Barcelona x Royal Antwerp acontece nesta terça-feira (19), às 16h (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo H da Liga dos Campeões, a maior competição europeia de clubes. A partida acontece no Estádio Olímpico Lluis Company, o “novo” estádio temporário do Barcelona, visto que o Camp Nou segue em reforma, com previsão de volta apenas para o final do ano de 2024, aproximadamente em novembro. Na última temporada, o Barcelona terminou a fase de grupos da Champions em 3º lugar, atrás do Bayern e da Inter de Milão, atual vice-campeã.
O mandante desta partida, o Barcelona, vem de uma ótima sequência no Campeonato Espanhol, com quatro vitórias seguidas. A última delas, na goleada em casa, no último domingo (16), contra o Real Betis por 5 a 0. Depois de um início conturbado em LaLiga, com um empate em 0 a 0 na primeira rodada contra o Getafe, o atual campeão espanhol parece ter encontrado o seu rumo em defesa do título. Resta saber se fará diferente dos últimos anos na Champions League.
Enquanto o Barcelona parece ter encontrado o seu rumo no campeonato, o Royal Antwerp, atual campeão belga, ainda não engrenou na temporada e ocupa a 5ª colocação do Campeonato Belga com 11 pontos. Com o emocionante título nacional na última temporada, conquistado aos 94 minutos, o Royal Antwerp já chega na Champions League fazendo história. Importante ressaltar que a equipe comandada por Mark van Bommel, ex-jogador do Barcelona, vem dos Playoffs, onde eliminou o AEK Athens, vencendo os dois jogos.
Barcelona
A equipe do Barcelona chega na Champions League 23/24 para fazer diferente das últimas temporadas, dessa vez, mesmo que ainda com dificuldades financeiras, possui mais organização, elenco, e confiança, não à toa, conquistou o Campeonato Espanhol na última temporada de forma soberana. A equipe blaugrana, ao que tudo indica, não terá grandes dificuldades para avançar de fase. Com um caminho mais “tranquilo” pela frente, o Barcelona têm em seu grupo o Royal Antwerp, adversário da vez, Porto, de Portugal, e o Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Sendo assim, devido a “facilidade” do grupo, é uma obrigação do Barcelona avançar para as oitavas.
Para o jogo entre Barcelona x Royal Antwerp, o treinador Xavi Hernández ainda não terá todos os seus jogadores à disposição, isso porque o meia Pedri e o zagueiro Ronald Araújo ainda estão afastados por lesão. No entanto, o treinador espanhol ganha a volta de Gündoğan, que ficou fora do último jogo contra o Betis, na qual estava se recuperando de uma lesão sofrida na Data FIFA.
Provável formação Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Cancelo, Kounde, Christensen, Balde; Gündoğan, De Jong, Gavi; Raphinha, Lewandowski, Felix
Royal Antwerp
De volta a Champions League depois de 65 anos, a equipe belga chega para a sua segunda participação na história da competição. Depois do título nacional na última temporada, o Royal Antwerp conquistou uma vaga para os Playoffs da Liga dos Campeões, onde conseguiu passar do AEK Athens, vencendo dentro e fora de casa, conquistando assim, a vaga na fase de grupos da maior competição europeia de clubes. No campeonato nacional, o Royal Antwerp ocupa a 5ª colocação, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Para a estreia na Champions League, no jogo entre Barcelona x Royal Antwerp, o treinador holandês Marc van Bommel terá todos os seus jogadores à disposição.
Provável formação Royal Antwerp (4-3-3): Butez; Bataille, Van den Bosch, Coulibaly, De Laet; Keita, Ekkelenkamp, Vermeeren; Balikwisha, Janssen, Muja
Retrospecto Barcelona x Royal Antwerp
Na história deste confronto entre Barcelona x Royal Antwerp são apenas dois jogos em 1965/66, na antiga Taça das Cidades com Feira. Na ocasião, o Barcelona venceu o seu jogo em casa por 2 a 0, mas perdeu fora por 2 a 1.
Onde assistir Barcelona x Royal Antwerp
A partida entre Barcelona x Royal Antwerp será transmitida exclusivamente pela HBO Max.
Ficha técnica
- Barcelona x Royal Antwerp
- Competição: Champions League 23-24 (1ª rodada)
- Estádio: Estádio Olímpico, em Barcelona (ESP)
- Horário: 16:00 (Horário de Brasília)
- Árbitro: Radu Marián
Timezones Barcelona x Royal Antwerp – Foto: Divulgação/Barcelona