Uruguai x Bolívia acontece nesta terça-feira (21), em partida válida pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. A partida será no Estádio Centenário – onde geralmente a Seleção Uruguaia joga -, na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, às 20h30. A Seleção Uruguaia vem de uma excelente vitória contra a atual campeã do mundo e seleção do Lionel Messi, Argentina, por 2×0, fora de casa, na La Bombonera.
Enquanto isso, a Seleção Boliviana conseguiu uma vitória sobre o Peru – lanterna dessas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, com 4 derrotas e 1 empate – por 2×0, em uma atuação não tão brilhante, mas suficiente para dar uma respirada após sequências de resultados ruins que os colocaram na penúltima colocação da tabela. A partida de logo mais será o embate entre o vice líder (Inglaterra) e vice lanterna (Bolívia) dessas Eliminatórias, com campanhas e atuações totalmente distintas.
Uruguai
O Uruguai vem de duas vitórias consecutivas nessas Eliminatórias, sendo ambas por 2×0, contra fortes adversários, Brasil – no amasso da Seleção Uruguaia sobre a desorganizada e decadente Seleção Brasileira – e Argentina – numa partida bem mais equilibrada e com boas chances da Seleção Argentina, mas com destaques individuais pelo lado do Uruguai que fizeram a diferença -, respectivamente. Essas duas vitórias contribuíram – principalmente sobre a Argentina – para a posição (2°) que o Uruguai se encontra nessas Eliminatórias, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrotas, resultados que lhe concederam essa vice liderança.
A Seleção Uruguaia precisa dos 3 pontos para conseguir ter chances de assumir essa liderança que está nas mãos da Argentina, que vai precisa perder pro Brasil, no Maracanã – também nesta terça-feira (21) -, para ceder a primeira posição para a ‘Celeste’. A diferença é, atualmente, de 2 pontos de diferença, já que a Argentina soma um total de 12 pontos, contra 10 do Uruguai. A vitória é importantíssima para definição de tabela.
Vale ressaltar, que a Seleção Uruguaia faz uma excelente campanha, não só nos resultados – que foram apresentados e já falam por si só -, mas também no futebol jogado. Tem apresentado um futebol bem jogado nas últimas partidas, muito graças a talentos que o país possui e estão em boa fase, como: de la Cruz – que joga uma enormidade e é regente nesse meio de campo -, Valverde – craque do Real Madrid -, Canobbio – que já é figurinha carimbada aqui no Brasil -, Ronaldo Araújo – extremamente versátil como zagueiro e lateral – e Darwin Núñez – craque do Liverpool. Nota-se que a ausência do Luisito Suaréz não tem sido um problema até o momento.
Com sorte, o técnico argentino, Marcelo Bielsa, terá todo seu plantel completo, com seus jogadores favoritos à disposição da partida, incluindo um que acabou de ser citado e voltou a ser convocado: Luis Alberto Suárez – um dos melhores centroavantes, quiçá o melhor, pós nosso ilustre Ronaldo Fenômeno. O Luisito voltou para sua Seleção nesta última convocação e ‘desfalca’ o Grêmio, seu atual clube, nesta Data Fifa. O artilheiro deve começar no banco, mas provável que entre no lugar do Darwin Núñez para somar na equipe em caso de necessidade.
O provável time da Seleção Uruguaia deve ter: Rochet; Ronald Araújo, Giménez, Cáceres e Viña; Ugarte, Frederico Valverde e de la Cruz; Pellistri, Canobbio e Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa.
Bolívia
A Bolívia vinha de quatro derrotas consecutivas nessas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 até a partida contra o Peru, cuja vitória tão longínqua veio, por 2×0, com uma certa superioridade ofensiva e defensiva na partida, mas muito também devido ao fraquíssimo adversário enfrentado, a Seleção Peruana, que faz uma trágica campanha até agora, sendo o lanterna com apenas 1 ponto em 5 jogos. Essa vitória se tratou, inesperadamente, de um ‘confronto’ direto, que foi responsável por estabelecer quem ficaria com a última e penúltima colocação. Com a vitória sobre o lanterna Peru, a ‘La Verde’ atingiu sua primeira vitória e, consequente, seus primeiros 3 pontos.
A Seleção Boliviana precisa dos 3 pontos para conseguir ter chances de chegar até, no máximo, ao 6° lugar (com um bom placar), e torcendo para Equador e Chile empatem num 0x0, somado a uma derrota da Seleção Paraguaia. Ou seja, em relação as combinações de resultado, não há nada que a Bolívia possa fazer, então é melhor focar em arrumar a casa e apresentar um futebol jogado melhor do que apresentou nas últimas rodadas, caso contrário, será muito difícil conseguir a tão sonhada vaga na Copa do Mundo 2026. Caso vença, chegará aos 6 pontos em 6 jogos.
A má notícia para a ‘La Verde’, é que o seu adversário de logo mais, o Uruguai, tem a melhor campanha quando o assunto é marcar gols. A ‘Celeste’ já balançou as redes 10 vezes nesses 5 jogos realizados, enquanto a Bolívia já viu a sua rede sendo balançada 11 vezes nessas mesmas 5 partidas, se tornando a pior defesa dessas Eliminatórias até o momento. A contraposição de momentos, ataques e defesas estará presente nesse confronto.
O técnico brasileiro, Antônio Carlos Zago – que estreou na partida passada, em La Paz contra o Peru -, terá todo seu plantelcompleto, com seus jogadores favoritos à disposição da partida e poderá ir com força máxima por essa vitória mais do que importante, que pode lhe conceder 3 pontos cruciais da na aproximação da zona classificatória – 1° até o 6° colocado da tabela – da Copa do Mundo 2026.
O provável time da Seleção Boliviana deve ter: Viscarra; Quinteros, Sagredo, Haquín e Fernández; Ramiro Vaca, Justiniano e Henry Vaca; Miguel Terceros, Algarañaz e Marcelo Moreno. Técnico: Antônio Carlos Zago.
Retrospecto Uruguai x Bolívia
Uruguai x Bolívia aconteceu, oficialmente, um total de quarente e cinco vezes em toda história, com ampla vantagem no duelo para a Seleção Uruguaia, que possui 30 vitórias, contra apenas 8 da Seleção Boliviana. Além disso, 7 empates marcam o confronto. Na história, a ‘Celeste’ leva a melhor.
Onde assistir Uruguai x Bolívia
A partida entre Uruguai x Bolívia terá transmissão ao vivo e oficial da SporTV 3, na TV Fechada.
Ficha técnica
- Uruguai x Bolívia
- Competição: 6ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026
- Estádio: Estádio Centenário (Uruguai)
- Horário: 20h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Kevin Ortega (PER)
- Assistente 1: Michael Orué (PER)
- Assistente 2: Jesús Martín Sánchez Cabrera (PER)
- Árbitro VAR: Michael Espinoza (PER)