Nesta segunda-feira (19), o São Bernardo recebeu o Santo André no Estádio Primeiro de Maio e saiu vitorioso. Com gol de Hélder aos 90 minutos, o Bernô derrotou o rival no clássico do ABC Paulista. Esse São Bernardo 1 x 0 Santo André colocou o São Bernardo FC na zona de classificação para o mata-mata e afundou ainda mais o Santo André, que tem a pior campanha do Paulistão 2024
Primeiro tempo
O primeiro tempo de São Bernardo 1 x 0 Santo André começou equilibrado, mas a primeira grande chance do jogo foi do time visitante. Aos 3 minutos, Lohan aproveitou a sobra da bola na entrada da grande área e finalizou contra o gol de Alex Alves. O goleiro do Bernô pulou em direção a bola, que saiu pela linha de fundo.
Aos 6 minutos, o Santo André chegou novamente com perigo ao gol do São Bernardo FC, dessa vez com Dudu Vieira. O capitão do Santo André recebeu um passe perto da entrada da grande área e finalizou forte. Alex Alves, que estava bem posicionado, agarrou o chute do adversário.
Com todo o espírito de um clássico, o primeiro cartão amarelo do jogo saiu aos 7 minutos. Em uma disputa com Lohan na intermediária, durante um contra-ataque, Alan Santos derrubou o camisa 19 do Santo André sem bola. Na conclusão da jogada, o juiz optou em amarelar o camisa 91 do São Bernardo FC.
A grande polêmica do jogo aconteceu aos 12 minutos. Em um ataque do Santo André, Vitor Ricardo tentou dividir a bola com Bruno Michel. Porém, acabou acertando apenas o corpo do atacante do Ramalhão, que caiu dentro da grande área. O juiz, que estava de frente para o lance, mandou a jogada seguir.
Aos 23 minutos, dois eventos marcaram a partida, positivamente para o São Bernardo FC e negativamente para o Santo André. Após um lançamento da defesa do São Bernardo, Davi Gabriel recebeu o passe e driblou Júnior Caiçara, que acertou uma solada na barriga do jogador. Com isso, recebeu o vermelho direto. O jogador do Santo André tinha acabado de retornar de uma suspensão por cartão vermelho, após ter sido expulso no jogo contra o Mirassol.
Pouco tempo após a expulsão de Júnior Caiçara, Márcio Zanardi decidiu mexer no time e aproveitar a vantagem numérica. Com isso, substituiu Alan Santos por Vitinho. O camisa 10 do São Bernardo voltou aos gramados após 360 dias afastado, após ter sofrido uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e passado por cirurgia.
Minutos após entrar em campo, Vitinho teve a chance de abrir o placar para o São Bernardo FC. Em uma jogada pela intermediária, Luiz Felipe recebeu um passe de Vitor Ricardo e ajeitou de peito para Vitinho, que pegou a bola de primeira e finalizou com perigo pelo lado de fora do gol de Luiz Daniel.
Fim do primeiro tempo, São Bernardo 0 x 0 Santo André.
Segundo tempo
O segundo tempo de São Bernardo x Santo André não começou tão movimentado quanto a primeira etapa, tanto que a primeira grande chance aconteceu apenas aos 58 minutos. Após uma sobra da defesa, Léo Passos finalizou de primeira dentro da grande área e viu Alex Alves agarrá-la sem dificuldades.
Um minuto após esse lance, o Santo André teve a sua melhor chance no clássico contra o São Bernardo. Em um contra-ataque, Léo Passos acionou Sousa no corredor esquerdo, que acertou um lindo cruzamento rasteiro para Dudu Vieira, que recebeu livre para ficar cara a cara com Alex Alves. Para a infelicidade do Ramalhão, o capitão do Santo André chutou a bola para fora.
No lance seguinte, foi a vez do São Bernardo FC chegar com perigo ao gol do Santo André. Davi Gabriel recebeu um passe na intermediária e conduziu a bola em direção ao gol adversário. Ao invés de se aproximar da grande área, o camisa 26 do Bernô decidiu finalizar de longe e acertou um chute perigoso, que exigiu grande defesa de Luiz Daniel. No rebote, Vitor Ricardo finalizou cara a cara com o goleiro, que fez outra grande intervenção.
