No último domingo (10), o São Bernardo FC venceu o Mirassol por 2 x 0 em jogo válido pela última rodada do Campeonato Paulista 2024. Na partida, Márcio Zanardi completou 96 jogos pelo São Bernardo e se tornou o técnico que mais vezes comandou a equipe na história.
Com apenas 45 anos de idade, Márcio Zanardi já fez história pelo São Bernardo FC. Relembre a trajetória do treinador.
30 de setembro de 2021: quando tudo começou!
Márcio Zanardi foi contratado pelo São Bernardo FC em 2020. Na época, ele era treinador da categoria sub-20 do clube. No ano seguinte, em 30 de setembro de 2021, Márcio Zanardi fez sua estreia como treinador da equipe principal do São Bernardo FC.
A estreia de Márcio Zanardi no São Bernardo aconteceu na Copa Paulista de 2021, em jogo contra o Santos B (equipe sub-23). Na ocasião, Santos e São Bernardo empataram em 1 x 1. Mal sabia ele que esse empate seria um começo de uma linda história com o São Bernardo FC.
12 de outubro de 2021: Márcio Zanardi vence o 1º clássico
Você sabia que a cidade de São Bernardo do Campo possui duas equipes de futebol disputando competições profissionais? Além do São Bernardo FC, a cidade conta com o Esporte Clube São Bernardo, popularmente conhecido como Cachorrão, que hoje é o melhor time da Série A3 do Campeonato Paulista.
Logo após estrear com um empate diante da equipe sub-23 do Santos, Márcio Zanardi teve o seu primeiro grande desafio como treinador do São Bernardo FC: um clássico contra o EC São Bernardo. Na Copa Paulista, as equipes já tinham se enfrentado quando Zanardi ainda não era o treinador. O jogo terminou com vitória do Cachorrão por 1 x 0.
Em jogo válido pela fase de grupos da Copa Paulista 2021, o São Bernardo FC de Márcio Zanardi não tomou conhecimento do rival e goleou o EC São Bernardo por 3 x 0. Com esse resultado, o treinador venceu o seu primeiro clássico como treinador do São Bernardo. O primeiro de muitos que ainda estavam por vir.
07 de novembro de 2021: a primeira derrota!
Pouco mais de um mês após assumir o comando do São Bernardo FC, Márcio Zanardi sofreu a sua primeira derrota. E ela não poderia ter acontecido em um momento pior. No jogo de ida da final da Copa Paulista 2021, o São Bernardo foi derrotado pelo Botafogo por 2 x 0, no Estádio Santa Cruz.
Desde sua estreia com empate contra o Santos, Márcio Zanardi permaneceu invicto até a final da Copa Paulista. O treinador do São Bernardo venceu o Primavera na última rodada da fase de grupos e eliminou dois rivais no mata-mata da competição: EC São Bernardo e São Caetano.
14 de novembro de 2021: o primeiro título!
Após sofrer sua primeira derrota como treinador do São Bernardo FC, Márcio Zanardi não abaixou a cabeça e conseguiu reverter a situação. No jogo de volta da final da Copa Paulista, o São Bernardo venceu o Botafogo no Estádio Primeiro de Maio por 2 x 0, levando a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o time do ABC Paulista levou a melhor e venceu a equipe de Ribeirão Preto por 5 x 4. O grande destaque do time de Márcio Zanardi foi o goleiro Júnior Oliveira, que defendeu a primeira cobrança e ajudou o São Bernardo FC a conquistar o título.
Com essa vitória nos pênaltis, Márcio Zanardi conquistou o seu primeiro título como treinador do São Bernardo FC e, consequentemente, o seu primeiro título como profissional.
22 de março de 2022: Márcio Zanardi leva o São Bernardo às quartas de final do Paulistão
Após iniciar sua carreira como treinador profissional com o pé direito, Márcio Zanardi teve a chance de disputar o seu primeiro Campeonato Paulista. Em 2022, o treinador levou o São Bernardo FC às quartas de final após terminar a fase de grupos com 16 pontos, ficando atrás apenas do São Paulo (23).
