Esse fim de semana reserva um duelo de opostos no Campeonato Brasileiro: o Atlético Mineiro x Coritiba coloca frente a frente um time mineiro em ascensão já olhando e pensando na Copa Libertadores da América diante de um alviverde que apesar da vitória no clássico, segue enterrado na zona de rebaixamento. A partida está marcada para esse domingo às 18:30 na Arena MRV.
Atlético Mineiro
Cinco jogos seguidos sem perder, a segunda defesa menos vazada da competição (apenas 19 gols sofridos até aqui, só a defesa do Botafogo sofreu menos gols, 16) e invencibilidade desde a inauguração da nova casa, a Arena MRV. Tais fatos aqui citados catapultaram o Atlético de um momento inconstante sob o comando de Luiz Felipe Scolari (o “Felipão”) para um sólido 7º lugar no Brasileirão. Assim sendo, a equipe que já se preocupou levemente com o perigo da zona de rebaixamento, começa a olhar para o alto, para a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América: até o momento, o Galo tem 40 pontos e está apenas um ponto atrás do Fluminense, primeiro clube dentro da zona de classificação para o maior torneio continental da América do Sul.
Com o momento positivo, Felipão terá duas voltas importantes para seu elenco: após período afastados por lesão, Igor Rabello e Otávio estarão disponível e são opções para o treinador. Outro fator que motiva o Atlético Mineiro na partida é a proximidade do gol 100 de Hulk com a camisa do clube alvinegro (atualmente o experiente atacante tem 38 gols com o manto).
Assim sendo o provável time do Atlético para o confronto é: Everson, Mariano, Maurício Lemos e Jemerson, Arana; Battaglia e Otávio; Pedrinho (Igor Gomes), Pavón, Paulinho e Hulk.
Coritiba
A temporada do Coxa deixa (e muito) a desejar no todo: eliminação precoce no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil, processo demorado de implementação de SAF, demora quanto a reforços e quanto ao comando técnico atrapalharam uma temporada que poderia ser promissora para o clube do Alto da Glória. No entanto pese a péssima fase no Campeonato Brasileiro (são apenas 17 pontos ganhos, um dos piores ataques da competição e a pior defesa com incríveis 53 gols sofridos). Apesar disso um pequeno prelúdio positivo foi dado a torcida alviverde na última rodada, já que o Coritiba bateu seu maior rival no clássico local (2 a 0) de forma imponente e ganhou um gás para esse duro confronto fora de casa.
Todavia apesar do prelúdio, o Verdão paranaense terá que reverter a péssima campanha como visitante no Brasileirão: o Coritiba venceu apenas um jogo e obteve dez derrotas em partidas longe do Couto Pereira (além de ter tido dois empates) e tem o incômodo tabu de nove anos sem bater o Atlético jogando em Belo Horizonte (a última vitória verde foi em 2014 quando bateu o Galo por 2 a 1).
Para a partida na Arena MRV, o Coxa terá a baixa de Thiago Dombroski que torceu o joelho e precisará passar por cirurgia. Por outro lado Bruno Gomes está recuperado de lesão no tornozelo. Assim sendo o provável time alviverde é: Gabriel; Natanael, Henrique, Kuscevic e Victor Luis; Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebastián Gómez; Robson, Slimani e Diogo Oliveira.
Retrospecto Atlético Mineiro x Coritiba
Ao longo de 48 jogos no histórico do confronto, o Galo leva larga vantagem: são 30 vitórias alvinegras contra 12 paranaenses (além de seis empates). Em jogos disputados em Minas Gerais, a vantagem dos mineiros é ainda maior, já que venceram incríveis 21 partidas contra apenas dois triunfos dos paranaenses.
Ficha Técnica
- Partida: Atlético Mineiro x Coritiba
- Competição: Campeonato Brasileiro
- Estádio: Arena MRV, Belo Horizonte-MG
- Horário: 18:30 (horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
- VAR: Daniel Nobre Bins