Fluminense x RB Bragantino acontece nesta sábado (13), em partida de estreia válida pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, oficialmente se iniciando. O jogo será no Estádio Jornalista Mário Filho – o Maracanã -, no Rio de Janeiro, às 21h00.
O Fluminense – o atual campeão da Libertadores – vinha numa sequência de quatro jogos sem vencer, entre eles três clássicos – 2 derrotas (Flamengo e Botafogo) e 1 empate (Flamengo), tendo sido eliminado no Campeonato Carioca antes da final. Entretanto, nesta terça-feira enfrentou o Colo-Colo pelo 2ª rodada da Libertadores, onde finalmente conseguiu sua primeira vitória na competição – apesar de uma atuação apática, sofrida e com alguns pontos negativos -, depois de ter empatado na estreia da competição c0m o Alianza Lima.
Já o RB Bragantino vem de um derrota maiúscula – ou melhor, minúscula – contra o Racing nessa quarta-feira de Copa Sul-Americana, num fácil grupo onde se encontra na terceira posição no momento, com 1 vitória e 1 derrota. Além, o retrospecto recente do Braga não é muito bom, pelo contrário, o mês de março contou com a eliminação precoce do time na fase da pré-Libertadores para o Botafogo, e a eliminação nas semifinais do Paulistão pro Santos.
Fluminense
O Tricolor carioca vem tendo muitas dificuldades no que se refere em mostrar um futebol vistoso, com conteúdo, com jogadas bonitas – ou pelo menos trabalhadas -, já que parece uma equipe muito com dificuldades na marcação e na recomposição, mas é claro, não pode-se esquecer de citar os enormes desfalques que a equipe enfrenta na temporada.
No primeiro jogo contra o Alianza Lima, o Flu teve sérios problemas relacionados aos desfalques – oito, no total -, entre eles, jogadores cruciais, como: Ganso, Cano, Diogo Barbosa, etc. Já na segunda rodada da Libertadores, houve a volta de algum desses jogadores, como o Cano e Ganso, ambos tendo feito total diferença na partida. O PH Ganso impressiona a todos com a sua capacidade de encontrar passes geniais quando a equipe mais precisa – e esse é ponto, a equipe precisa desses ‘passes achados’ ali no meio de campo -, enquanto o artilheiro da equipe, Germán Cano, mostrou porque é tão importante pro time da forma que ele melhor sabe se comunicar com a torcida: fazendo gol.
Para essa partida de estreia no Campeonato Brasileiro, o técnico Fernando Diniz poderá contar com duas voltas interessantes para equipe, primeiro o zagueiro Manoel, que ficou fora 1 mês por causa de uma entorse no joelho, enquanto o Keno apresentas chances mínimas – mas existentes – de voltar a ser opção para a equipe. Manoel é interessante a volta pelo fato do Fluminense estar em um ‘período sem zagueiros’, já que o Diniz improvisou o Martinelli na zaga no último jogo, enquanto no lugar do ponta-esquerda Keno, o Jhon Árias vem cobrindo a função dele, dando vez no lado direito para o Marquinhos, que tem sido um dos destaques da equipe no ano.
Lelê, Gabriel Pires e Marlon seguem fora das opções do treinador, já que estão no departamento médico, o Lelê, inclusive, saiu chorando de campo em uma maca na última partida, após ter dado uma ‘pisada em falso’ e, aparentemente, entortado o joelho. A cena bem feia e chocante, mas até o momento é apenas uma suspeita de lesão no ligamento, ainda será reavaliado.
Ainda assim, segundo o ge, o Martinelli será mantido na posição de zagueiro, dando lugar para o Lima fazer essa segunda ‘volância’.
O provável time do Fluminense deve ter: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Martinelli e Marcelo; André, Lima, Ganso; Marquinhos, Jhon Árias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Preparação finalizada para a nossa estreia no @brasileirao!
Garanta seu ingresso para a partida de amanhã no Maraca >> https://t.co/1evH5IuIhW
📸: Marcelo Gonçalves/FFC pic.twitter.com/OCQA8Hg7G3
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 12, 2024
RB Bragantino
O Massa Bruta também sofre bastante com uma mudança de perfil nesses conturbado ano de 2024. É mais um dos times brasileiros que sofreu uma queda brusca de rendimento, apesar de não ter tido grandes baques (desfalques) na equipe titular, a exceção do xerife e zagueiro referência do time, Léo Ortiz, apesar de que era o único se sobressaindo nessa equipe que vive uma má fase.
O Braga tomou um sacode nesta quarta-feira de Copa Sul-Americana para o Racing fora de casa, com uma atuação bem apática – aquelas típicas de se dizer que o adversário botou o outro ‘na roda’ -, com uma superioridade enorme do time argentino sobre o time de Bragança. Interessante nesse jogo foi o posicionamento escolhido para o Juninho Capixaba – um dos laterais esquerdos de destaque no Brasileirão do ano passado -, que fez uma função mais de um meia mais aberto pela esquerda, enquanto Guilherme Lopes era o lateral esquerdo.
A decisão do Juninho Capixaba mais adianta foi escolhida a partir do desfalque de última hora do técnico Pedro Caixinha, o jogador Matheus Fernandes, que fez com que houvesse essa alteração na formação. O atleta ainda é desfalque, ao lado também de Helinho, Nathan Camargo, Lucas Evangelista, Eduardo Santos e Lincoln, então talvez se repita a escalação da última, ou o Raul entre na equipe.
Voltando mais ainda no tempo, ainda considera-se o recorte do mês de março, em que o Massa Bruta caiu na pré-Libertadores – após ter deixado escapar a vice liderança do Brasileirão 2023, que os levaria direto para a fase de grupos da cruel Libertadores – e foi eliminado nas semis do Paulistão.
O provável time do RB Bragantino deve ter: Cleiton; Nathan Mendes, Douglas Mendes, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Eric Ramires, Jadsom e Raul; Ignacio Laquintana, Eduardo Sasha e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.
Elenco no campo já se preparando para a estreia no @brasileirao! 🏃♂️
📸 Ari Ferreira#RedBullBragantino pic.twitter.com/7VeRxiFlWm
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) April 11, 2024
Retrospecto Fluminense x RB Bragantino
Fluminense x RB Bragantino já aconteceu, oficialmente, dezoito vezes na história, com uma leve vantagem para o Tricolor das Laranjeiras, que possui 7 vitórias, enquanto o Massa Bruta leva a pior no confronto com 6 vitórias. 5 empates marcam esse duelo interestadual.
Onde assistir Fluminense x RB Bragantino
A partida entre Fluminense x RB Bragantino terá transmissão ao vivo e oficial do Premiere (pay-per-view/TV Fechada do Grupo Globo).
Ficha técnica
- Fluminense x RB Bragantino
- Competição: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
- Estádio: Maracanã
- Horário: 21h00 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
- Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO)
- Assistente 2: Lehi Sousa Silva (DF)
- Quarto Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
- Árbitro VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)