Outro lance de perigo aconteceu por volta dos 60 minutos da partida. Após um cruzamento de Vitor Ricardo pela ponta direita, Lucas Tocantins disputou a bola com os zagueiros e a cabeceou para cima. Antes dela cair no chão, João Carlos subiu mais alto que a defesa do Santo André e cabeceou em direção ao gol. Para a infelicidade do Tigre do ABC, Luiz Daniel fez outra grande defesa e mandou a bola para escanteio.
Faltando segundos para os 90 minutos, o São Bernardo finalmente conseguiu abrir o placar. Após um cruzamento de Davi Gabriel em direção a grande área, Hélder subiu no segundo andar e testou a bola no fundo das redes. 1 x 0 São Bernardo FC.
Apesar do gol ter saído já nos minutos finais, São Bernardo x Santo André ainda foi um jogo emocionante nos acréscimos. Aos 95 minutos, Enzo armou uma jogada para o Santo André pela ponta direita. O camisa 16 do Ramalhão cruzou a bola em direção a grande área, mas nenhum jogador tocou nela, o que fez com que ela continuasse indo em direção ao gol, exigindo grande defesa no reflexo de Alex Alves.
Fim de jogo, São Bernardo 1 x 0 Santo André.
Você sabia? São Bernardo tem 75% de aproveitamento contra o Santo André no Paulistão
São Bernardo x Santo André é um dos principais clássicos do ABC Paulista, região que também possui outros times conhecidos, como São Caetano e Água Santa. Em toda a história, São Bernardo FC e Santo André se enfrentaram apenas 4 vezes na Série A1 do Paulistão. O Bernô leva a melhor com 3 vitórias e apenas 1 derrota.
O primeiro confronto entre São Bernardo e Santo André no Paulistão aconteceu em 09 de abril de 2011, em jogo válido pela 18ª rodada. O Bernô levou a melhor e venceu por 2 x 1, de virada. Até o jogo de ontem, essa tinha sido a primeira e única vez que o São Bernardo FC enfrentou o Santo André no Estádio Primeiro de Maio.
Os outros confrontos pela Série A1 do Paulistão aconteceram em 2017 e 2022, ambos no Estádio Bruno José Daniel, a casa do Santo André. Em 2017, o São Bernardo venceu o rival por 1 x 0, em jogo válido pela 4ª rodada. Já em 2022, o Santo André venceu o Bernô em casa, também por 1 x 0, em partida válida pela 3ª rodada.
Estatísticas: São Bernardo 1 x 0 Santo André
Apesar do São Bernardo ter vencido o Santo André por apenas 1 x 0, as estatísticas mostram que o Bernô foi muito superior ao adversário, tanto em finalizações quanto em posse de bola (78% x 22%). O número de escanteios também comprova essa superioridade do São Bernardo FC (13 x 0).
Confira as estatísticas de São Bernardo 1 x 0 Santo André:
- Finalizações: (São Bernardo FC) 20 x 8 (Santo André);
- Finalizações certas: (São Bernardo FC) 4 x 2 (Santo André);
- Escanteios: (São Bernardo FC) 13 x 0 (Santo André);
- Faltas: (São Bernardo FC) 9 x 9 (Santo André);
- Cartões amarelos: (São Bernardo FC) 2 x 2 (Santo André);
- Cartões vermelhos: (São Bernardo FC) 0 x 1 (Santo André);
- Impedimentos: (São Bernardo FC) 1 x 2 (Santo André).
Ficha técnica: São Bernardo 1 x 0 Santo André
- São Bernardo FC: Alex Alves; Vitor Ricardo (Hugo Sanches 63’), Hélder, Alan Santos (Vitinho 26’), Rafael Forster, Davi Gabriel; Lucas Lima, Romisson; Lucas Tocantins, Kayke (Matheus Régis 63’), Luiz Filipe (João Carlos 46’ – Matheus Martins 67’).
- Cartões amarelos: Alan Santos (7’), Kayke (56’);
- Gols: Hélder (90′);
- Santo André: Luiz Daniel; Júnior Caiçara, João Maistro, Afonso, Igor Fernandes; Wellington Reis (Sousa 29’), Dudu Vieira (Zé Mateus 84’), Geovane; Bruno Michel (Léo Passos 46’), Richard (Enzo 74’), Lohan (David Junio 29’).
- Gols: x;
- Cartões amarelos: David Junio (70’), Dudu Vieira (72’);
- Cartões vermelhos: Júnior Caiçara (23’);