Conforme manda o regulamento, o São Bernardo enfrentou o São Paulo nas quartas de final e foi goleado por 4 x 1. Mais tarde, o São Paulo viria a ser vice-campeão paulista, perdendo o título ao ser goleado pelo Palmeiras por 4 x 0 no segundo jogo da grande final.
17 de abril de 2022: seu primeiro jogo em competições nacionais
Pouco menos de um mês após ser eliminado nas quartas de final do Paulistão, Márcio Zanardi fez sua estreia em competições nacionais pelo São Bernardo, na Série D do Brasileirão. Em 17 de abril, o time do ABC paulista enfrentou a Portuguesa do Rio de Janeiro, empatando em 0 x 0.
Assim como o empate em 1 x 1 contra o Santos na Copa Paulista foi um bom presságio, esse empate sem gols contra a Portuguesa na Série D do Brasileirão foi apenas um ponto positivo em uma longa jornada que ainda estava por vir para Márcio Zanardi.
17 de julho de 2022: Márcio Zanardi classifica o São Bernardo FC para o mata-mata da Série D
Exatos três meses após sua estreia na Série D do Brasileirão, Márcio Zanardi garantiu a classificação do São Bernardo FC para o mata-mata da competição. O Tigre foi derrotado para a Portuguesa-RJ por 2 x 0. Porém, terminou a 1ª fase da competição como líder do Grupo G.
Na Série D do Brasileirão, cada equipe disputa 14 jogos na primeira fase contra os times do mesmo grupo. No caso, o São Bernardo de Márcio Zanardi terminou essa fase de grupos da Série D com 7 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota.
27 de agosto de 2022: Márcio Zanardi garante o acesso do São Bernardo FC à Série C do Brasileirão
Em menos de um ano após assumir o comando do time principal do São Bernardo FC, Márcio Zanardi fez história e garantiu o clube do ABC paulista na Série C de 2023. Em 27 de agosto, o São Bernardo venceu o Tocantinópolis pelas quartas de final da Série D e avançou às semifinais, garantindo também sua participação na 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.
Na semifinal, o desfecho não foi bom para o São Bernardo FC, que foi derrotado para o América-RN nas duas partidas; o América viria a se tornar o campeão da Série D do Brasileirão de 2024, ao superar o Pouso Alegre FC nos jogos da grande final.
Levar o São Bernardo FC para a Série C do Brasileirão é um grande feito. Porém, quando analisados o contexto e a história do clube, esse feito se torna ainda maior. Desde que foi fundado em 2004, o São Bernardo nunca havia disputado a 3ª divisão do Brasileirão.
05 de março de 2023: Márcio Zanardi faz a 2ª melhor campanha do Paulistão e classifica o São Bernardo às quartas de final
Após um título da Copa Paulista e uma classificação inédita para a Série C do Brasileirão, Márcio Zanardi voltou a fazer história pelo São Bernardo em 2023. No Paulistão, o treinador comandou o São Bernardo FC em sua melhor campanha na história do torneio. Não é à toa que terminou a fase de grupos com 26 pontos e com a 2ª melhor campanha geral.
No Paulistão 2023, o São Bernardo FC de Márcio Zanardi chegou muito perto de fazer a melhor campanha do torneio. Pelo Grupo D, o time do ABC paulista conquistou 26 pontos com 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Apesar dessa incrível campanha, o São Bernardo ficou em 2º em seu grupo, atrás do Palmeiras, que terminou a fase de grupos com 28 pontos (8 vitórias e 4 empates).
Graças ao regulamento do Paulistão, Márcio Zanardi precisou enfrentar o Palmeiras de Abel Ferreira. Juntos, os treinadores mantêm a maior sequência de trabalho entre os times da Série A1 do Paulistão. Enquanto Márcio Zanardi está no São Bernardo FC desde setembro de 2021, Abel Ferreira está no Palmeiras desde outubro de 2020.
Em jogo válido pelas quartas de final do Paulistão 2023, o São Bernardo foi derrotado pelo Palmeiras por 1 x 0. Vale destacar que o Palmeiras viria a se tornar o campeão paulista, assim como no ano anterior. Apesar da eliminação, Márcio Zanardi ainda teve uma chance de garantir um troféu para o São Bernardo FC: o da Taça Independência.
