Oficialmente, a janela de contratações no futebol brasileiro abriu na quinta-feira, 11 de janeiro. Porém, desde dezembro do ano passado, a maioria dos clubes da Série A se movimenta para reforçar o elenco para 2024. Alguns, inclusive, já confirmaram nomes de peso como novidades.
Dessa forma, o Na Beira analisou os jogadores contratados e montou uma lista com os 10 melhores reforços até o momento.
Siga o Na Beira do Campo no Twitter!
10º – Luiz Gustavo (São Paulo)
Aos 36 anos, o experiente Luiz Gustavo tem uma carreira recheada no futebol europeu, por clubes como Bayern de Munique, Olympique de Marselha e Fenerbahçe. Antes de voltar para o Brasil como uma das contratações do São Paulo, o volante estava no Al-Nassr, da Arábia Saudita, com seis gols e quatro assistências em 32 partidas.
O jogador também disputou uma Copa do Mundo com a seleção brasileira, mas não entra em campo desde maio do ano passado. Mesmo assim, é um reforço de peso que promete dar experiência e qualidade ao meio-campo tricolor.
9º – Renato Augusto (Fluminense)
Aos 35 anos, Renato Augusto será uma das contratações do Fluminense nesta temporada. Atual campeão da Libertadores, o Tricolor aproveitou a oportunidade de mercado para reforçar o meio-campo. O jogador deixou o Corinthians após uma segunda passagem com muitos problemas físicos, mas em forma, pode ser uma peça interessante para o esquema de Fernando Diniz.
Renato Augusto também se destacou no Bayer Leverkusen e no futebol chinês. Além disso, foi peça chave de Tite na seleção brasileira, inclusive na Copa do Mundo de 2018. Na última Série A, foram dois gols e quatro assistências em 24 jogos.
8º – Soteldo (Grêmio)
Após o rebaixamento, o Santos emprestou Soteldo como parte do corte de gastos para a temporada. O venezuelano era um desejo antigo do Grêmio, que anunciou a contratação ainda em dezembro. O jogador chegou a ser afastado do elenco santista após problemas com treinador, mas foi um dos poucos que se salvaram no ano passado.
Entre idas e vindas, Soteldo está no Santos desde 2019, e teve alguns momentos marcantes. Na última Série A, o atacante marcou um gol e deu seis assistências em 22 jogos.
7º – Leo Godoy (Athletico)
Após uma negociação envolvendo outros clubes, o Athletico venceu a concorrência para anunciar a chegada de Leonardo Godoy, destaque do Estudiantes. O Furacão está de olho no mercado sul-americano, já que também anunciou duas contratações paraguaias e até um treinador colombiano.
Em 47 jogos na última temporada, o lateral-direito marcou quatro gols e deu 11 assistências. O jogador, inclusive, foi o lateral com mais passes para gol em 2023.
6º – Savarino (Botafogo)
O Botafogo já anunciou quatro contratações para 2024, e tudo indica que Jefferson Savarino será o próximo. No futebol brasileiro, o venezuelano se destacou no Atlético-MG, e acabou sendo vendido pelo Galo rumo aos Estados Unidos.
Desde o clube mineiro, o jogador mantém uma ótima média de participações em gol. Ele estava no Real Salt Lake, da MLS, com 11 gols e quatro assistências em 34 partidas.
5º – Alario (Internacional)
O Internacional promete uma dupla de ataque de alto nível com Lucas Alario e Enner Valencia. O atacante argentino empilhou gols por River Plate e Bayer Leverkusen. Além disso, o jogador também teve passagem pela seleção argentina.
Alario estava no Eintracht Frankfurt, onde chegou com moral, mas teve problemas físicos e não repetiu os bons anos anteriores. Pelo clube, foram 26 jogos e apenas dois gols marcados.
4º – Everton Ribeiro (Bahia)
Com um forte investimento do Grupo City, o Bahia está se movimentando bastante por contratações no mercado e venceu a concorrência de vários clubes para anunciar a contratação de Everton Ribeiro, que fez história no Flamengo nos últimos anos.
Aos 34 anos, o meia-atacante estava no clube carioca desde 2017. Porém, com a queda de rendimento, decidiu tentar novos ares na carreira, mesmo com proposta de renovação. No ano passado, foram 62 jogos, três gols e sete assistências.
3º – Rodrigo Garro (Corinthians)
O Corinthians desembolsou cerca de R$ 30 milhões para contratar o melhor jogador do Campeonato Argentino da última temporada. Após se destacar no Talleres nos últimos anos, Rodrigo Garro chega no Timão para chamar a responsabilidade no meio, depois da saída de vários medalhões.
Pelo clube argentino, foram oito gols e nove assistências em 44 jogos no ano passado.
2º – Gustavo Scarpa (Atlético-MG)
Após uma passagem de pouco destaque pelo futebol europeu, Gustavo Scarpa está de volta ao Brasil como a principal novidade do Atlético-MG. Entre 2018 e 2022, foi peça chave de um Palmeiras que empilhou títulos ao longo dos últimos anos.
Após deixar o clube paulista, o meio-campista disputou a Premier League pelo Nottingham Forest e passou pelo Olympiacos, da Grécia. Porém, não mostrou o mesmo futebol e não marcou gols em 21 jogos no total.
1º – De La Cruz (Flamengo)
Entre as várias contratações na primeira divisão para 2024, nenhuma chamou tanta atenção quanto a chegada de De La Cruz no Flamengo. Em uma transferência que movimentou R$ 79 milhões, o meio-campista chega ao futebol brasileiro depois de se destacar no River Plate e na seleção uruguaia nos últimos anos.
Na última temporada, o jogador teve sete gols e três assistências em 38 partidas.