Cruzeiro e Grêmio acertam os empréstimos de Rafael Cabral e Gabriel Grando

Ambos os goleiros serão emprestados até o final da temporada, com opção de compra

Apenas um dia antes do fechamento da janela de transferências nacional, Cruzeiro e Grêmio realizarão uma troca de goleiros. Rafael Cabral vai jogar no Imortal, enquanto Gabriel Grando chega no elenco do Cabuloso. Os jogadores serão emprestados até o final da temporada, com cláusulas de opção de compra.

Rafael Cabral

Rafael Cabral atuou, pela última vez, contra o Alianza Petrolera. Foto: Staff Images / Cruzeiro

 

Rafael Cabral chegou no Cruzeiro em 2022, para repor a saída de Fábio, ídolo da equipe mineira. Nas suas duas primeiras temporadas, Cabral liderou a melhor defesa do Brasileirão Série B de 2022 e, também, do Brasileirão Série A de 2023, no qual a equipe sofreu somente 32 gols. Além disso, o jogador era um dos líderes do elenco e carregou a faixa de capitão em muitas partidas. O goleiro fez 120 jogos pelo Cruzeiro, no período de 2 anos, com 54 vitórias, 32 empates e 34 derrotas.

Nos últimos jogos do Cruzeiro, Rafael Cabral estava sendo muito criticado pela torcida, devido a desempenhos ruins, e pediu para ser negociado. O jogador foi afastados das últimas três partidas da Raposa, até ser emprestado para o Grêmio.

Sua última partida foi contra o Alianza Petrolera, da Colômbia, na qual o Cruzeiro entregou uma vantagem de três gols e empatou a partida por 3 x 3. Rafael Cabral estava sendo vaiado pela torcida desde o aquecimento, já que não havia feito uma boa partida na final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético Mineiro. Durante o jogo, Cabral falhou em um dos gols da equipe colombiana, o que enfureceu a torcida. Após a partida, o goleiro desculpou-se pelo erro, mas foi afastado da mesma forma.

Gabriel Grando

Gabriel Grando busca recuperar a titularidade de um time do Brasileirão. Foto: Pedro H. Tesch / AGIF

 

Gabriel Grando foi formado nas categorias de base do Grêmio e ganhou espaço no elenco principal em 2021. O goleiro atuou em 31 jogos naquele ano, perdeu o espaço em 2022, mas recuperou a titularidade no ano passado. Em 2023, Grando atuou em 39 partidas e sofreu 58 gols. Após o Campeonato Brasileiro, renovou seu contrato com o Tricolor até 2026.

Na atual temporada, Gabriel Grando perdeu a posição para Marchesín, recém contratado do Imortal. Na expectativa de continuar sendo titular, o goleiro conseguiu o empréstimo para o Cruzeiro e disputará a posição com Anderson, que assumiu a posição de Rafael Cabral.

Comparação dos goleiros

Na temporada de 2023, Rafael Cabral foi o goleiro titular da melhor defesa do Brasileirão Série A, com apenas 32 gols sofridos, enquanto Grando atuou na quarta pior defesa do campeonato, que sofreu 56 gols. Apesar da diferença nas defesas, o Grêmio terminou o campeonato na vice-liderança, enquanto o Cruzeiro brigou contra o rebaixamento e terminou na 14ª colocação.

Com uma média de 0.94 gols sofridos por jogo e 74% dos chutes defendidos, Cabral foi mais eficiente que Grando, que defendeu 71% das finalizações que enfrentou e sofreu uma média de 1.47 gols por partida.

você pode gostar também