Nesta quinta-feira (22), em partida válida pela Recopa Sul-Americana, LDU x Fluminense se enfrentam no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, às 21:30 (horário de Brasília). Após vencer seu primeiro título internacional, a Copa Libertadores, o Tricolor enfrentar a Liga de Quito, carrasco que o venceu em duas finais continentais na década passada. Já a LDU venceu sua segunda Copa Sul-Americana e busca o bicampeonato da Recopa
LDU
A Liga de Quito chega para a Recopa após ser algoz de mais um brasileiro na Copa Sul-Americana. Assim como o Fluminense, o Fortaleza não conseguiu superar a equipe do Equador e foi vice da competição. Com um elenco renovado e um técnico novo que não poderá comandar a equipe, a LDU espera se aproveitar da altitude para segurar a velocidade da equipe de Fernando Diniz.
Os equatorianos farão o primeiro jogo na temporada de 2024. A última partida oficial ocorreu há mais de dois meses, em 17 de dezembro, quando empatou por 1 a 1 contra o Independiente del Valle e depois superou o rival nas penalidades, conquistando o título nacional. Em 2024, o clube disputou dois amistosos, em confronto com o mesmo Del Valle, o adversário do Fluminense perdeu por 1 a 0. No último sábado (17), realizou o último amistoso antes da Recopa e ganhou por 2 x 0 da Universidad Católica de Quito.
Segundo Vitor Lessa, Josep Alcácer, técnico da LDU, provavelmente não poderá comandar a equipe nos dois jogos da Recopa. Ele que é espanhol e acabou de chegar no clube equatoriano ainda não tem licença da CONMEBOL. Seu auxiliar, Gerardo Espinoza também não tem a licença.
Provável escalação da LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Facundo Rodríguez, Ricardo Adé e Leonel Quiñónez; Ezequiel Piovi e Mauricio Martínez; Renato Ibarra, Jhojan Julio e Sebastián González; Mauricio Gómez.
Fluminense
O Fluminense desembarcou na última segunda-feira na capital equatoriana. Em Quito, o Tricolor terá que trabalhar para quebrar alguns tabus contra a LDU no jogo de ida pela Recopa Sul-Americana. O retrospecto negativo do clube diante do algoz da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009, além da temida altitude, são fatores que geram um ingrediente a mais para o confronto.
Em quatro partidas disputadas no Equador, o Flu acumula três derrotas e apenas um empate. Isso representa um aproveitamento menor que 10%. Com a conquista inédita da Libertadores, o elenco tricolor luta para continuar escrevendo uma nova história e deixar o que aconteceu, soterrado no passado.
O último confronto entre as equipes, terminou com classificação do Fluminense. Pelas oitavas de final na Sul-Americana de 2017, o Flu venceu no Maracanã pelo placar mínimo, porém perdeu em Quito por 2 a 1, com gol de Pedro no final, o clube passou para a próxima fase.
Para a partida desta quinta-feira, Fernando Diniz terá o retorno do atacante Keno, recuperado após dores no calcanhar esquerdo, e dos zagueiros Marlon e Manoel, o primeiro vinha se recuperando de lesão no joelho direito e ficou fora do início da temporada, já o segundo volta a ficar livre após suspensão por doping. Já os desfalques: John Kennedy, não viajou porque cumpre suspensão pela expulsão na final da Libertadores, e Samuel Xavier continua sem ser relacionado em recuperação de lesão no joelho direito.
Provável escalação do Fluminense: Fábio; Guga, Thiago Santos, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, e Ganso; Keno, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Valores da premiação
No confronto entre Liga de Quito e Fluminense, o campeão da Recopa receberá 1,8 milhão de dólares (8,9 milhões de reais) e o vice-campeão ficará com 900 mil dólares (4,4 milhões de reais). Em comparação com o ano passado, o valor em dólar é o mesmo, porem com cotação diferente. Independiente Del Valle, campeão ficou com R$ 9,4 milhões e o Flamengo, vice, garantiu R$ 4,7 milhões.
Informações do jogo de volta
O Fluminense receberá a LDU pelo jogo de volta da Recopa no dia 29 de fevereiro, às 21:30. Os ingressos já estão sendo vendidos. Segundo o clube, cerca de 50 mil bilhetes foram comercializados.
INFORMAÇÕES DE INGRESSOS PARA A DECISÃO DA @CONMEBOLRECOPA NO MARACANÃ!
Todas as informações >> https://t.co/o4WjR9tti5
⏰ O check-in para @SocioDoFlu abre nesta sexta-feira, ao meio-dia, em https://t.co/1evH5IuIhW! pic.twitter.com/UXKaIMKclJ
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 15, 2024
Retrospecto LDU x Fluminense
Segundo o “Ogol”, Fluminense e LDU já se enfrentaram 8 vezes na história, são 4 vitórias da equipe brasileira, 3 da equatoriana e apenas um empate.
Onde assistir LDU x Fluminense
A partida entre LDU x Fluminense terá transmissão pela ESPN em canal fechado e pelo serviço de streaming Star+.
Ficha técnica
- Jogo: LDU x Fluminense
- Competição: Jogo de ida – Recopa Sul-Americana 2024
- Estádio: Estádio Rodrigo Paz Delgado; Equador.
- Horário: 21:30 (Horário de Brasília).
Arbitragem para LDU x Fluminense
- Árbitro: Andrés Rojas:
- Assistente 1: Alexander Guzmán;
- Assistente 2: Jhon Gallego;