Embora tenha sofrido uma dura derrota na rodada final da fase de grupos para a Venezuela, as três vitórias anteriores foram suficientes para garantir a classificação da Seleção Brasileira para o quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico, que garantirá duas vagas para seleções da CONMEBOL para as Olímpiadas de Paris, que terão início no dia 26 de julho deste ano.
Classificações finais Fase Preliminar
Com três vitórias em quatro jogos, a Seleção Brasileira comandada por Ramon Menezes terminou na liderança do Grupo A. Por sua vez, a Venezuela, seleção do país sede do Pré-Olímpico, passou na segunda colocação do mesmo grupo.
O Grupo B, desde o início, foi considerado o grupo da morte com Argentina, Uruguai e Chile despontando como favoritos para brigar por uma das vagas para as Olimpíadas. A Argentina fez fazer seu favoritismo e avançou na competição na liderança do grupo.
Por outro lado, a Celeste e a Roja decepcionaram e chegaram para a última rodada sem chance de classificação para a fase final. A seleção que avançou na segunda colocação do Grupo B foi o Paraguai.
Calendário da Fase Final
A Fase Final do Pré-Olímpico será disputada a partir desta segunda-feira (5) com todas as partidas sendo disputadas no Estádio Brígido Iriarte, na cidade de Caracas, capital da Venezuela.
5 de fevereiro
- Brasil x Paraguai, às 17h (horário de Brasília)
- Argentina x Venezuela, às 20h (horário de Brasília)
6 de fevereiro
- Argentina x Paraguai, às 17h (horário de Brasília)
- Venezuela x Brasil, às 20h (horário de Brasília)
7 de fevereiro
- Paraguai x Venezuela (horário a ser confirmado)
- Brasil x Argentina (horário a ser confirmado)
Campeões do Pré-Olímpico
Três das quatro seleções classificadas para a Fase Final da atual edição do torneio já foram campeões anteriormente.
O Brasil é o maior campeão do Pré-Olímpico com sete títulos conquistados (1968, 1971, 19761, 1984, 1987, 1996, 2000). Embora sejam cinco edições sem conquistar o título, a Seleção Brasileira em todas as ocasiões e foi campeão nas duas últimas edições das Olimpíadas.
Por sua vez, a Argentina venceu a competição cinco vezes (1960, 1964, 1980, 2004, 2020) e é a atual defensora do título, tendo vencido o Pré-Olímpico de 2020. A Albiceleste também é bicampeã das Olímpiadas tendo conquistado o título em 2004 e 2008.
O Paraguai tem uma conquista de Pré-Olímpico na sua história, que aconteceu em 1992. Contudo, não tem títulos Olímpicos. Por fim, a melhor campanha da Venezuela no torneio que sedia em 2024 é o terceiro lugar, que a Vinotinto alcançou duas vezes (1980, 1996).