O Ceará vai pra um novo recomeço na Série B, neste sábado (2), contra o Criciúma, no Castelão. Com o novo treinador, Vágner Mancini, o Vovô ainda tenta respirar na briga pelo G4 e tem um confronto direto nessa luta. No 11º lugar, com 35 pontos, o Ceará está há nove pontos do Criciúma, que tem 44 pontos, e é o quarto colocado.
Ceará
O Ceará vai, talvez, pra sua última chance de se manter na disputa pelo acesso à Série A. Depois de tantas chances perdidas pra se aproximar do G4, o jogo deste domingo, com a estreia de Vágner Mancini, parece ser bastante decisivo pra continuação da temporada Alvinegra. Se vencer, a distância cai pra, no máximo, sete pontos, com 12 jogos restantes. Se perder ou empatar, o G4 seguirá há três rodadas perfeitas e as chances de acesso vão chegar a quase nenhuma. Sem vencer há três jogos, o empate contra o Tombense, por 2×2, fora de casa, derrubou Guto Ferreira.
Pra sua primeira partida, Mancini deve ter desfalques importantes. Richardson tomou o terceiro cartão amarelo na última partida e está suspenso. Além do volante, Saulo Mineiro e Willian Formiga estão machucados e foram descartados por Mancini na entrevista coletiva. Chay e Nicolas foram liberados pelo departamento médico e podem voltar ao time. Paulo Victor, que cumpriu suspensão na última rodada, deve voltar ao time titular. Sem muito tempo de treino, a estrutura montada por Guto deve ser mantida, à princípio.
O provável time do Ceará deve ter: Bruno Ferreira, Warley, Luiz Otávio, David Ricardo, Paulo Victor; Willian Maranhão, Zé Ricardo, Jean Carlos, Chrystian Barletta; Erick e Guilherme Bissoli.
Criciúma
Em altos e baixos nas últimas cinco rodadas, o Criciúma de Carlos Tencati tenta estabelecer uma regularidade pra não sair do G4. Nas últimas três partidas que fez em casa, foram três vitórias, inclusive contra o Vila Nova, na última rodada. Porém, nos últimos três jogos fora de Criciúma, o time só ganhou um ponto, no empate contra o Tombense, por 2×2. Vencer o Ceará, fora de casa, manteria o time na zona de acesso pra Série A e seria muito importante pra embalar em uma sequência que ainda tem Sport, Mirassol, Atlético-GO, Juventude e Vitórias, todos na parte de cima da tabela.
Rodrigo é o único suspenso e desfalque no miolo da zaga. Ryan deve entrar em seu lugar. Rômulo tem problemas musculares e pode ser poupado, mas viajou com o elenco. No ataque, Felipe Vizeu e Marquinhos Gabriel brigam por uma posição, dependendo de como Tencati pretende atacar. O centroavante, inclusive, teve passagem sem sucesso pelo Ceará e é um candidato à lei do ex.
O provável time do Criciúma deve ter: Gustavo; Claudinho, Walisson Maia, Rayan, Marcelo Hermes; Léo Costa , Arilson, Fellipe Mateus; Fabinho, Felipe Vizeu (Marquinhos Gabriel) e Eder.
Retrospecto Ceará x Criciúma
Em 22 jogos no histórico entre os dois, o Ceará leva vantagem. São nove vitórias Alvinegras, sete Tricolores e seis empates. O último confronto entre os dois foi no primeiro turno da Série B deste ano e o Ceará venceu por 2×1, no Heriberto Hulse. O último jogo entre os dois, na capital cearense, aconteceu na Série B de 2017 e o Ceará venceu por 3×1. O Ceará ostenta ainda uma invencibilidade de cinco jogos contra o time carvoeiro e a última derrota foi em 2015.
Onde assistir Ceará x Criciúma
A partida vai ter transmissão do Premiere e da Band.
Ficha técnica
- Ceará x Criciúma
- Competição: 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Estádio: Arena Castelão (Fortaleza)
- Horário: 17h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Jose Mendonca da Silva Junior
- Assistente 1: Barbara Roberta da Costa Loiola
- Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer
- Quarto Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho
- Árbitro VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral