O Flamengo enfrentou o Sampaio Corrêa no Mangueirão, em Belém (Pará) em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Carioca, na partida que marcou o retorno do time principal para a disputa do estadual. Embora o jogo não tenha sido dos melhores, o Rubro-Negro, comandado por Tite, fez o suficiente para garantir a vitória ainda no primeiro tempo graças aos gols de Bruno Henrique Gabigol, que voltaram à titularidade da equipe.
Com a vitória, o Flamengo subiu para a quinta colocação do Carioca ao chegar aos oito pontos, tendo um jogo em mãos para disputar. O Sampaio Corrêa, por sua vez, permaneceu na vice-liderança com apenas um ponto conquistado nas cinco partidas que disputou no campeonato estadual.
Primeiro tempo
Desde o primeiro minuto, o Rubro-Negro estabeleceu seu domínio na partida e aos sete minutos teve sua primeira grande chance com uma cabeçada perigosa de David Luiz. Mas, no outro lance de perigo o Fla não desperdiçou.
Gerson sofreu uma falta na entrada da área e De La Cruz foi para a cobrança. O goleiro Leandro pegou a cobrança, mas deu o rebote que foi bem aproveitado por Bruno Henrique.
Depois de abrir o placar, pouco da história do jogo mudou. O Flamengo seguiu construindo boas chances e ainda teve boas oportunidades de bola parada. No entanto, a conclusão das jogadas deixava a desejar.
Entrando no último minuto da etapa inicial, Arrascaeta encontrou Gabigol com um belo passe em profundidade e o camisa 10 Rubro-Negro colocou a bola no fundo da rede para marcar o segundo gol da partida. Foi o primeiro gol de Gabi em 14 jogos oficiais e mais dois amistosos. Após dois minutos de acréscimo, o árbitro indicou o fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
Os dois times voltaram com mudanças do intervalo. Tite optou pelas entradas de Allan e Luiz Araújo nos lugares de Pulgar e Gerson enquanto o treinador Silvestre dos Anjos precisou substituir Hugo Cabral por problemas físicos e também optou pela saída de Lucas. Max e Lucas entraram no lado do Sampaio Corrêa.
A etapa complementar seguiu a mesma tônica da etapa anterior, com o Flamengo dominando as ações e não tendo qualquer problema defensivo, apesar de ter diminuido um pouco do ritmo da partida. Dentro dos primeiros 20 minutos, Arrascaeta e Luiz Araújo criaram as chances mais claras do Rubro-Negro na etapa complementar, com De La Cruz sendo um grande distribuidor da bola.
O ritmo foi se reduzindo gradativamente até o fim da partida, após mais quatro minutos de acréscimo terem sido disputados no Mangueirão, determinando a vitória do Mengo por 2 a 0.
Próximos compromissos de Sampaio Corrêa e Flamengo
Os dois times voltam a campo no fim de semana para disputar a 6ª rodada do Campeonato Carioca. No domingo (4), o Sampaio Corrêa recebe o Volta Redonda no Estádio Lourival Gomes de Almeida às 15h45 (horário de Brasília). Já o Flamengo enfrenta o Vasco no Maracanã, também no domingo, mas às 19h (horário de Brasília).