Flamengo e São Bento se enfrentaram no Estádio José Liberatti em confronto válido pela 2ª rodada do Grupo 19 da Copinha de 2024 nesta segunda-feira. Com gols de Werton e Lorran, o Mengão conseguiu mais uma vitória na competição e se coloca em posição confortável para avançar à fase de mata-mata.
Por sua vez, a derrota sacramentou a eliminação do São Bento da competição de base. Apesar da derrota, o Bentinho fez um grande segundo tempo e com um golaço de falta de Gustavo já nos minutos finais, o time de Kike Andrade conseguiu seu primeiro tento na competição.
Os Garotos do Ninho entraram em campo com homenagens a duas importantes figuras que contribuíram para a história do Flamengo: Mário Jorge Lobo Zagallo, que passou pelas categorias de base do clube, bem como pelo profissional e como treinador, e o massagista Denir, que faleceu no último dia 1º.
Primeiro tempo
Desde o início da partida, o Flamengo tomou o controle da posse de bola, trabalhando-a bem no campo de ataque. Com isso, logo aos dois minutos, o Fla teve uma grande chance que surgiu de uma grande jogada: Diegão encontrou Zé Welinton pela esquerda antes do lateral cruzar para Pedro Estevam, que foi atrapalhado pelo zagueiro na hora da finalizando salvando a abertura do placar.
No entanto, não demorou para o time carioca abrir o placar. Rayan Lucas descolou um ótimo passe em profundidade para Werton. O camisa 7 percebeu a passagem de Lorran e fez o domínio da bola já no movimento de passa para o camisa 10 que, livre, colocou a bola no fundo da rede.
Em mais uma troca de passes do Mengão, já aos 18 minutos, a bola sobrou em Daniel Sales que, pela direita, finalizou com força e direção. Mas para a sorte do goleiro Luiz Guilherme, a bola do lateral Rubro-Negro foi bateu na trave e saiu da direção do gol. Pouco depois, o São Bento teve sua primeira chance do jogo após cobrança de falta, porém Dyogo Alves foi firme na defesa.
Na liderança do placar, o Flamengo diminuiu o ritmo do jogo, seguindo com o controle da posse de bola. Aos 34 minutos, enfim, os cariocas ampliaram sua vantagem. Petterson e Pedro Estevam tabelaram bem na entrada da área antes do camisa 11 rolar para Werton, que marcou o segundo gol Rubro-Negro e deu números finais ao placar parcial antes do intervalo.
Segundo tempo
A vantagem de dois gols acomodou o Fla na partida e, com isso, o São Bento conseguiu chegar à área da meta defendida por Dyogo Alves, coisa que na etapa inicial não aconteceu. Porém, o Bentinho não conseguiu boas finalizações e falhou em aproveitar as chances que apareceram.
Aos 25 minutos o Rubro-Negro teve sua melhor chance do segundo tempo até o momento, em jogada de cobrança de falta. Lorran cobrou com muita categoria, mas foi parado por uma enorme defesa de Luiz Guilherme para evitar que os cariocas marcassem o terceiro.
No geral, o time comandado por Mário Jorge perdeu muito a intensidade ao longo da etapa complementar e precisou trabalhar mais defensivamente apesar de não sofrer grandes sustos. Por outro lado, o volume e a intensidade do São Bento aumentaram e o time foi recompensado, descontando já nos minutos finais.
Em cobrança de falta frontal perto da pequena área, Gustavo acertou uma bela finalização sem qualquer chance de defesa para Dyogo Alves para marcar o primeiro gol do Bentinho na atual edição da Copinha. Embora o árbitro tenha indicado cinco minutos de acréscimo, o placar não foi alterado no tempo adicional. Assim, o jogo terminou com a vitória do Flamengo por 2 a 1.
Próximos compromissos de São Bento e Flamengo
As duas equipes voltam a campo na quinta-feira (11) para disputar a última rodada do Grupo 19 da Copinha, com ambos os jogos acontecendo no José Liberatti. O São Bento enfrenta o São José-RS às 15h15 (horário de Brasília) enquanto o Flamengo enfrenta o Audax, time da cidade sede, às 17h30 (horário de Brasília).