Um duro e movimentado mês de dezembro começa para Chelsea e Brighton neste domingo (3), quando as equipes se enfrentam em Stamford Bridge, às 11h (horário de Brasília), pela 14ª rodada da Premier League.
Os Blues vem de uma dura derrota para o Newcastle na última rodada do campeonato, deixando o time londrino estacionado nos 16 pontos e na 10ª colocação.
Os Seagulls, por sua vez, chegam para o confronto após vencer o Nottingham Forest por 3 a 2 na Premier League e o AEK Atenas por 1 a 0 na Europa League. Com o resultado sobre o Forest, o Brighton chegou aos 22 pontos, ocupando o 8° lugar da tabela do torneio nacional.
Chelsea
O baque da derrota para o Newcastle é ainda maior ao considerar que o Chelsea perdeu dois jogadores importantes no confronto: Cucurella e Reece James, que terão que cumprir suspensão nesta rodada. Sendo assim, os Blues terão apenas um lateral de ofício já integrado ao profissional disponível para enfrentar o Brighton, o que pode significar improvisações ou novidades vindas da academia.
Além dos suspensos, Mauricio Pochettino ainda conta com uma lista longa de lesionados que não estarão disponíveis: Wesley Fofana, Romeo Lavia, Trevoh Chalobah, Carney Chukwuemeka and Ben Chilwell. Por outro lado, o treinador argentino pode contar com o envolvimento de Christopher Nkunku, recuperado de uma lesão no joelho, pela primeira vez na temporada.
Provável escalação: Sánchez; Disasi, Silva, Badiashile e Colwill; Caicedo e Fernández; Palmer, Gallagher e Sterling; Jackson.
Brighton
Embora os resultados sejam favoráveis, as muitas lesões no elenco do Brighton não são boas notícias, sobretudo com o clube vivo em três competições na temporada. Na última rodada da Premier League, a equipe do litoral inglês perdeu Tariq Lamptey e Ansu Fati por lesões musculares de longo prazo. O lateral e o meia atacante se juntaram a Pervis Estupinan, Adam Webster, Solly March, Danny Welbeck e Julio Enciso no departamento médico.
Fechando a lista de desfalques do Brighton para a viagem à capital inglesa estão Lewis Dunk e Mahmoud Dahoud que cumprirão suspensão. Contudo, De Zerbi teve gratas surpresas na partida do meio de semana. Além do retorno de Kaoru Mitoma, central para a dinâmica ofensiva dos Seagulls, Jack Hinshelwood e Joshua Duffus estrearam pelo time profissional e podem ser opções para este momento delicado da temporada.
Provável escalação: Verbruggen; Veltman, Hinshelwood, Igor e Milner; Gilmour e Gross; Adingra, João Pedro e Mitoma; Ferguson
Retrospecto Chelsea x Brighton
Com 21 jogos, o histórico de confrontos entre Chelsea e Brighton não é extenso. São 13 vitórias do Chelsea, três do Brighton e cinco jogos terminados com a igualdade no placar. No entanto, nos últimos seis jogos oficiais entre as equipes, os Blues só tem uma vitória, enquanto os Seagulls venceram duas vezes e outros três jogos terminaram empatados nesse intervalo.
A partida deste domingo marcará o segundo encontro dos comandados de Pochettino e de De Zerbi na temporada, com os times já tendo se enfrentado pela Copa da Ligua Inglesa em setembro. Naquela ocasião, Nico Jackson marcou para garantir a vitória e a classificação do Chelsea para a rodada seguinte da copa.
Onde assistir Chelsea x Brighton
A partida entre terá transmissão exclusiva do Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
- Jogo: Chelsea x Brighton
- Competição: Premier League – 14ª rodada
- Estádio: Stamford Bridge – Londres, Inglaterra
- Horário: 11h (Horário de Brasília)
Arbitragem Chelsea x Brighton
- Árbitro: Craig Pawson
- Assistente 1: Marc Perry
- Assistente 2: Steve Meredith
- VAR: Jarred Gillett