A sexta-feira (26) começou com uma bomba. Jurgen Klopp não será o treinador do Liverpool na temporada 2024-25. Após a nona temporada no clube inglês, o treinador alemão de 56 anos vai deixar o cargo. Em um pronunciamento divulgado pelo próprio clube, Klopp fala do sentimento pelo Liverpool e sua torcida, mas afirma que, depois de nove anos, precisa dar uma pausa na carreira pra rever algumas questões pessoais. A aposentadoria do treinador não está descartada.
Jurgen Klopp já havia avisado à diretoria dos Reds em novembro do ano passado do seu desejo de deixar o clube após esta temporada, em que o Liverpool disputa quatro competições e está em uma final, na Copa da Liga Inglesa, onde vai enfrentar o Chelsea em Wembley. Os assistentes técnicos de Klopp, Pepijn Lijnders, Peter Krawietz e Vitor Matos também vão deixar o clube com Klopp. Pepijn Lijnders, inclusive, deve dar um passo adiante e se tornar treinador principal. Durante as temporadas de Klopp, se ventilava que Lijnders poderia ser o substituto do alemão no comando do Liverpool por conta das filosofias parecidas.
“Let’s squeeze everything out of this season and have another thing to smile about when we look back in the future.”
Jürgen’s important message to you.
— Liverpool FC (@LFC) January 26, 2024
Jurgen Klopp começou sua carreira de treinador no Mainz 05, da Alemanha, após encerrar sua carreira como jogador, também no clube. Após sete anos, com acesso para a Bundesliga e participação na Copa da UEFA, Klopp assumiu o Borussia Dortmund, onde ficou por mais sete anos, conquistando duas Bundesligas, uma Copa da Alemanha, duas Supercopas da Alemanha e um vice da Champions League, em 2013. Depois de ser demitido dos aurinegros, o irreverente treinador acertou com o Liverpool e se tornou um dos maiores treinadores da história do clube.
Em algumas aspas, Jurgen Klopp mostrou seu carinho pelo clube.
“Adoro tudo neste clube, adoro tudo na cidade, adoro tudo nos nossos adeptos, adoro a equipa, adoro o staff. Eu amo tudo. Mas o fato de eu ainda tomar essa decisão mostra que estou convencido de que é essa a decisão que devo tomar.”
“Depois dos anos que passamos juntos e depois de todo o tempo que passamos juntos e depois de todas as coisas que passamos juntos, o respeito por você cresceu, o amor cresceu por você e o mínimo que devo a você é a verdade – e essa é a verdade. verdade.”
“Se você me perguntar, algum dia você trabalhará como gerente (treinador principal) novamente? Eu diria que não. Mas obviamente não sei como será isso, porque nunca tive essa situação. O que eu sei é que nunca treinarei um clube diferente na Inglaterra que não seja o Liverpool.”
O Liverpool é o atual líder da Premier League e está classificado pras oitavas da Europa League, quarta fase da FA Cup e final da Copa da Liga Inglesa. Além da comissão técnica dos Reds, Jorg Schmadtke, diretor esportivo, também está de saída do Liverpool. Jorg chegou ao clube em junho de 2023, vindo do Wolfsburg, da Alemanha, e deixará o cargo após o encerramento desta janela de transferências. Schmadtke participou das negociações das quatro contratações dos Reds na última janela: Szoboszlai, Mac Allister, Gravenberch e Endo. Os termos da saída não foram divulgados pelo Liverpool.
Títulos de Jurgen Klopp no Liverpool
- Liga dos Campeões da UEFA: 2018–19
- Supercopa da UEFA: 2019
- Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2019
- Premier League: 2019–20
- Copa da Liga Inglesa: 2021–22
- Copa da Inglaterra: 2021–22
- Supercopa da Inglaterra: 2022