Botafogo x Santos: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

Com objetivos totalmente opostos, os rivais interestaduais medem forças por 3 pontos cruciais para ambos

Botafogo x Santos, acontece neste domingo (26), em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A partida será no Estádio Nilton Santos – o Engenhão -, no Rio de Janeiro capital, às 16h. O Botafogo vem de um mais um tropeço nessa reta final de campeonato, sendo um empate contra o Fortaleza na última rodada, fora de casa, que o fez permanecer na vice liderança do Brasileirão, sem ultrapassar o ‘novo’ líder Palmeiras. Foi mais um ‘vexame’ nessa campanha de segundo turno do Glorioso, que deixou a torcida bem irritada e os adversários – como o Palmeiras e Flamengo – cada vez mais empolgados.

Já o Santos vem de um empate dentro de casa no Clássico San-São, em 0x0, em uma partida bem equilibrada, diga-se de pagassagem. O Peixão recebeu na Vila Belmiro um São Paulo bem desinteressado sobre os 3 pontos – o que não quer dizer que faltou vontade pela vitória, já que clássico é clássico e ninguém quer perder -, visto que não tem mais objetivos a traçar nessa temporada, se ‘contendo’ com o inédito título da Copa do Brasil.

Botafogo

Botafogo x Santos
A torcida, que nunca abonda o clube, terá mais um desafio como 12° jogador do Glorioso. – Foto: Vitor Silva/Botafogo FR

É verdade, sim, que a fase do Botafogo não é das melhores e vem demonstrando ‘pipocadas‘ históricas nesse segundo turno de Campeonato Brasileiro 2023. Porém, também é verdade que, apesar dessa péssima fase – tanto mental quanto técnica dos jogadores -, o Glorioso fez um primeiro turno invejável e que entrou pra história – é o melhor primeiro turno da era dos pontos corridos -, consequentemente essa pontuação obtida no primeiro semestre foi suficiente para mantar viva as chances de título mesmo com tantos tropeços recentes.

O Fogão acumula 61 pontos em 34 jogos – pagou o jogo adiado na última quinta-feira (23), contra o Fortaleza no Castelão -, com 18 vitórias, 7 empates e 9 derrotas, resultados que lhe concedem a vice liderança, atrás apenas do novo líder Palmeiras, que possui 62 pontos em 34 jogos.

Era um fato previsível que seria muito complicado para o Botafogo manter toda a supremacia e potência dentro de campo que teve no primeiro turno e levar essa campanha pro segundo turno, ou seja, falhas e tropeços iam acontecer, mesmo com vantagem de 13 pontos pro segundo colocado. Mas o que não se esperava, é que, faltando 4 rodadas para acabar o Brasileirão, haveria um outro líder que não fosse o Fogão, e além disso, que ainda haveria uma briga tão acirrada por posição. A realidade é que o Botafogo cometeu erros de planejamento que custaram caro, e deixou outros times como Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Galo vivos na briga até a última rodada.

Para o plantel do Glorioso, o técnico Tiago Nunes contará com um desfalque confirmado e outro possível ausente, são eles os laterais esquerdos Hugo – suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na última partida – e o Marçal – que apresentou alguns problemas físicos na última partida e foi substituído no começo e não está 100% confirmado para a partida. Justamente por essas duas ausências, talvez haja surpresas na escalação do Botafogo – inclusive o Tiago Nunes deu a entender na sua entrevista coletiva de que iria fazer alterações no time titular -, principalmente no setor defensivo, quem sabe com uma linha de 3 zagueiros, explorando as recentes boas atuações do Danilo Barbosa.

O provável time do Botafogo deve ter: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Tiago Nunes.

Porém, apesar da má fase do clube, em especial do elenco, não é hora de chorar pelo leite derramado, pelo contrário, é hora do elenco se recuperar mentalmente, ou seja, recuperar a mentalidade de campeão, recuperar toda aquela vitalidade e vontade vencer que foi mostrada anteriormente. A boa notícia é que a torcida não vai abandonar o clube jamais, muito menos agora nessa reta final. Ainda há chances claras de título e justamente por isso apoio não irá faltar. Promessa de casa cheia para esse duelo contra o Peixe.

