Morumbi irá se tornar o maior estádio do Brasil?

Reforma prevê aumento de capacidade da arena para até 80 mil lugares

O São Paulo e sua diretoria planejam reformas em seu estádio a anos. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo ou Morumbi, como é conhecido popularmente, possui capacidade para 66.795 pessoas, o que o torna o maior estádio do estado de São Paulo. A previsão é que a arena comporte até 80 mil torcedores e, caso se confirme, o Morumbi se tornará o maior estádio do Brasil superando o Maracanã, que atualmente acomoda um pouco mais de 78 mil torcedores.

Morumbi lotado na classificação tricolor sobre o Corinthians na Copa do Brasil. Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Motivo

A reforma com o objetivo de aumento de capacidade e melhora na infraestrutura possui dois motivos principais:

O primeiro é obvio, comportar mais torcedores do clube. Na temporada 2023, o São Paulo possui média de público de 43.658 pessoas, a maior e melhor da história do clube, segundo o site da própria equipe. Além disso, o número de sócios torcedores do clube recebeu um aumento estratosférico nos últimos meses, de 35 mil para 60 mil assinantes. Isto ocorreu por conta principalmente por conta das contratações bombásticas de James Rodríguez e Lucas Moura e trouxe consigo maior procura por ingressos nas partidas do Tricolor no Morumbi.

Projeção do Morumbi após a reforma. Foto: Reprodução.

O segundo motivo surge como outra forma de fonte de renda para o clube. O aumento na capacidade faz com que shows e eventos de maiores proporções possam ser realizados no estádio. O estádio do Soberano sempre foi palco para grandes artistas e uma ampliação irá potencializar sua capacidade de realizar espetáculos.

Show da banda Metallica lotou o Morumbi em 2022. Foto: Igor Amorim/Saopaulofc.net

Siga o Na Beira do Campo no twitter:

Histórico

O Morumbi já passou por diversas grandes e pequenas reformas. Como mais relevantes, além de sua construção, que teve início em 1953, podemos citar as obras realizadas entre 1994 e 1996, onde houve uma redução de capacidade por motivos de segurança e em 2012, onde no momento que o projeto foi realizado, havia expectativa que o estádio fosse escolhido como um dos palcos da copa do Mundo de 2014. Esta segunda reforma foi com o objetivo de modernização e foi chamado de Projeto “Morumbi Século XXI”.

Morumbi em obras antes de sua inauguração. Foto: Agência Estado

Veja também: Qual é o estádio mais famoso do Brasil?

você pode gostar também