O Tricolor volta para Porto Alegre após derrota em La Paz para o The Strongest nesta terça-feira (2) por 2 a 0 para disputar o segundo jogo da final do campeonato gaúcho. O Imortal vai em busca da chance de igualar feito de seus antepassados os quais venceram todas as edições do campeonato gaúcho de 1962 até 1968 totalizando sete títulos consecutivos. O Grêmio desde 2018 vem se aproximando deste feito, já são seis títulos seguidos, e em 2024 o Rei de Copas chegou a sua sétima final consecutiva e quer ir além, e para isto precisa vencer a final para assim se tornar novamente campeão gaúcho sete vezes seguidas.
Os primeiros 90 minutos
Em busca da sétima taça seguida, o Grêmio já jogou os primeiros 90 dos 180 minutos das finais do gauchão contra o Juventude, a partida que aconteceu no último sábado (30) terminou em 0x0. O jogo foi no Alfredo Jaconi, casa do clube alviverde, e apesar das chances criadas para os dois lados, os times não mexeram no placar, contudo cabe destacar a atuação de Caíque, goleiro do Imortal, o qual com sua ótima atuação foi eleito o melhor em campo. Assim, segue tudo em aberto e o Rei de Copas precisa vencer para conquistar seu sétimo título consecutivo.
O que esperar
Para o duelo de Sábado devemos esperar um Grêmio muito diferente do que jogou a primeira partida no dia 30, contudo esta afirmação não se trata dos titulares que irão entrar em campo, na verdade o time que vai a campo neste fim de semana será semelhante ao do jogo de ida, se trata de um Tricolor que para este duelo tem uma arma muito mais poderosa a qual é jogar em sua Arena, diante de sua torcida. Cabe ressaltar que após a inauguração do seu estádio, a Arena do Grêmio, o Imortal nunca perdeu uma final em sua “nova” casa.
Outras campanhas
O Grêmio atrás do Internacional, é o maior vencedor do campeonato gaúcho, ao todo o Rei de copas colecionou 43 títulos os quais possuem diversas campanhas com títulos consecutivos, como a que estamos vendo desde 2018, a qual já se tem seis. A primeira campanha memorável começou nos anos 50 na qual o Tricolor obteve os canecos do ano de 1956 até 1960, totalizando cinco títulos. Após a sequência ser interrompida pelo Inter em 1961, o Imortal voltou a colecionar taças e desta vez para sua melhor campanha na competição totalizando de 1962 à 1968 sete títulos seguidos. E em 2024, o time carrega importante fardo consigo, a possibilidade de igualar esta nobre campanha e se torna heptacampeão de forma consecutiva do campeonato gaúcho.