26 de março de 2023: o segundo título!
Cerca de 20 dias após ser eliminado nas quartas de final do Paulistão 2023, o São Bernardo FC disputou a final da Taça Independência, o antigo Troféu do Interior, contra o Mirassol. Essa foi a segunda decisão de Márcio Zanardi desde que assumiu o comando do clube em setembro de 2021.
Assim como aconteceu na Copa Paulista de 2021, a Taça Independência de 2023 terminou com vitória do São Bernardo nos pênaltis. Após um empate sem gols no tempo normal, São Bernardo FC e Mirassol levaram a decisão para os pênaltis, que terminou com vitória de 4 x 2 para o time do ABC paulista.
Com essa vitória nas penalidades, Márcio Zanardi conquistou o seu segundo título como treinador do São Bernardo FC. Esse foi o seu segundo título de Márcio Zanardi em sua segunda final disputada desde que se tornou um treinador profissional. 100% de aproveitamento.
04 de maio de 2023: estreia na Série C do Brasileirão
Pouco mais de um mês após conquistar o título da Taça Independência, o São Bernardo FC estreou na Série C do Brasileirão. Essa foi a primeira vez que o clube do Grande ABC disputou a terceira divisão nacional. E a estreia do time de Márcio Zanardi não poderia ter sido melhor.
Em jogo válido pela 1ª rodada da Série C, o São Bernardo FC venceu o Remo por 3 x 1 no Estádio Primeiro de Maio.
26 de agosto de 2023: Márcio Zanardi classifica o São Bernardo para a 2ª fase da Série C
Logo em sua primeira vez disputando a Série C do Brasileirão, o São Bernardo FC conseguiu se classificar para a 2ª fase. Na 3ª divisão, apenas os 8 melhores clubes avançam à 2ª fase da competição. No caso, saiba que o São Bernardo terminou a 1ª fase da Série C de 2023 em 8º lugar com 7 vitórias, 8 empates e 4 derrotas.
Em 26 de agosto, o São Bernardo FC empatou com o Náutico em 2 x 2 jogando fora de casa, no Estádio dos Aflitos. Com esse resultado, o São Bernardo garantiu o ponto que precisava para se classificar para a 2ª fase da Série C. Caso tivesse perdido o jogo, teria sido eliminado.
08 de outubro de 2023: o dia do quase!
Na Série C do Brasileirão, os 8 melhores times se classificam para uma espécie de “fase de grupos”. No caso, esses times são divididos em dois grupos com quatro equipes cada. O São Bernardo FC disputou essa 2ª fase da Série C em um grupo com Brusque, Operário-PR e São José-RS.
Márcio Zanardi não teve vida fácil contra esses adversários. Porém, chegou à última rodada dessa fase de grupos com chances de classificação para a Série B do Brasileirão. O adversário do São Bernardo FC foi o Operário, que também chegou à última rodada com chances de acesso.
Antes da bola rolar para Operário x São Bernardo, os times se encontravam com 4 e 7 pontos, respectivamente. Logo, Márcio Zanardi precisava de apenas 1 empate para garantir o São Bernardo FC na Série B do Brasileirão. Porém, não foi isso o que aconteceu.
Em 08 de outubro de 2023, o Operário venceu o São Bernardo por 1 x 0 com gol marcado aos 86 minutos. Com esse resultado, o São Bernardo não conseguiu o acesso à 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, o time de Márcio Zanardi ficou há 4 minutos de disputar a Série B do Brasileirão pela 1ª vez na história.
21 de janeiro de 2024: Márcio Zanardi disputa o seu 3º Paulistão seguido pelo São Bernardo FC
Após um quase acesso à Série B do Brasileirão, Márcio Zanardi teve o seu contrato renovado para 2024. Em pouco mais de dois anos de clube, Márcio Zanardi conquistou dois títulos pelo São Bernardo FC e teve o seu ótimo trabalho renovado para a temporada.