Santos

Botafogo x Santos
Elenco do Santos unido, que precisa mais do que nunca vencer e somar 3 pontos na tabela. – Foto: Raul Baretta/Divugalção Santos FC

O Peixão não tem conseguido realizar atuações de luxo dentro das 4 linhas, porém tem conseguido obter pontos valiosos nessa reta final de Brasileirão, estando muito próximo do seu objetivo, que é espantar o fantasma do rebaixamento. Estatísticos estimam que a linha de corte do Z4 esse ano será, provavelmente, 44 pontos, ou seja, 2 a mais que o Santos já possui.

Jogando mal ou jogando bem, o Santos não pode se dar ao luxo de entregar uma vitória de bandeja para qualquer adversário que for, seja para o líder, seja num clássico, seja para o lanterna ou nesse Botafogo x Santos. E isso tem sido demonstrado pelo elenco, que rodada após rodada, mostra sua garra e gana de lutar em prol do bem comum que é o Peixão, para que ele possa escapar do rebaixamento. É nítido, entretanto, que muita das vezes o Santos joga um futebol muito carente, com ausências de criatividade e armações eficientes, ou até mesmo vazamentos defensivos, até porque se não fosse assim, não estaria na situação que está.

A última partida contra o São Paulo, o Clássico San-São, não foi uma atuação espetacular, mas pelo menos foi um Santos um pouco mais agressivo e corajoso, ao contrário do que foi visto contra o Cuiabá e o Goiás. Inclusive, o Peixão teve um bom volume de jogo, com boas finalizações, apesar de ter sido inferior, tecnicamente e taticamente, ao rival paulista.

Vale ressaltar que, apesar de não ter atuações tão vistosas, o Peixão chegou a marca de 6 jogos consecutivos de invencibilidade. Após a goleada sofrida por 7 a 1 do Internacional há seis jogos atrás, o Peixe embalou 6 jogos sem perder, sendo 3 vitórias e 3 empates, resultados que o fizeram abrir 1 ponto do Z4 no momento, ou seja, não tem nada definido ainda.

Para o plantel do Peixão, o treinador Marcelo Fernandes contará com um desfalque importantíssimo no seu elenco  para o seu estilo de jogo, que é o volante venezuelano Tomás Rincón, que atuou durante a Data Fifa pela Seleção Venezuelana e não deve nem ser relacionado para esse desafio no Rio de Janeiro. É um desfalque muito deliciado, visto que o jogador é tido como titular absoluto pelo MarceloFernandes e, provavelmente, utilizará o uruguaio Rodrigo Fernandéz para suprir a ausência do volante.

Mais do que nunca, o Alvinegro Praiano irá precisar dos seus jogadores decisivos, como o Soteldo e o Marcos Leonardo – que irão fazer uma dupla de ataque num provável 4-4-2 ofensivo -, enquanto jogadores experientes – como João Paulo, Messias e João Lucas – terão de aguentar o tranco de um Botafogo sedento pela vitória. A boa notícia é que o Glorioso tem passado por uma grande fragilidade e instabilidade no setor defensivo, o que pode significar chances claras de gol pro Peixão.

O provável time do Santos deve ter: João Paulo; Lucas Braga, Messias, Joaquim e Kevyson; Rodrigo Fernández, Nonato, Jean Lucas e Lucas Lima; Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.

Será, com toda certeza, um baita jogo entre rivais interestaduais, marcado pela contraposição de objetivos, com um Santos muito focado nos 3 pontos que o ‘livrariam’ do rebaixamento, enquanto do outro lado terá um Botafogo tentando se reerguer a qualquer custo e buscar a confiança, mas também de olho em 3 pontos cruciais, que caso escape de suas mãos, poderá significar ver o Taça de Campeão Brasileiro 2023 ir embora juntos com a sua dignidade.

Retrospecto Botafogo x Santos

Botafogo x Santos já aconteceu, oficialmente, cem vezes em toda história, com larga vantagem para o Alvinegro Praiano, que possui 40 vitórias, enquanto o clube do Rio de Janeiro leva a pior com 30 vitórias nesse confronto. 30 empates marcam esse duelo entre os rivais interestaduais.

Onde assistir Botafogo x Santos

A partida entre Botafogo x Santos terá transmissão ao vivo e oficial da Rede Globo e no Premiere.

Ficha técnica

  • Botafogo x Santos
  • Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 Série A
  • Estádio: Estádio Nilton Santos (Engenhão)
  • Horário: 16h (Horário de Brasília)

Arbitragem

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
  • Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO)
  • Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
  • Árbitro VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
você pode gostar também