Sem De Bruyne e Haaland, Phil Foden colocou o jogo debaixo do braço, marcou um hat-trick, e o Manchester City goleou o Aston Villa por 4 a 1, no Etihad Stadium, pela 31ª rodada da Premier League. Rodri marcou o outro gol dos Citizens, enquanto Jhon Durán descontou para os visitantes. Com o resultado, o City (3º) chega a 67 pontos segue na cola do Arsenal, que venceu e assumiu provisoriamente a liderança com 68 pontos. O Liverpool, que joga amanhã contra o Sheffield United, está na segunda posição com os mesmo 67 pontos mas com um jogo a menos.
Primeiro Tempo
O City controlou o jogo na primeira etapa, criando espaços pelas pontas com Grealish, pela esquerda, e Doku, pela direita. Foi justamente por uma jogada pela ponta que saiu o primeiro gol do jogo. Aos 10, Doku foi acionado pela direita, avançou pela linha de fundo e cruzou para trás, nos pés de Rodri. O volante espanhol chegou chapando para bater Olsen – substituindo ‘Dibu’ Martínez que sentiu no aquecimento – e abrir o placar.
Apesar do controle, os Citizens voltaram a apresentar uma desatenção defensiva. Aos 20, em contra-ataque do Aston Villa, Jhon Durán tabelou com Rogers, aproveitou o espaço nas costas de Rico Lewis e tocou na saída do Ortega para empatar a partida. Mesmo com o susto, o Manchester City manteve o ritmo de jogo, pressionando alto e rondando a área do Villa, que ocasionalmente tentava um contra-ataque.
Quando o jogo encaminhava para o empate no intervalo, a estrela de Phil Foden apareceu. Aos 46, em cobrança de falta na entrada da área, o inglês bateu a meia altura e a barreira abriu o suficiente para a bola passar e tirar as chances de reação de Olsen.
Segundo Tempo
A segunda etapa começou com o Manchester City pressionando e os goleiros se destacando. Aos dois minutos, Doku e Bernardo Silva tiveram chances de ampliar a vantagem, porém ambos pararam nas boas defesas de Olsen. O Aston Villa respondeu alguns minutos depois, com Douglas Luiz e Lenglet, e dessa vez que apareceu muito bem foi Ortega.
Aos 16, Foden voltou a aparecer. Em linda jogada de Rodri, o espanhol serviu o inglês na entrada da área que de primeira, bateu colocado sem chances para Olsen. A bola ainda tocou no pé da trave direita antes de entrar e ampliar a vantagem dos Citizens.
Atordoado, o Villa tentava se achar em campo e sofria para acertar passes e sair jogando. Aos 23, Foden pressionou e recuperou a bola já próximo da área, o inglês só ajeitou e mandou uma bomba no ângulo direito de Olsen, que ficou parado vendo a bola entrar. Um golaço que foi o 21º gol do inglês na temporada e selou o hat-trick de Foden, segundo na temporada. Aos 35, Phil Foden deu lugar para Oscar Bobb e foi ovacionado pelo Etihad Stadium ao sair do gramado. O inglês foi eleito o melhor em campo.
O City ainda teve chances de ampliar a vantagem com Grealish, Alvarez e Sergio Gomez, que mandou a bola na trave nos acréscimos da partida, mas ficou por isso mesmo. Um vitória importante para um time que depende de outros resultados para sonhar com o tetracampeonato.
Próximos jogos de Manchester City e Aston Villa
O Manchester City joga já no sábado (6), às 8h30 (horário de Brasília), contra o Crystal Palace (14º) no Selhurst Park, em Londres. Também no sábado, o Aston Villa (4º) recebe o Brentford (15º) no Villa Park, em Birmigham, às 11h30 (horário de Brasília). Ambos os jogos são válidos pela 32ª rodada do Campeonato Inglês.