Santos anuncia Alfredo Morelos para compor o time titular nesse segundo semestre

Alfredo Morelos, colombiano de 27 anos, chega com a responsabilidade de salvar o Peixe do seu primeiro rebaixamento da história do clube

A nova contratação do Santos, Alfredo Morelos, chega ao clube depois de 6 anos de carreira no futebol escocês. O jogador colombiano tem 27 anos e chega com muita moral para reforçar o plantel do Peixe nessa briga para escapar do rebaixamento.

Morelos foi revelado pelo Independiente Medellín, da Colômbia, em 2014, e era considerada uma das joias do futebol sul-americano. Não demorou muito para ele ser emprestado – e mais tarde, comprado – para o futebol da Finlândia, por onde foi vitorioso, dando a visibiladade para ele ser contratado pelo Rangers, da Escócia, por bastante dinheiro.

Sua passagem pelo Rangers teve início em 2017 e só se encerrou esse ano, ou seja, foram longos 6 anos em que o jogador fez história pelo clube escocês. O valor dele de mercado sextuplicou após sua passagem por lá.

O colombiano chega ao Peixe de graça (até porque a janela já se fechou), com um contrato válido até 31 de agosto de 2025. O anúncio foi feito nas redes sociais do clube, na última segunda-feira (04).

Características do jogador

Santos
Morelos pelo Rangers (ESC) – Foto: FICHAJES SEVILLA FC

Um dia após a decepcionante derrota contra o (ex) lanterna do Campeonato Brasileiro, América-MG, o Santos anuncia uma excelente contratação, que com toda certeza tem potencial para mudar o rumo do time na temporada.

Originalmente, o Morelos é um centroavante, daqueles acostumados a fazer muito gols, mas que também não deixa a desejar nas assistências. O jogador é acostumado a ser o último homem de ataque, aquele jogador que ocupa a última linha num esquema 4-2-3-1, bem centralizado, apesar de gostar de trabalhar pelo lado direito do campo, em algumas situações.

Sua maior qualidade talvez seja a inteligência. Tem uma capacidade extraordinária de enxergar e atacar espaços não ocupados pelos adversários, sempre se projetando a frente deles. É um atacante que está sempre preparado para receber a bola e converter em gol, visto a sua boa capacidade de finalização. Além disso, tem bastante recurso técnico, até mesmo por isso cria bastante passes para chances de gol.

Modéstia a parte, é mais um “camisa 9” que chega para aumentar a lista de peso dos centroavantes atuando no Brasil. Morelos se junta a nomes como Luis Suaréz, Hulk, Gabigol, Tiquinho Soares e companhia.

Estatísticas do jogador

Santos
Alfredo Morelos pela Seleção Colombiana – Foto: Reprodução/ Site La Razon

Na sua última temporada antes de vir para o Peixe, ele fez 12 gols e distribuiu 7 assistências, além de uma média de 3 finalizações por jogo, tudo isso em 45 jogos.

Pelo Rangers, o jogador teve, em 269 jogos, 125 gols e 32 assistências ao longo dos 6 anos de clube. É o terceiro maior artilheiro da Liga Europa.

Possui também 1 gol pela Seleção Colombiana, na Copa América 2021.

Em toda sua carreira, o jogador tem 175 gols e 71 assistências (totalizando 246 participações em gol), em um total de 354 partidas.

Além disso, tem uma média alta de faltas, sendo 2 por jogo, consequentemente, uma média alta de cartões. Isso se dá ao fato de, principalmente, a agressividade – não pejorativamente – e explosão dele na hora de marcar em pressão alta a saída de bola adversária.

Dupla com o Marcos Leonardo

Marcos Leonardo, possível dupla ou concorrente de Alfredo Morelos – Foto: Santos FC

Apesar de não ser o mais comum, Alfredo já foi utilizado em esquemas com dois atacantes, como por exemplo o 4-4-2, e até que saiu bem. Ou seja, é possível que o Diego Aguirre, técnico do Santos, estude a possibilidade de usá-lo ao lado do menino Marcos Leonardo.

Seria uma ótima opção usar os dois juntos, optando por dar mais liberdade ao Morelos, visto que sai mais da área do que o Marcos Leonardo, e tem uma incrível capacidade de pivô – apesar da altura, de 1,77, que é relativamente ‘baixa’. Pode ser interessante combinar essa saída da área que o colombiano realiza, com o movimento de facão – corrida realizada em diagonal pelo jogador, para que receba a bola livremente, a frente do marcador – que o brasileiro gosta de fazer.

Entretanto, isso não quer dizer que será um trabalho fácil pro Aguirre reunir esse dois goleadores na equipe, porém, na situação em que o Santos se encontra, os dois atletas podem ser cruciais para a equipe. Os dois terão, ainda, que se entender no ataque do Peixão, já que ambos são especialistas em fazer gols. Porém, o Morelos tem uma capacidade maior de organizar jogadas e sair da área, do que o Marcos Leonardo.

você pode gostar também