Neste domingo (24), às 16h (horário de Brasília), São Paulo e Flamengo decidem o título da Copa do Brasil de 2023. No Morumbi, o Tricolor terá a chance de levantar uma taça inédita na história do clube diante da sua torcida e o resultado do jogo da última semana no Maracanã, com certeza, traz ainda mais esperança para o torcedor São-Paulino
No último domingo (17), as equipes se enfrentaram no Rio de Janeiro e Jonathan Calleri foi a expressão máxima da diferença entre as equipes no duelo ao marcar o único gol do jogo nos acréscimos do primeiro tempo. Depois de um primeiro tempo de amplo domínio dos visitantes, sob algumas vaias da torcida, o Flamengo cresceu no segundo tempo, mas, efetivamente, produziu pouco para conseguir, ao menos, arrancar o empate.
Assim, enquanto o São Paulo tem a vantagem do empate, o Flamengo precisa vencer a qualquer custo. Uma vitória Rubro-Negra por um gol de diferença leva a decisão para as penalidades. Qualquer vitória do Tricolor confirma o título para os paulistas enquanto qualquer placar com mais de um gol de diferença em favor dos cariocas garante o pentacampeonato da Copa do Brasil para o Mengão.
São Paulo
Com um time totalmente alternativo, o São Paulo acabou derrotado pelo Fortaleza no último compromisso antes da grande decisão. No entanto, a derrota deve servir como um combustível ainda maior já que, cada vez mais, a conquista da Copa do Brasil parece ser a passagem do Tricolor para a Libertadores de 2024. Além disso, grande parte do time titular para o jogo de domingo, que deve ser o mesmo escalado por Dorival Junior para o duelo do Maracanã, estará descansado.
Para relembrar, os únicos desfalques do São Paulo são jogadores que sustentam lesões, em sua maioria, de longo prazo de recuperação: Galoppo (cirurgia no joelho esquerdo), Igor Vinícius (transição após cirurgia no púbis), Erison (estiramento na coxa esquerda), Marcos Paulo (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Patryck (trauma no tornozelo direito).
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia e Alisson; Wellington Rato, Lucas Moura e Rodrigo Nestor (Luciano); Calleri.
Flamengo
O Flamengo chega para mais uma decisão na temporada afundado em uma crise profunda que vai além das quatro linhas do campo. Porém, nos últimos anos, o Fla demonstrou que sabe vencer e como simboliza São Judas Tadeu, aquele que intercede pelo clube carioca em todos os momentos: nada é impossível.
Para o jogo contra o São Paulo, Jorge Sampaoli contará com os retornos de Arrascaeta e Luiz Araújo, que se recuperaram em tempo recorde de suas lesões para, ao menos, aparecerem como opção para o treinador argentino. Além disso, voltam à disposição do técnico Erick Pulgar e Léo Pereira que, com incômodos, foram poupados da partida do meio de semana contra o Goiás. Com os retornos, existem dúvidas quanto ao possível titular, mas a base que vem sido utilizada deve ser mantida para a decisão.
Provável escalação do Flamengo: Matheus Cunha (Rossi); Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Victor Hugo, Gerson e Arrascaeta (Gabigol); Bruno Henrique e Pedro.
Retrospecto São Paulo x Flamengo
O jogo de ida da Copa do Brasil marcou o 145º jogo entre São Paulo e Flamengo, com o clube paulista estendendo sua vantagem em relação ao time carioca ao chegar a 57ª vitória no confronto. O Fla soma 48 vitórias sobre o Tricolor e outros 40 duelos entre dois dos clubes mais tradicionais do Brasil terminaram empatados.
Onde assistir a São Paulo x Flamengo?
A grande decisão da Copa do Brasil será transmitida pela Globo, ao vivo, na TV aberta, para todo o Brasil. Na TV por assinatura será possível assistir à partida pelo SporTV enquanto o pay-per-view do Premiere e o streaming da Amazon Prime são outras opções para acompanhar o jogo entre São Paulo e Flamengo.
Ficha técnica
Jogo: São Paulo x Flamengo
Data: 24 de setembro de 2023
Competição: Copa do Brasil – Final (jogo de volta)
Local: Morumbi – São Paulo, Brasil
Horário: 16h (horário de Brasília)
Arbitragem de São Paulo x Flamengo
- Árbitro principal: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
- Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
- Assistente 2: Bruno Boschilia (Fifa-PR)
- VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)