Em 21 de janeiro, Márcio Zanardi iniciou sua trajetória no Paulistão 2024. O treinador disputou o seu 3º Paulistão seguido pelo São Bernardo FC, um grande feito. Na ocasião, o São Bernardo venceu o Ituano por 2 x 0 no Estádio Primeiro de Maio, no 1º jogo após a renovação de contrato de Márcio Zanardi.
28 de fevereiro de 2024: estreia com vitória na Copa do Brasil
Desde que assumiu o comando do time principal do São Bernardo FC, Márcio Zanardi havia disputado apenas um jogo de Copa do Brasil. Em 2023, o clube do ABC paulista foi eliminado pelo Náutico logo na primeira fase, após uma derrota de 1 x 0 para o time de Pernambuco.
Dessa vez, a história foi diferente. Em 28 de fevereiro, Márcio Zanardi conseguiu sua primeira vitória e, consequentemente, sua primeira classificação na Copa do Brasil como treinador do São Bernardo FC. Jogando no Rio de Janeiro, o Tigre venceu o Olaria por 1 x 0 e avançou à segunda rodada da competição.
Agora, o São Bernardo vai enfrentar o Corinthians, no dia 16 de março.
10 de março de 2024: Márcio Zanardi completa 96 jogos como treinador do São Bernardo FC
No último domingo, a história de Márcio Zanardi pelo São Bernardo FC ganhou um novo capítulo. E um capítulo muito importante. Na vitória de 2 x 0 contra o Mirassol, em jogo válido pela última rodada do Paulistão 2024, Márcio Zanardi completou 96 jogos como treinador do São Bernardo FC.
Ao atingir essa marca expressiva, Márcio Zanardi se tornou o treinador que mais vezes comandou o São Bernardo FC na história. Ele superou Edson Boaro, que comandou a equipe em 95 jogos entre 2013 e 2015.
Antes da partida contra o Mirassol, Márcio Zanardi foi homenageado pelo São Bernardo FC por sua marca histórica. Durante os treinos pré-jogo, o executivo de futebol Lucas Andrino e o gerente de futebol Daniel Flumignan entregaram uma placa ao treinador.
Quais são os números de Márcio Zanardi pelo São Bernardo?
Desde que iniciou sua carreira como treinador profissional ao assumir o São Bernardo FC em setembro de 2021, Márcio Zanardi mostrou que tem tudo para ser um treinador de sucesso. Até o momento, pode-se dizer que ele já obteve sucesso em sua carreira. Não só pelos bons números pelo São Bernardo FC, mas também pelos dois títulos conquistados (Copa Paulista e Taça Independência).
Confira os números de Márcio Zanardi pelo São Bernardo FC:
- 96 jogos;
- 44 vitórias;
- 29 empates;
- 23 derrotas;
- 55,9% de aproveitamento.
Leia também: Márcio Zanardi não repetiu nenhuma escalação do São Bernardo no Paulistão.
Números de Márcio Zanardi por competição
Copa Paulista 2021
- 9 jogos;
- 5 vitórias;
- 3 empates;
- 1 derrota;
- 66,67% de aproveitamento;
- 1 título.
Paulistão 2022
- 13 jogos;
- 4 vitórias;
- 4 empates;
- 5 derrotas;
- 41,02% de aproveitamento.
Brasileirão Série D 2022
- 21 jogos;
- 11 vitórias;
- 7 empates;
- 3 derrotas;
- 63,49% de aproveitamento.
Copa do Brasil 2023
- 1 jogo;
- 1 derrota;
- 0% de aproveitamento.
Paulistão 2023
- 13 jogos;
- 8 vitórias;
- 2 empates;
- 3 derrotas;
- 66,67% de aproveitamento.
Taça Independência 2023
- 2 jogos;
- 1 vitória;
- 1 empate;
- 66,67% de aproveitamento;
- 1 título.
Brasileirão Série C 2023
- 24 jogos;
- 8 vitórias;
- 9 empates;
- 7 derrotas;
- 45,83% de aproveitamento.
Paulistão 2024
- 12 jogos;
- 6 vitórias;
- 3 empates;
- 3 derrotas;
- 58,33% de aproveitamento.
Copa do Brasil 2024
- 1 jogo;
- 1 vitória;
- 100% de aproveitamento.