O Corinthians anunciou na tarde desta quarta-feira(27), um dia após o empate diante do Fortaleza, por 1 a 1 na Copa Sul-Americana, a demissão do seu treinador, o Vanderlei Luxemburgo. A diretoria de futebol do Corinthians emitiu uma nota oficial através de suas redes sociais.
O Sport Club Corinthians Paulista informa que, a partir desta quarta-feira (27), o técnico Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica não comandam mais a equipe principal masculina de futebol.O clube agradece a todos pelo trabalho e dedicação e deseja sucesso aos profissionais na sequência de suas carreiras.A comissão técnica permanente do Corinthians comandará o treino de hoje.
A gota d’água para a diretoria de futebol parece ter ocorrido após a péssima atuação do Corinthians diante do Grêmio na Neo Química Arena no penúltima segunda-feira (18), a equipe paulista teve um empate por quatro a quatro, mas o nível de atuação apresentado desenhava um cenário onde o alvinegro paulista poderia ter levado mais gols do Grêmio e poderia ter sido derrotado.
Ainda assim, o técnico teve mais 2 oportunidades para mostrar a efetividade de seu trabalho, diante do Botafogo e Fortaleza, a primeira chance foi aproveitada com sucesso, com a vitória por 1 a 0, o Vanderlei Luxemburgo conseguiu manter seu cargo, mas o empate no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Fortaleza, foi o suficiente para ser demitido.
Em 10º lugar com 30 pontos, o Corinthians tem apenas 1 vitória nos últimos seis jogos do Campeonato Brasileiro, a última vitória foi diante do Botafogo, por 1 a 0.
Outro ponto negativo, é que o Corinthians só conseguiu sua primeira vitória, com o Vanderlei Luxemburgo, após sete jogos, o que não agradou os torcedores, principalmente.
Vanderlei Luxemburgo, chegou ao Corinthians no dia 1° de maio, para substituir o técnico Cuca, essa foi a terceira passagem pelo clube e durou quatro meses, suas coletivas de imprensa eram sempre polêmicas e não condizia com o que o time apresentava em campo, antes de ser demitido, alguns torcedores esteve presente no CT Joaquim Grava para contestar a permanência do técnico.
Durante sua terceira passagem, optou por dar chances para jogadores vindo da base, além disso, teve a venda de seu principal jogador, o Róger Guedes, para um time do Qatar. A soma de todos esses fatores, acarretou o fim da passagem pelo Corinthians, foram 38 jogos, com 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas com 48% de aproveitamento.
O principal nome cotado para assumir o comando técnico do Corinthians, é o treinador Tite, ex-técnico da seleção brasileira, é um considerado um ídolo da torcida corinthiana e pode assumir a equipe paulista nos próximos dias, para isso acontecer será preciso vencer a concorrência do Flamengo, que também está interessado na contratação do treinador.