A temporada do futebol em 2024 está prestes a se iniciar, e daqui a pouco menos de duas semanas teremos o retorno de um dos principais campeonatos estaduais do país, o Campeonato Mineiro, que é disputado há 110 anos, desde 1914, com a taça Bueno Brandão.
Desde então, o Campeonato Mineiro é o principal torneio para os clubes de Minas Gerias, ou pelo menos era até os anos 90. Hoje em dia, o estadual é considerado um torneio de pré-temporada, servindo como base para os clubes nos torneios nacionais e internacionais ao longo do ano, mas ainda assim, é o sonho de consumo das equipes do interior do estado ou dos times menores da capital.
Com uma história centenária, o Mineiro se inicia nos próximos dias, e é claro, tem grandes campeões em sua galeria, e clubes que fizeram história no cenário mundial e internacional ao longo de sua disputa. Vem com a gente conhecer os maiores campeões estaduais de Minas Gerais e alguns feitos históricos.
OS MAIORES CAMPEÕES MINEIROS AIORES CAMPEÕES
- Atlético-MG – 48 títulos
- Cruzeiro – 38 títulos
- América-MG – 16 títulos
- Vila Nova-MG – 05 títulos
- Siderúrgica – 02 títulos
- Caldense – 01 título
- Ipatinga – 01 título
ATUAL CAMPEÃO E FAVORITO AO TÍTULO
DECACAMPEÃO
Com 16 títulos mineiros em sua galeria de troféus, o América vem como um dos favoritos ao título, ao lado de seus dois rivais. A última conquista do Coelhão foi em 2016, quando superou o Galo na final e conquistou o 16º título mineiro. Porém, seu maior feito é o decacampeonato consecutivo, algo histórico no futebol brasileiro e mundial, sendo o primeiro clube a conquistar dez vezes seguidas o mesmo campeonato, entre as décadas de 1910 e 1920.
A BUSCA PELO TOPO
Fechando o trio da capital, o Cruzeiro corre como o terceiro favorito ao título, ao lado de seus dois rivais, e busca estragar a festa do Galo. Com 38 títulos, o clube celeste quer também frustrar os planos do pentacampeonato alvinegro, impedindo que o rival alcance sua marca da década de 60, quando foi penta consecutivo. Além disso, o clube busca se recuperar dos anos sombrios que teve recentemente e voltar a erguer a taça que não vem desde 2019.
OS FAVORITOS DO INTERIOR
Nem só de clubes da capital se vive o campeonato mineiro. Nos últimos anos o Mineiro teve grandes equipes do interior na final, como a Caldense em 2015, a Tombense em 2020 e o Athletic, que foi semifinalista na última edição e chega forte para 2924 na missão do inédito título estadual. Além do time de São João del Rei, a Tombense é outra equipe que chega com a missão de incomodar o trio da capital.
O CAMPEONATO MINEIRO
O campeonato começa no dia 24 de janeiro, quarta-feira, com duelos de peso entre os 12 clubes dessa edição. Com o formato de três grupos com quatro times cada, o torneio seguirá o modelo de disputa entre times de grupos diferentes, com apenas o primeiro de cada grupo avançando para a semifinal, ao lado do segundo melhor colocado geral. Do 5º ao 8º colocado, teremos os classificados para a Taça Inconfidência, enquanto os três últimos serão rebaixados ao Módulo II. As fases finais estão marcadas para o fim de março.