No último jogo do ano, o Manchester City recebeu o Sheffield United no Etihad Stadium pela 20ª rodada da Premier League e venceu por 2 a 0, em mais uma exibição dominante da equipe de Pep Guardiola. Rodri e Alvarez marcaram os gols que fizeram o City subir para a 3ª posição com 40 pontos, passando o Arsenal que ainda joga na rodada 20 da Premier League. O Sheffield continua amargando a lanterna da competição com apenas nove pontos em 20 jogos, a sete do primeiro fora da zona de rebaixamento. Veja como foi o jogo:
Primeiro Tempo
Antes da partida, o Manchester City juntou seu elenco para uma foto com as cinco taças conquistadas no ano – Copa da Inglaterra, Premier League, Champions League, Super Copa Europeia e Mundial de Clubes – o que simboliza o ano mais vitorioso da história do clube. Em campo, os Citizens foram dominantes como sempre. O Sheffield começou a partida encolhido, tentando jogar por uma bola, porém o plano foi por água a baixo logo com 14 minutos. Foden recebeu no meio e ajeitou para Rodri, o espanhol dominou já limpando do marcador e avançou para a entrada da área onde, de bico, mandou no canto esquerdo de Foderingham para abrir o placar.
O quinto gol de Rodri na temporada, o oitavo no ano, marca não só a fase artilheira mas o bom momento do volante espanhol. Autor do gol do título na Champions League, Rodri cresceu ainda mais na temporada, se mostrando peça fundamental ao meio de campo dos Citizens mesmo sem Kevin De Bruyne. As quatro derrotas do City (três na PL e uma pela Copa da Liga) aconteceram quando o espanhol não estava presente no elenco, demonstrando o impacto de sua ausência.
No resto da primeira etapa, o City controlou as ações – chegando a ficar com 82% de posse de bola – e criou algumas chances principalmente com Foden e Bernardo Silva servindo Alvarez, mas sem grandes sustos a Foderingham. O Sheffield chegou a ter uma boa oportunidade com Osula, que finalizou dentro da área e foi bloqueado por Akanji. Sem muito trabalho para Ederson, que pouco fez na partida, e viu as boas atuações de Aké e Akanji que garantiram o primeiro clean sheet do City na Premier League desde 29 de Outubro, na vitória por 3 a 0 sobre o United.
Segundo Tempo
Controlando a posse de bola, o Manchester City diminui o ritmo mas continuou buscando o segundo gol. Aos seis, Rodri fez um bom passe por elevação nas costas da zaga para Foden, o meia entrou sozinho na área porém perdeu tempo ao tentar driblar Foderingham e ficou sem espaço para finalizar. Aos nove foi a fez de Alvarez mandar a bola pra fora após roubada de bola de Oscar Bobb. O jovem norueguês continua conseguindo minutos no time titular dos Citizens e já é chamado de “realidade” por Pep Guardiola.
Aos 15, Bobb fez os elogios serem justificáveis ao fazer o passe entre três defensores para Foden, que chegou cruzando rasteiro e Julian Alvarez apenas teve o trabalho de empurrar para as redes e dar números finais a partida. O City ainda teve outra chance com Alvarez, que pressionou a saída de Foderingham e quase fez o gol após bloquear o chute do goleiro dos Blades. Os visitantes não criaram chances de perigo no segundo tempo e terminaram o jogo com apenas 19% de posse de bola.
O jogo marcou a volta de Kevin De Bruyne a equipe do Manchester City após quatro meses lesionado. O belga, que perdeu jogos importantes da Premier League e o Mundial de Clubes, ficou no banco toda partida, mas seu retorno ao time é uma boa notícia para Pep Guardiola.
Melhor em Campo de Manchester City x Sheffield United
Em mais uma exibição de gala no meio campo com direito a gol, o volante Rodri foi eleito o melhor em campo.
The man that opened the scoring! 👊
Your @EASPORTSFC Man of the Match is Rodrigo! 🤩#ManCity pic.twitter.com/4Htw4VzEYO
— Manchester City (@ManCity) December 30, 2023
Próximos compromissos de Manchester City e Sheffield United
Agora ambas as equipes terão um período de descanso até a próxima partida. Após um calendário de Dezembro apertado, que incluiu uma viagem até a Arábia Saudita para o Mundial, o Manchester City só volta a campo no dia 13 de Janeiro, um sábado, para enfrentar o Newcastle no St. James Park, às 14h30 (horário de Brasília). O Sheffield terá um descanso um pouco maior, só entra em campo no domingo, dia 21 de Janeiro, às 11h (horário de Brasília), onde recebe o West Ham em Bramall Lane. Ambos os confrontos são válidos pela 21ª rodada da Premier League.