O lateral esquerdo Filipe Luís, de 38 anos, anunciou sua aposentadoria através de um vídeo compartilhado pelo Flamengo.
No conteúdo divulgado pelo Fla, Filipe afirmou que não tem mais como atuar em alto nível pelo clube, em função de questões físicas, e por isso decidiu finalizar sua carreira como jogador. O lateral afirmou que pretende seguir ae dedicando ao futebol, mas trabalhando fora de campo. Sendo assim, jogador se despede da torcida Rubro-Negra na partida contra o Cuiabá, no domingo (3), no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi intenso, foi vitorioso, foi um torcedor dentro de campo.
Fili, Filipinho, Filipe.
Na voz da Maior Torcida do Mundo:
“FILIPE LUÍS!”
Um craque de leitura do futebol que é de outro planeta, que está nos livros de história de uma Nação.
QUE PRIVILÉGIO!
Com o Manto… pic.twitter.com/6KMT9wLZzZ
— Flamengo (@Flamengo) November 30, 2023
Filipe Luis chegou ao time carioca em 2019, jogando cinco temporadas com o Manto Sagrado e lembrando a todo momento que muito mais que jogador do Flamengo, sempre foi, primeiro e acima de tudo, torcedor. Pelo seu time do coração, o lateral esquerdo fez 175 jogos, marcando quatro gols e dando nove assistências. Além disso, foi campeão de duas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Copa do Brasil e três Campeonatos Cariocas.
Formado pelo Figueirense, aos 19 anos, depois de uma temporada completamente integrado ao clube catarinense, foi vendido para o Ajax da Holanda. Sem espaço no time, seu agente o colocou no Rentistas a fim de valorizar seu passe. Em 2005, foi emprestado ao Real Madrid Castilla antes de partir em empréstimo para o Deportivo La Coruña, onde jogou quatro temporadas antes de partir para o Atlético de Madrid.
Filipe passou quatro temporadas no Atleti, onde se consolidou como um dos melhores defensores do futebol espanhol e conquistou seus primeiros títulos expressivos no futebol. Depois de quatro temporadas com o clube colchonero, o lateral se transferiu para o Chelsea. Ele ficou apenas uma temporada (2014/15) em Londres antes de retornar ao Atlético de Madrid.
Em 2019, enfim, depois de 333 jogos disputados com a camisa do Atleti, Filipe Luís realizou a vontade de retornar ao Brasil e jogar pelo Flamengo.
Na Seleção Brasileira, Filipe passou pelas categorias de base e recebeu sua primeira convocação para a seleção principal no dia 7 de agosto de 2009, após Dunga precisar cortar Marcelo da convocatória. Pelo Brasil, o lateral esquerdo jogou 44 partidas, marcando dois gols.
Confira os números de Filipe Luís na carreira:
- 682 Jogos
- 25 Gols
- 47 Assistências
- 22 Títulos
1 Copa América (Brasil)
1 Premier League (Chelsea)
1 Copa do Brasil (Flamengo)
2 Supercopas do Brasil (Flamengo)
1 Recopa Sulamericana (Flamengo)
2 Campeonatos Brasileiros (Flamengo)
1 Copa do Rei (Atleti)
2 Supercopas da UEFA (Atleti)
2 Europa League (Atleti)
1 La Liga (Atleti)
1 FA Cup (Chelsea)
2 Copas Libertadores (Flamengo)
1 Copa das Confederações (Brasil)
2 Campeonatos Cariocas
2 Campeonatos Catarinenses - Seleção do Campeonato Brasileiro 2019
- Seleção da Libertadores 2019
- Time do Ano da La Liga 15-16 e 16-17
Despedida dupla no Maracanã
Além de Filipe Luís, o zagueiro Rodrigo Caio está se despedindo do Flamengo neste fim de temporada. Batalhando com lesões nas últimas temporadas, clube e jogador optaram por não renovar o contrato, que vence ao fim de 2023.
Com a camisa Rubro-Negra, Rodrigo Caio tem 151 jogos, tendo marcado seis gols. Como Filipe Luis, Rodrigo chegou ao Flamengo em 2019, fazendo parte de grande parte das conquistas do clube nas últimas temporadas. No total, o zagueiro conquistou 11 títulos com o time carioca:
- Campeonato Carioca: 2019, 2020 e 2021
- Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
- Copa Libertadores da América: 2019 e 2022
- Supercopa do Brasil: 2020 e 2021
- Recopa Sul-Americana: 2020
- Copa do Brasil: 2022
Portanto, Rodrigo Caio e Filipe Luís farão sua última partida diante da torcida do Flamengo no domingo (3) diante do Cuiabá no Maracanã.