Neste domingo (25), o Santos venceu o São Bernardo no Estádio Morumbi diante de um público superior a 50 mil torcedores. O gol da vitória foi marcado por Willian Bigode, aos 87 minutos. Com esse Santos 2 x 1 São Bernardo, o Time da Vila mantém a melhor campanha e o Tigre do ABC cai para a 3ª colocação do Grupo D
Primeiro tempo
O primeiro tempo de Santos x São Bernardo começou equilibrado. Enquanto Fábio Carille escalou um Santos povoado no meio-campo, com João Schmidt, Diego Cristiano e Guilherme, Márcio Zanardi montou um São Bernardo com 5 defensores, optando por jogadas pelas pontas.
Apesar do equilíbrio, foi o São Bernardo FC que chegou com mais perigo ao gol do Santos nos primeiros minutos. Porém, sem efetividade. Tanto que a primeira grande chance do jogo foi do Peixe, que quase abriu o placar aos 23 minutos. Após uma jogada de Guilherme pela esquerda, Alfredo Morelos recebeu um passe rasteiro sozinho na pequena área, mas não chegou a tempo na bola.
Poucos minutos depois de perder esse “gol feito”, Alfredo Morelos se redimiu e abriu o placar para o Santos aos 27 minutos. Após receber um passe em profundidade na ponta-direita, Pedrinho cruzou a bola próximo da linha de fundo em direção a grande área do São Bernardo. Livre de marcação, Morelos cabeceou para o gol sem precisar pular. 1 x 0 Santos.
Após sofrer o gol, o São Bernardo FC pressionou o Santos, mas não conseguiu vazar a defesa do Peixe. A última grande chance do primeiro tempo saiu em uma cobrança de falta para o Santos. Aos 39 minutos, Otero cobrou a falta próxima a meia lua e a bola passou pelo lado de fora do gol do São Bernardo.
Fim de primeiro tempo, Santos 1 x 0 São Bernardo FC.
Segundo tempo
O segundo tempo de Santos x São Bernardo também começou equilibrado, com as chances de maior perigo acontecendo mais perto dos 25 minutos. Com 7 minutos de bola rolando na segunda etapa, Márcio Zanardi fez duas mudanças que impactaram positivamente o time do São Bernardo: Vitinho e Vitor Ricardo entraram, Rodrigo Sousa e Hugo Sanches saindo.
Com a entrada desses jogadores, o São Bernardo FC começou a encontrar mais oportunidades pelo meio de campo e pelo lado direito. Inclusive, foi após uma jogada de Vitinho pela ponta direita que o São Bernardo conseguiu empatar a partida.
Após receber um passe de Vitinho próximo a entrada da grande área, Kauã Jesus tocou para Romisson, que ajeitou a bola e finalizou contra o gol de João Paulo. Para a sorte do goleiro do Santos, a bola acertou o travessão. Porém, essa sorte foi pouca. No rebote, a bola acertou as costas do goleiro e foi parar dentro do gol. Santos 1 x 1 São Bernardo.
Após sofrer o gol de empate, o Santos começou a pressionar o São Bernardo em seu campo de defesa. Tanto que 4 minutos após o gol do Time do ABC, o Santos quase empatou com Willian Bigode. O atacante do Peixe recebeu um passe de Julio Furch e finalizou de primeira já dentro da grande área. Alex Alves interveio com grande defesa, mandando a bola para escanteio.
Poucos minutos após esse lance, foi a vez do São Bernardo FC levar perigo ao gol do Santos. Após receber um passe na intermediária, Kauã Jesus ajeitou a bola em direção a entrada da grande área e dali finalizou. A bola estava indo em direção ao gol, mas João Paulo se esticou e impediu o gol da virada do São Bernardo.
Aos 86 minutos, a pressão do Santos deu resultado e Willian Bigode marcou o gol da vitória. Após um cruzamento de Wesley Patati pelo lado direito, Julio Furch subiu no alto para dividir a bola de cabeça com os zagueiros do São Bernardo. O atacante conseguiu cabecear a bola para o meio da pequena área, encontrando Willian Bigode sozinho para mandar a bola de cabeça para o fundo das redes.
Fim de jogo, Santos 2 x 1 São Bernardo FC.
Você sabia? São Bernardo FC nunca venceu o Santos no Paulistão!
Esse Santos 2 x 1 São Bernardo manteve um tabu histórico: o São Bernardo nunca venceu o Santos no Paulistão. Desde que o clube do ABC Paulista foi fundado em 2004, as equipes se enfrentaram 8 vezes no Campeonato Paulista. O primeiro encontro entre Santos e São Bernardo FC aconteceu em 2011 e terminou empatado em 1 x 1.
Desde o primeiro Santos x São Bernardo FC pelo Paulistão, o Time da Vila não sabe o que é perder para o Bernô. Ao todo, são 8 jogos entre as equipes com 4 vitórias do Santos e 4 empates. Confira todos os resultados de Santos x São Bernardo ao longo da história do Paulistão:
- Paulistão 2011: Santos 1 x 1 São Bernardo (Vila Belmiro);
- Paulistão 2013: São Bernardo 1 x 3 Santos (1º de Maio);
- Paulistão 2015: São Bernardo 0 x 1 Santos (1º de Maio);
- Paulistão 2016: Santos 1 x 1 São Bernardo (Vila Belmiro);
- Paulistão 2017: São Bernardo 1 x 4 Santos (1º de Maio);
- Paulistão 2022: Santos 1 x 1 São Bernardo (Vila Belmiro);
- Paulistão 2023: São Bernardo 1 x 1 Santos (1º de Maio);
- Paulistão 2024: Santos 2 x 1 São Bernardo (Morumbis).
Estatísticas: Santos 2 x 1 São Bernardo
Apesar do Santos 2 x 1 São Bernardo no placar, a partida foi bem equilibrada, principalmente nas estatísticas. Enquanto o São Bernardo finalizou mais, porém com menos efetividade. O Santos teve algumas finalizações a menos, mas conseguiu levar mais perigo ao gol adversário.
Confira as estatísticas de Santos 2 x 1 São Bernardo FC:
- Finalizações: (Santos) 13 x 15 (São Bernardo FC);
- Finalizações certas: (Santos) 6 x 2 (São Bernardo FC);
- Escanteios: (Santos) 3 x 5 (São Bernardo FC);
- Faltas: (Santos) 14 x 7 (São Bernardo FC);
- Cartões amarelos: (Santos) 2 x 4 (São Bernardo FC);
- Impedimentos: (Santos) 2 x 1 (São Bernardo FC).
Ficha técnica: Santos 2 x 1 São Bernardo
- Santos: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim, Felipe Jonatan (Rincón 80’); João Schmidt, Diego Cristiano, Guilherme; Pedrinho (Wesley Patati 67’), Otero (Willian Bigode 71’), Morelos (Julio Furch 63’).
- Cartões amarelos: Otero (64’), Willian Bigode (90+3’);
- Gols: Alfredo Morelos (27’), Willian Bigode (87’);
- São Bernardo FC: Alex Alves; Hugo Sanches (Vitor Ricardo 46’), Hélder (Romisson 60’), Alan Santos, Rafael Forster, Arthur Henrique; Rodrigo Souza (Vitinho 52’), Lucas Lima; Matheus Régis (Wesley Dias 85’), Luiz Felipe (Kauã Jesus 46’), Kayke.
- Gols: João Paulo (GC – 70’);
- Cartões amarelos: Rafael Forster (38’), Matheus Régis (45+1’), Vitinho (72’), Lucas Lima (75’).