Fortaleza vira contra o América e entra no G6

Tricolor reverteu uma desvantagem de 2x0 contra o América pra entrar na zona de classificação pra Libertadores

O Fortaleza brincou com o perigo contra o América-MG, na noite deste domingo (8), no Castelão, mas conseguiu três pontos importantes na briga pela classificação para a próxima Libertadores. Depois de Gonzalo Mastriani marcar duas vezes pro Coelho, Juan Martin Lucero, ainda no primeiro tempo, e Imanol Machuca e Bruno Pacheco, já na etapa final, viraram e deram a vitória pro Leão, pela 26ª rodada do Brasileirão. Com a combinação de resultados, o Fortaleza pulou por sexto lugar, com 42 pontos. O América-MG caiu pra lanterna do campeonato, com 18 pontos, e segue sem vencer como visitante.

Primeiro tempo

Mastriani marcou duas vezes no primeiro tempo, mas não foi o suficiente pra vitória mineira. Foto: Leonardo Alves/Pera Photo

 

Precisando da vitória pra tentar ficar mais perto de sair da zona de rebaixamento e aproveitando um ritmo lento no início do jogo do Fortaleza, o América-MG surpreendeu no Castelão. A primeira chegada do time mineiro foi aos oito minutos, com Danilo Avelar subindo mais alto que a defesa adversária na segunda trave pra cabecear pra fora, após o escanteio. Aos 11, Everaldo fez boa jogada pela direita e a bola chegou pra Cazares, que finalizou forte da entrada da área, mas a bola subiu demais.

Aos 12, Cazares tabelou com Juninho e, já dentro da área, só não abriu o placar, porque o chute desviou no braço de Brítez. Com a ajuda do VAR, o árbitro Bruno Arleu marcou o pênalti e Mastriani deslocou João Ricardo pra botar o Coelho na frente. Aos 20 minutos, o Fortaleza acordou. Guilherme bateu falta de longe e a bola passou muito perto do gol de Aguerre. Apesar do susto, o América-MG chegou ao segundo gol aos 22 minutos. Maidana lançou pra Mastriani, que tocou pra Juninho e o capitão achou Everaldo em profundidade. O atacante cortou pro meio e devolveu pra Mastriani, que dominou com a perna esquerda e bateu no ângulo de João Ricardo.

A reação Tricolor começou ainda no primeiro tempo. Zé Welison se aventurou pelo lado direito e recebeu de Tinga. O volante cruzou na cabeça de Lucero, que finalizou como manda o figurino e não deu chances pra Aguerre. O América-MG quase voltou a abrir uma vantagem confortável aos 31, quando Cazares deu bom passe pra Everaldo, mas o chute cruzado do atacante passou na frente do gol de João Ricardo.

Segundo tempo

Machuca entrou e mudou o jogo a favor do Fortaleza. Foto: Matheus Lotif/Fortaleza

 

O segundo tempo começou com o Fortaleza mais ativo no ataque. Logo aos cinco minutos, Thiago Galhardo marcou após escanteio, pegando rebote na cabeçada de Titi no travessão, mas o zagueiro estava impedido e o lance foi anulado. Não demorou pro gol de empate realmente sair. Aos 10 minutos, Tinga lançou pro campo de ataque, mas a defesa americana afastou mal, nos pés de Galhardo. O atacante ganhou espaço, pelo lado direito da área e cruzou pro meio. A bola cruzou a área de Aguerre e encontrou Machuca, na segunda trave, livre, pra deixar tudo igual.

O Fortaleza continuou no ataque e, aos 22, virou. Caio Alexandre fez boa jogada com Bruno Pacheco pelo lado esquerdo até a bola chegar em Thiago Galhardo. O atacante só escorou pra Bruno, que em velocidade, encheu o pé pra vencer Aguerre. O Leão ainda tentou chegar ao quarto gol, aos 28, mas a cabeçada de Silvio Romero foi pelo lado de fora da rede, depois do lançamento de Caio Alexandre. Adyson arriscou chute de fora da área, aos 34, mas a bola chegou tranquila a João Ricardo.

Aos 35, Romero deu ótimo passe pra Galhardo, mas o atacante finalizou pro cima, com a perna esquerda. A última boa chance foi de Calebe, aos 45 minutos, que cobrou uma falta do lado direto da área de forma direta, tentando surpreender Aguerre, mas o goleiro estava bem posicionado.

Melhor da partida

Bruno Pacheco, Caio Alexandre, Imanol Machuca, todos contribuíram bastante pra primeira virada do Fortaleza no Campeonato Brasileiro, mas Thiago Galhardo foi o fator principal pra vitória Tricolor. O atacante entrou após o intervalo e mudou o jogo, dando duas assistências pros gols da virada.

Próximos compromissos de Fortaleza e América-MG

As duas equipes vão ter bastante tempo pra recuperar as forças e só entram em campo após a parada pra data FIFA. O Tricolor viaja até o Rio de Janeiro, pra enfrentar o Vasco, enquanto o Coelho volta pra Belo Horizonte pra receber o Botafogo.

 

 

você pode gostar também