Uma semana após anunciar Gabriel Milito como novo treinador, o Atlético terá o seu primeiro grande teste sob o comando do argentino. Neste sábado (30), o alvinegro recebe o maior rival e sonha com o pentacampeonato mineiro. As atuações ruins do time no Estadual, ainda com Luiz Felipe Scolari, não esfriaram a torcida, que já adquiriu mais de 30 mil ingressos para o primeiro jogo da final. Na Arena MRV, Galo e Cruzeiro se enfrentam pela terceira vez desde a inauguração do estádio. O Cabuloso conta com o ótimo retrospecto recente, de duas vitórias, para voltar a conquistar o troféu, que não vem desde 2019.
Atlético
O Atlético vivia um momento de baixa na temporada, mas a esperança parece ter voltado à Cidade do Galo após a contratação de Gabriel Milito. Com Felipão, o melhor time do returno do Brasileirão 2023 sofreu uma queda brusca de desempenho, acumulando resultados ruins, como as derrotas para Patrocinense, Cruzeiro, e mais recentemente, América, que resultou na queda do técnico. O alvinegro é o atual tetracampeão mineiro (2020, 2021, 2022 e 2023) e busca um quinto título seguido, o que não acontece desde 1982.
Sem os jovens Vitor Gabriel e Paulo Vitor, no departamento médico, o clube conta com o retorno crucial de Matías Zaracho, que havia se lesionado no início de fevereiro. O argentino pode surpreender e aparecer entre os titulares.
Provável escalação do Atlético: Everson; Bruno Fuchs, Jemerson e Maurício Lemos; Renzo Saravia (Zaracho), Rodrigo Battaglia, Igor Gomes e Guilherme Arana; Gustavo Scarpa, Paulinho e Hulk.
Cruzeiro
Detentor da melhor campanha da primeira fase, o Cruzeiro conta com um coletivo forte, comandado por Nicolás Larcamón. O time celeste terá os desfalques do meio-campista Japa e do atacante Gabriel Verón, lesionados. O lateral Kaiki foi liberado pelo DM e voltou aos treinamentos com o grupo. Zé Ivaldo e Marlon, que cumpriram suspensão no último jogo, e Dinenno, poupado contra o Tombense, devem retornar à equipe titular. João Pedro, afastado no mês passado após vídeo de festa viralizar, segue em situação indefinida.
Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, João Marcelo, Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Cifuentes) e Matheus Pereira; Matheus Vital, Arthur Gomes e Dinenno.
Retrospecto do clássico mineiro
O histórico do clássico gera discordâncias entre as duas torcidas. Na contagem do Galo, são 521 jogos, com 210 vitórias, 138 empates e 176 derrotas. Para a Raposa, 496 confrontos foram disputados, sendo 172 vitórias, 133 empates e 198 derrotas. Em 2007, as diretorias dos dois clubes tentaram entrar em um consenso e unificar os números, o que não ocorreu.
Na Arena MRV, se enfrentaram pela primeira vez em outubro de 2023. Na ocasião, o time celeste venceu por 0x1. Mais recentemente, na primeira fase do Estadual, o Cruzeiro levou a melhor outra vez, por 0x2, com gols de Zé Ivaldo e João Pedro.
Onde assistir Atlético x Cruzeiro?
A partida terá transmissão da Globo, somente para o estado de Minas Gerais, e do canal Premiere para todo o Brasil.
Ficha técnica
- Atlético x Cruzeiro.
- Competição: jogo de ida da final do Campeonato Mineiro.
- Estádio: Arena MRV.
- Horário: 16h30 (horário de Brasília).
Arbitragem
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG).
- Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG).
- Assistente 2: Magno Arantes Lira (MG).
- Quarto Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior (MG).
- Árbitro VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG).