Na noite deste domingo (20), Santos e São Paulo se enfrentaram, em jogo válido pela 8ª rodada do Paulistão Sicredi 2022. A saber, o clássico SanSão aconteceu na Vila Belmiro, com as duas equipes pressionadas buscando a vitória. Sendo assim, com uma grande atuação, o Tricolor Paulista levou a melhor e venceu por 0 x 3, chegando aos 11 pontos, e a 2ª posição no Grupo B do campeonato. Por outro lado, o Peixe segue com nove pontos, na 2ª posição do Grupo D. A equipe visitante quebrou um jejum de cinco anos sem vencer na casa do rival. Os gols foram marcados por Éder, Gabriel Sara e Rodrigo Nestor.
Os donos da casa vinham de uma derrota contra o Mirassol pelo placar de 3 x 2, que provocou a demissão do técnico Fábio Carille. Com isso, Marcelo Fernandes comandou o Santos no clássico, e teve em sua escalação a volta de Sandry e Ricardo Goulart. Além de colocar Camacho e Lucas Braga de volta no time titular. Por outro lado, o Tricolor veio de empate sem gols contra a Inter de Limeira em casa. Rogério Ceni poupou jogadores como Rafinha, Arboleda, Rodrigo Nestor e Calleri.
1º Tempo
Os primeiros minutos de partida foram mais truncados. As duas equipes se portavam muito bem na defesa, não dando espaços e também fazendo ótima marcação. Dessa forma, algumas pequenas confusões foram os principais destaques nos 15 minutos iniciais. Até que aos 21 minutos, Nikão fez jogada pela direita e cruzou para Éder, e o ítalo-brasileiro abriu o placar para o São Paulo no clássico de cabeça, sem chances para João Paulo. O gol deu mais tranquilidade o Tricolor na partida, enquanto o Santos não conseguia finalizar na meta do goleiro Jandrei.
Aos 37 minutos, Ricardo Goulart e Lucas Braga fizeram boa jogada, mas o camisa 30 santista chutou com desvio. Inclusive, o atacante do Peixe sentiu após a jogada e foi substituido antes do intervalo por Marcos Guilherme. A chance animou o Santos, que pressionou nos últimos minutos da etapa inicial. Do outro lado, Ceni também trocou seu lateral. Igor Vinícius deixou o campo para a entrada de Rafinha ainda no primeiro tempo. Ainda, o time da casa reclamou de pênalti de Reinaldo em cima de Ângelo, mas o jogo seguiu. O São Paulo foi para o vestiário vencendo o clássico por 0 x 1.
2º Tempo
Na etapa final, o São Paulo voltou a campo com algumas mudanças. Rodrigo Nestor e Léo entraram no lugar de Igor Gomes e Reinaldo. Já o Santos retornou sem alterações em relação ao time que terminou o primeiro tempo. Logo aos três minutos, o time visitante roubou a bola no campo de ataque com Éder, e Nikão quase marcou, exigindo boa defesa de João Paulo. O Tricolor voltava a ter as melhores chances no segundo tempo, e quase aumentou a vantagem com Pablo Maia aos 17 minutos, mas o arqueiro do Santos novamente interviu.
Na questão de ter as melhores chances e com uma boa transição em velocidade, o São Paulo conseguiu marcar o segundo aos 20 minutos. Alisson lançou Gabriel Sara em diagonal e o meia dividiu com Eduardo Bauermann, que marcou contra. Cinco minutos mais tarde, Rodrigo Nestor marcou o terceiro do Tricolor, acertando um belo chute de fora da área. Foi também a segunda assistência de Nikão no jogo. No mais, os visitantes administraram o resultado, e partida terminou com vitória dos comandados de Rogério Ceni por 0 x 3 no SanSão, fora de casa.
Fim de jogo! #SANxSPFC (0-3)
⚽ Eder
⚽ Contra
⚽ Nestor#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/Qa6edVDz9p— São Paulo FC (@SaoPauloFC) February 20, 2022
Próximos compromissos de Santos e São Paulo
Agora, Santos e São Paulo voltam a campo no meio de semana, ambos estreando pela Copa do Brasil. Primeiramente, o Peixe viaja até Pernambuco, onde enfrenta o Salgueiro na quarta-feira (23), às 19h (horário de Brasília). Já o São Paulo irá até Campina Grande, na Paraíba, encarar o Campinense. Enfim, o confronto será na quinta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília).