Rodada da Premier League com confronto entre clubes do Big Six sempre tem um tom a mais de expectativa. Nesta quarta-feira (31), Liverpool e Chelsea vão escrever, em Anfield Road, mais um capítulo dessa rivalidade que esquentou bastante nas últimas duas décadas. Líder do Campeonato Inglês, com 48 pontos, os Reds querem se impor dentro de casa pra conseguir mais uma vitória. Tropeçando no meio da tabela, os Blues têm 31 pontos, no nono lugar, e precisa reagir pra alcançar as zonas de classificação pras competições europeias.
Liverpool
O Liverpool vive um momento muito especial. Depois de vencer o Norwich, no último domingo, por 5×2, pela quinta fase da Copa da Inglaterra, no primeiro jogo após o anúncio da saída de Jurgen Klopp, os Reds têm boas chances de conseguirem mais de um título na temporada. O mais importante, sem dúvidas, seria o da Premier League, e o Liverpool vem fazendo um ótimo papel. Com o segundo melhor ataque e a melhor defesa, os Reds só perderam um jogo, há quatro meses, numa derrota polêmica para o Tottenham. O último jogo no Inglesão foi uma goleada fora de casa contra o Bournemouth, por 4×0.
Além da ótima fase em campo, os Reds ainda podem comemorar a volta de importantes jogadores se recuperando de lesão. Trent Alexander-Arnold, Andrew Robertson e Dominik Szoboszlai entraram em campo contra o Norwich e deve estar entre os titulares. Alexis Mac Allister foi poupado no confronto da FA Cup e é esperado entre os relacionados nesta quarta-feira. Ainda fora seguem Mohamed Salah, Joel Matip, Kostas Tsimikas, Thiago Alcântara e Stefan Bajcetic, por lesão, e Wataru Endo, na Seleção Japonesa.
O provável time do Liverpool deve ter: Alisson; Alexander-Arnold, Konate, Van Dijk, Robertson; Jones, Mac Allister, Gravenberch; Jota, Nunez, Diaz.
Chelsea
Diferente dos rivais, o Chelsea começa a encontrar um pouco mais de tranquilidade sob o comando de Maurício Pochettino. O time ainda pode render muito mais e a posição na tabela é bastante incômoda, muito por conta do alto investimento que o clube fez na última janela de transferências. Desde que perdeu pro Wolverhampton, na véspera de Natal, o Chelsea tem cinco vitórias, um empate e uma derrota. A única derrota no período não foi tão prejudicial porque os Blues conseguiram a virada contra o Middlesbrough na segunda partida da semifinal da Copa da Liga Inglesa.
Pra não repetir o empate em sua última partida, contra o Aston Villa, pela Copa da Inglaterra, Pochettino terá a volta de Ben Chilwell à lateral esquerda, mas deverá ter muitos desfalques por lesão. Reece James, Lesley Ugochukwu, Wesley Fofana, Robert Sanchez, Marc Cucurella, Romeo Lavia e Trevoh Chalobah estão fora o jogo. Christopher Nkunku, Malo Gusto e Levi Colwill são dúvidas pra partida. Nicholas Jackson foi eliminado com Senegal da Copa Africana de Nações, nesta segunda-feira (29), e deve estar no banco de reservas.
O provável time do Chelsea deve ter: Petrovic; Disasi, Thiago Silva, Badiashile, Chilwell; Caicedo, Fernandez; Palmer, Gallagher, Sterling; Broja.
Onde assistir Liverpool x Chelsea
A partida terá transmissão da ESPN e do Star +.
Retrospecto entre Liverpool x Chelsea
Em 194 jogos, o Liverpool tem mais vitórias que o Chelsea. São 80 triunfos dos Reds, 65 dos Blues e outros 49 empates. O primeiro jogo entre os dois pela temporada atual da Premier League, na primeira rodada, no Stamford Bridge, terminou empatado por 1×1. O último jogo em Anfield aconteceu na última temporada e pouca coisa realmente aconteceu, terminando sem gols. O equilíbrio recente é impressionante e os sete último jogos terminaram sem um vencedor após os 90 minutos, inclusive as finais da FA Cup e da Copa da Liga de 2022, que terminaram em títulos do Liverpool nos pênaltis.
Ficha técnica
- Liverpool x Chelsea
- Competição: Premier League, 22ª rodada
- Estádio: Anfield Road (Liverpool, Inglaterra)
- Horário: 17h15 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Paul Tierney
- Assistente 1: James Mainwaring
- Assistente 2: Scott Ledger
- Quarto Árbitro: Andy Madley
- Árbitro do VAR: John Brooks