Inglaterra x Itália acontece nesta terça-feira (16), em partida válida pela oitava rodada das Eliminatórias UEFA Euro 2024. A partida será no Estádio do Wembley – o segundo maior estádio da Europa, atrás apenas do Camp Nou -, na cidade de Londres, Inglaterra, às 15h45. A Seleção Inglesa vem de um empate contra a Seleção Ucraniana na sua última partida por esse Grupo C, em 1×1, numa partida onde saíram atrás do placar e buscaram o empate. Apesar de terem jogado melhor que a Ucrania, foram bem abaixo do que se espera dessa Seleção.
Enquanto isso, a Seleção Italiana vem de uma goleada aplicada sobre a lantera do grupo, Malta, por 4×0, em uma partida com superioridade absoluta. A partida de logo mais será o embate entre o líder (Inglaterra) e vice líder (Itália) do Grupo C – inclusive os favoritos -, em uma disputa por 3 pontos que podem valer a liderança.
Inglaterra
A Inglaterra vem de duas vitórias em amistosos realizados contra Escócia (3×1) e Austrália (1×0) – onde jogou com o time reserva -, mas, novamente, sem grandes atuações. Já se tratando de Eliminatórias da Eurocopa 2024, a Seleção Inglesa é líder absoluto do Grupo C, com 13 pontos em 5 jogos – 4 vitórias e 1 empate -, tendo marcado 16 gols e sofrido apenas 2 gols, o melhor ataque e melhor defesa desse grupo.
As duas seleções estrearam nessas Eliminatórias se enfrentando no Estádio Diego Armando Maradona (Itália), em um jogo que terminou em 2×1 para a Inglaterra. Apesar do resultado, a Itália estava com muito mais volume de jogo, sendo muito perigosa pelo meio de campo, porém a Seleção Inglesa foi mais efetiva e conseguiu chances mais perigosas e claras de gol, levando a vitória pra casa.
Com sorte, o técnico inglês, Gareth Southgate, terá todos seus jogadores essenciais à disposição, com exceção do Bukayo Saka, que teve que ser retirado da seleção por apresentar problemas físicos. O atacante vinha sendo importante para o Southgate pela ponta-direita da equipe e será uma baixa significativa. Entretanto, a Seleção estará bem servida com seu artilheiro Harry Kane – que tem 5 gols em 5 jogos nessas Eliminatórias Euro 2024 -, Jude Bellingham – a nova promessa do momento e jogador do Real Madrid – e companhia.
A Inglaterra entra em campo com a classificação praticamente garantida, e talvez seja levemente favorita para esse super confronto, pois tem um plantel mais encaixado e numa curva de evolução mais acentuada que a Itália, além do fator mando de campo. Será um confronto espetacular.
O provável time da Seleção Inglesa deve ter: Jordan Pickford; Alexander-Arnold (Walker), Tomori, John Stones (Maguire) e Levi Colwill; Conor Gallagher, Declan Rice e Jude Bellingham (Madisson); Marcus Rashford, Jake Grealish e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.
Here it is: your #ThreeLions squad for October! 👊
— England (@England) October 5, 2023
Itália
A atual campeã da Eurocopa – vencida em cima da Inglaterra -, Itália, vem de duas Inglaterra vem de duas vitórias nas duas últimas rodadas das Eliminatórias da Eurocopa 24, sendo, respectivamente, uma vitória de 2×1 sobre a Ucrânia – placar magro para o amasso que a Itália aplicou, com dois gols do Fratessi, meia da Inter de Milão – e uma goleada de 4×0 em cima da lanterna, Malta, que perdeu todos os jogos que disputou até agora.
A Seleção Italiana conquistou até agora, nesta competição, 10 pontos em 5 jogos – sendo 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota -, que lhe concedeu a segunda colocação do grupo, a frente do terceiro colocado Ucrânia – com os mesmos 10 pontos -, no critério de desempate. A ‘Azzurra’ possui, também, 10 gols marcados e 4 gols sofridos, estatísticas que refletem a Seleção, que tem um jogo bem cadenciado, dando sim espaços para o adversário, e costuma vencer de placares magros. A única derrota dos italianos na competição foi para a Inglaterra na primeira rodada.
O técnico Spalletti terá alguns desfalques de relevância para seu elenco, sendo eles Chiesa – craque da Juventus -, Mattia Zaccagni, Ivan Provedel, Zaniolo, Nicolo Fagioli e Sandro Tonali. Os três primeiros listados estão fora por problemas físicos apresentados, enquantos os três últimos estão sendo investigados por envolvimento em esquema de apostas.
Vale ressaltar que a Itália está empatada em 10 pontos com a Seleção Ucraniana, que enfrentará a lanterna do Grupo C, Malta, fora de casa. Apesar de no critério de desempata a ‘Azzurra’ leva a melhor, porém, um simples empate na partida contra a Inglaterra já pode ser suficiente para prejudicá-los na competição. Só a vitória importa para os italianos, caso queiram classificar para a Eurocopa 2024 sem sustos. Seria um desastre se a atual campeã Itália ficando de fora.
O provável time da Seleção Italiana deve ter: Donnarumma; Darmian, Mancinoi, Bastoni e Dimarco; Locatelli, Barella e Bonaventura; Berardi, Raspadori e Moise Kean. Técnico: Luciano Spalletti.
#Nazionale 🇮🇹
La lista dei 27 convocati del Ct Luciano #Spalletti per le qualificazioni a EURO 2024
🆚🇲🇹 | 🏟 14 ottobre – Bari
🆚🏴 | 🏟 17 ottobre – Londra
▶️ https://t.co/W7hGOh1OTM #Azzurri #EURO2024 #VivoAzzurro pic.twitter.com/3NQB1Lc63d
— Nazionale Italiana ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri) October 6, 2023
Retrospecto Inglaterra x Itália
Inglaterra x Itália aconteceu, oficialmente, um total de 31 vezes em toda história, com vantagem no duelo para a Seleção Italiana, que possui 11 vitórias, contra 9 da Seleção Inglesa. Com a Inglaterra de mandante e ao lado de sua torcida, a Itália levou perigo diversas vezes, inclusive vencendo 4, perdendo 5 e empatando também 4 vezes no histórico do duelo. Além disso, 11 empates marcam o confronto. Na história, a ‘Azzurra’ leva a melhor.
Onde assistir Inglaterra x Itália
A partida entre Inglaterra x Itália terá transmissão ao vivo e oficial da SporTV, UEFA TV e Star+.
Ficha técnica
- Inglaterra x Itália
- Competição: 8ª rodada da fase classificatória da Eliminatórias UEFA Euro 2024
- Estádio: Estádio de Wembley (Inglaterra)
- Horário: 15h45 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Clément Turpin (FRA)
- Assistente 1: Nicolas Danos (FRA)
- Assistente 2: Erwan Finjean (FRA)
- Quarto Árbitro: Ruddy Buquet (FRA)
- Árbitro VAR: Jérôme Brisard (FRA) e Pierre Gaillouste (FRA)