Conhecendo novos atletas: Darwin Matheus

Dando sequência a série de textos sobre atletas não tão conhecidos do público que acompanha futebol, nessa semana falaremos sobre um jovem meia-atacante venezuelano que atua na segunda divisão dos Estados Unidos. Falaremos sobre Darwin Matheus.

Sobre o atleta

Darwin Matheus é um ponta-direita de origem, mas que pode exercer mais de uma função no ataque. Com 20 anos de idade, o jovem formado no Zamora FC da Venezuela, se transferiu em 2021 para o Atlanta United II filial do Atlanta United (MLS) na segunda divisão dos Estados Unidos a USL Championship.

O passe longo, a qualidade para achar jogadores em condições de finalizar, são aspectos importantes no jogo de Matheus.

Estilo de jogo

Darwin Matheus, é um meia-atacante de bastante movimentação, que gosta de jogar com bola no pé e busca achar companheiros bem posicionados através de passes longos. Outro ponto em seu estilo de jogo é que Matheus costuma pisar bastante na área para finalizar, marcando alguns gols desse estilo.

(Mapa de calor temporada 2021 – SofaScore)

Ponta direita de formação, Darwin tem muita facilidade em jogar nos extremos do campo, porém em alguns jogos do Atlanta United II, atou em corredor central seja como um camisa 10 vindo por trás do atacante, ou até mesmo como um falso 9. A escolha de colocar Darwin Matheus em corredor central principalmente na função de um 10 é devido a sua qualidade de achar bons passes quando tem a chance de “ver o jogo de frente”.

Onde corrigir

Apesar de o fator de ser um atleta associativo contar como ponto positivo, o excesso é o que acaba atrapalhando Darwin em alguns momentos do jogo. Foi possível ao longo da temporada observar o atleta baixando muito em zonas ocupadas pelos zagueiros do seu time, quando a equipe tinha dificuldade de sair para o ataque. Por vezes isso é importante, porém um atleta com as características do jovem venezuelano precisa se manter mais perto de zonas de finalização, para gerar mais perigo através do passe ou de infiltrações na área.

 

  • Curtiu o texto? Deixei nos comentários sugestões de atletas que podem aparecer aqui e sigam nos acompanhando no portal e nas redes sociais!

Siga-nos também no Twitter!

você pode gostar também