Buscando retomar a liderança da Premier League, o Arsenal recebeu o Luton Town no Emirates Stadium em confronto válido pela 31ª rodada da competição. Em um jogo tranquilo e sem ameaças, os mandantes controlaram a partida e garantiram a vitória por 2×0.
Primeiro tempo
De acordo com o esperado, o Arsenal controlou a posse de bola e as ações ofensivas durante o primeiro tempo. O Luton Town não usou um bloco de defesa baixo e tentou pressionar a saída de bola dos Gunners durante toda a etapa, mas não conseguiu roubos de bola eficazes. Os mandantes conseguiram boas trocas de passes para escalar o campo e ameaçar o gol de Kaminski.
Aos 23 minutos de jogo, o inglês Smith Rowe pressionou o volante Mpanzu, roubou a bola no campo ofensivo e iniciou um contra-ataque. Após lançar Ødegaard, o norueguês tabelou com Havertz, na entrada da área, e chutou forte com a perna esquerda para abrir o placar.
Depois do gol, a equipe de Mikel Arteta encontrou mais espaços para atacar e continuou ameaçando a defesa do Luton. Próximo ao final do primeiro tempo, Trossard lançou Smith Rowe na ponta-esquerda, que conduziu para a linha de fundo e fez um cruzamento baixo para o meio da área, buscando Reiss Nelson na infiltração. Disputando a bola com o atacante do Arsenal, o zagueiro Hashioka marcou contra e ampliou o placar para os Gunners.
Devido a uma paralisação para atendimento médico, a etapa se estendeu por mais 4 minutos, que não foram suficientes para os times marcarem mais um gol. Desse modo, a partida foi para o intervalo com uma vitória parcial do Arsenal por 2 a 0.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Luton Town conseguiu ter a posse da bola por mais tempo que na anterior, porém, sem objetividade. O Arsenal diminuiu o ritmo de jogo, abaixou o bloco de marcação e jogou contando com contra-ataques.
O jogo ficou travado no meio-campo ao longo de toda a segunda etapa. A primeira finalização saiu apenas aos 35 minutos, com um chute de fora da área ruim de Tomiyasu. Nos minutos finais da partida, Nketiah teve uma boa chance para os Gunners, mas foi parado pelo goleiro dos Hatters.
A partida terminou 2×0 para o Arsenal, que assumiu a liderança provisória do campeonato. O Liverpool joga contra o Sheffield United, lanterna do campeonato, nessa quinta-feira (4), buscando reassumir seu posto. O resultado é ruim para o Luton Town, que tem o sonho da permanência cada vez mais distante. O Nottingham Forest está três pontos na frente dos Hatters, que são o primeiro time da zona de rebaixamento.
Destaque de Arsenal x Luton Town
Emile Smith-Rowe, do Arsenal, foi o destaque da partida. O camisa 10 sofreu com lesões nos últimos dois anos e perdeu seu espaço na equipe. Visando poupar jogadores, Arteta deu ao inglês sua primeira titularidade em 2024, que contribuiu diretamente para os dois gols. No primeiro, roubou a bola do volante e lançou Ødegaard no contra-ataque e, no segundo, fez o cruzamento que ocasionou no gol contra.
Próximos compromissos
A 32ª rodada da Premier League acontecerá já neste final de semana. O Arsenal visita o Brighton no Falmer Stadium no sábado (6), às 13h30 (horário de Brasília). Já o Luton Town receberá o Bournemouth no Kenilworth Road, também no sábado (6), às 11h00 (horário de Brasília).