Nesta terça-feira (19), às 15h (horário de Brasília), Manchester City x Urawa Reds se enfrentam pela segunda semifinal do Mundial de Clubes. O confronto acontece no estádio King Abdullah Sports City, em Buraidah na Arábia Saudita. Essa é a partida de estreia do City na competição enquanto o Urawa Reds eliminou o León, do México, na partida anterior. O vencedor deste jogo enfrentará o Fluminense na grande final que está marcada para sexta-feira (22), às 15h (horário de Brasília).
Manchester City
O Manchester City chega a semifinal após ter se sagrado campeão da Champions League na temporada 22/23 e é considerado como o grande favorito para o torneio. Entretanto, a equipe comandada por Pep Guardiola passa por uma fase complicada na Premier League. Na última rodada, tropeçou diante do Crystal Palace em casa, tomando um gol de pênalti aos 49 minutos do segundo tempo, um dos muitos deslizes da equipe no campeonato inglês.
“Para você, quando você dá esse pênalti, você merece. Você vê que as chances que criamos e as chances que sofremos são bastante semelhantes durante toda a temporada […] Não conseguimos fechar os jogos.”, disse Pep em entrevista pós jogo.
Além da má-fase o Manchester City chega com algumas dúvidas para o torneio. Apesar de inscrito, Kevin De Bruyne deve continuar de fora da equipe. O meia belga agravou a lesão muscular que teve na final da Champions logo na estreia da temporada atual, em agosto, e teve que passar por cirurgia. Porém Pep Guardiola informou que ele já está treinando no gramado e pode aparecer em uma eventual final.
Outras dúvidas são do ponta Jeremy Doku, que tem uma lesão muscular não especificada, apesar de não ser grave, mas o belga deve ficar de fora da semifinal. O mesmo é válido para o artilheiro Erling Haaland, o jogador tem um estresse ósseo no pé e desfalcou o City nos últimos dois jogos. Guardiola fez questão de salientar que não é uma fratura mas podemos esperar que Haaland deva começar no banco na semifinal.
Provável escalação do Manchester City: Ederson; Walker, Aké, Ruben Dias e Gvardiol; Stones, Rodri, Grealish, Foden e Bernardo Silva; Julian Alvarez. Técnico: Pep Guardiola.
Urawa Reds
O Urawa Reds, do Japão, é o atual campeão da Champions League asiática, torneio que venceu pela terceira vez na sua história. A equipe japonesa busca ser a primeira equipe asiática a vencer uma equipe europeia no Mundial – em 19 edições isso nunca ocorreu. Com nada a perder, o time nipônico esperar aproveitar o momento criado com a vitória na fase anterior por 1 a 0 para cima do León, do México, com gol do atacante holandês Alex Schalk, para tentar superar um Manchester City que não está em sua fase “rolo compressor”.
Autor do gol, Schalk é apenas um dos seis dos 23 jogadores que o técnico polonês Maciej Skorza levou para o mundial que não são japoneses. Além dele, o time conta com Alexander Scholz (Dinamarca), Marius Hoibraaten (Noruega), José Kanté (Guiné), Bryan Linssen (Holanda) e Ekanit Panya (Tailândia). Dentre os japoneses, apenas o experiente Hiroki Sakai, com passagens pela seleção nipônica além de clubes da Europa, e Atsuki Ito, jogador da seleção, podem soar familiar para o torcedor.
Provável escalação do Urawa Reds: Shusako Nishikawa; Takahiro Sekine, Scholz, Hoibraaten e Sakai; Ito, Ken Iwao, Tomoaki Okubo, Kaito Yasui e Yoshio Koizumi; José Kanté. Técnico: Maciej Skorza.
Retrospecto Manchester City x Urawa Reds
Manchester City e Urawa Reds jamais se enfrentaram na história, mas uma curiosidade interessante que liga as duas equipes: É que o atual diretor esportivo do City “Txiki” Begiristain, lenda do futebol espanhol com passagens por Real Sociedad e Barcelona, encerrou sua carreira no Urawa Reds em 1999.
Onde assistir Manchester City x Urawa Reds
O duelo entre Manchester City x Urawa Reds terá transmissão para todo Brasil em TV aberta na Globo, no YouTube (canal Cazé TV), e via streaming no Globoplay e Fifa+.
Ficha Técnica
- Jogo: Manchester City x Urawa Reds
- Competição: Semifinal do Mundial de Clubes da FIFA
- Estádio: King Abdullah Sports City
- Horário: 15h(de Brasília).
Arbitragem para Manchester City x Urawa Reds
- Árbitro:Mohammed Al Hoish (SAU)
- Assistente 1: Khalaf Al-Shammari (SAU)
- Assistente 2: Yasir Al Sultan (SAU)
- 4º árbitro: Campbell-Kirk Kawana-Waugh (NZL)
- VAR: Não definido