O Brighton recebeu o Newcastle no Amex Stadium, e o atacante Ferguson mostrou o caminho do gol fazendo um hat-trick, levando as gaivotas à vitória por 3 a 1. A partida foi válida pela quarta rodada da Premier League 23/24. Os Magpies entram em crise, enquanto o Brighton retoma sua boa temporada e sobe na tabela.
O Brighton dominou a partida, enquanto os Magpies se mostraram apáticos em campo, com uma defesa vulnerável e um meio campo pouco criativo. Com poucas chances criadas, apenas nos acréscimos finais o Newcastle diminuiu com Callum Wilson.
Arsenal x Manchester United: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida
Primeiro Tempo
O Newcastle iniciou levando perigo ao gol do Brighton, uma aos dois minutos com Isak. Em erro de passe de Estupinan na linha de fundo, Tomai recupera e encontra o camisa 14 na marca da cal, mas finaliza sem sucesso.
As gaivotas também tiveram a chance de abrir o placar após falha de Trippier. O capitão dos Magpies, tocou errado entregando de graça a bola para o ataque do Brighton, que não concluiu a finalização.
O Brighton traçou a rota do gol pela lateral esquerda, com Mitoma. Por diversas vezes levaram perigo ao goleiro alvinegro. Como a jogada se repetia, aos 26 minutos, o goleiro Pope se adiantou, porém tocou errado entregando a bola nos pés de Estupinan.
O equatoriano, com rapidez, avançou e tocou para Mitoma, que finalizou e Pope defendeu com o pé esquerdo. No primeiro rebote, Gilmour chuta forte de fora da área e novamente Pope permite o rebote. Livre e de frente para o gol, Ferguson de primeira balançou as redes no primeiro tempo. Newcastle em seguida tentou chegar com perigo, mas não demonstrou força para recuperar o resultado.
Segundo Tempo
A segunda etapa manteve o mesmo ritmo que a primeira. O Newcastle demonstrou apático em campo, enquanto o Brigona dominava a partida.
Diferente dos últimos jogos, o treinador Howe adiantou as substituições ainda nos 15 minutos após o início do segundo tempo. Entretanto, a entrada de Callum Willson e Harvey Barnes não surtiu efeito positivo.
Aos 64 minutos, Brigona novamente chega com Fergunson, que inspirado bate de fora da área, e o goleiro Pope se estica mas não alcança bola que acertou bem no ângulo.
Cinco minutos depois, Fergunson alcança seu hat-trick. Na jogada, o japonês Mitoma, recebe a bola no meio do campo, ultrapassa os marcadores e toca para o camisa 28, ainda fora da área, jogador finaliza fazendo 3 a 0 contra o Newcastle.
Já nos acréscimos, o Newcastle passa a fazer lançamentos longos, e uma jogada, Wilson recebe, domina e chuta para o gol, diminuindo a diferença no placar. Mesmo com o gol, os Magpies sofreram com a pressão do Brighton até o apito final.
Melhor da Partida: Ferguson
O homem da partida, sem muitas dúvidas foi Evan Ferguson, e chega em segundo na artilharia da Premier League, ficando apenas com dois gols a menos que Erling Haaland. Além dos números individuais, Ferguson ajuda a colocar a equipe do Brighton na artilharia, com 12 gols ao todo.
Próximos compromissos
A próxima rodada da Premier League se inicia no próximo sábado (16). Brighton viaja para encontrar com o Manchester United, o início da partida está marcada para às 11h (horário de Brasília). No domingo (17), encerrando as última partidas, o Newcastle entra em campo contra o Brentford, às 12h30 (horário de Brasília).