael Stanislau
- Quarto Árbitro: Wanderson Alves de Sousa
- Árbitro VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga