Em jogo na tarde desse sábado (27), em São Januário, pela 4º rodada do Brasileirão, o Criciúma acabou ganhando por 4 a 0 do Vasco, Fellipe Mateus (2x), Bolasie e Meritão foram quem marcou os gols da partida. Com esse resultado, o Tigre agora tem 5 PTS e está momentaneamente na 8º colocação, lembrando que eles ainda tem um jogo a menos pois a partida contra o Fortaleza foi adiada, já o Vasco continua com 3 PTS na competição, ficando em 16º lugar e ainda pode entrar no Z-4, dependendo de outros resultados de jogos que ainda vão acontecer.
1º Tempo:
Como esperado, o Vasco começou a partida tendo mais a posse de bola e o Criciúma tentando conseguir contra-ataque tendo Bolaise mais pelo lado direto tentando explorar as costas de Paulo Henrique, lateral vascaíno que é mais ofensivo. Aos 12’ minutos o Vasco conseguiu criar sua primeira jogada de perigo na partida, após uma troca de passes da equipe, Hugo Moura recebeu a bola um pouco depôs do meio-campo e cruzou pra Vegetti, o camisa 99 cabeceou e a bola tirou tinta da trave defendida por Gustavo. O desenho da partida era o mesmo, o Vasco tinha mais de 60% da posse e o Criciúma ficava com seus jogadores atrás da linha da bola esperando um erro da equipe cruzmaltina, aos 21’ minutos num escanteio, David cabeceou após e a bola novamente passou perto do gol do Tigre.
O tempo foi passando e o controle do Vasco ia diminuindo e o Criciúma começava a gostar da partida, além disso, já estava conseguindo achar alguns espaços pra conseguir jogar, aos 25’ minutos o Criciúma chegou com perigo pela primeira vez na partida, após um escanteio cobrado por Marquinhos Gabriel, a defesa tirou mal e sobrou pro Marcelo Hermes que cruzou e Meritão chegou chutando levando perigo ao gol de Léo Jardim. Após isso teve a parada técnica, devido a alta temperatura que estava fazendo no Rio, logo no primeiro lance desse retorno, Paulo Henrique puxou um contra-ataque e acabou ficando cara a cara com Gustavo, mas o lateral vascaíno acabou errando completamente o chute e jogou a bola pra fora e como diz um dos ditados mais antigos do futebol, “quem não faz, leva”. Depois desse lance, após uma bola chutada pro alta pela defesa do Criciúma, Bolasie ganhou no alto do defensor vascaíno e a bola sobrou pro Fellipe Matteus que estava completamente livre e acertou um lindo chute de fora da área, dando nenhuma chance para Léo Jardim defender.
Siga também nosso perfil no Twitter.
Alguns minutos depois do Criciúma abrir o placar, o Vasco chegou novamente com perigo, após boa arrancada de Rayan que tocou pra Vegetti, o centroavante vascaíno cruzou rasteiro pro meio área que encontrou Payet, após bonito corta-luz de Rayan, porém o camisa 10 acertou a trave, mais uma oportunidade desperdiçada pelo Vasco. Mais tem dia que é noite, Vegetti se antecipou em jogada na entrada da área do Criciúma e acabou sendo chutado por Fellipe Mateus e o juíz marcou pênalti, o centroavante vascaíno acabou batendo mal e Gustavo, que fez seu retorno na partida de hoje após sofrer uma lesão no dedo, fez a defesa. Um dado interessante é que esse foi o sexto pênalti no Brasileiro e o terceiro desperdiçado.
Mas um fato que chamou atenção nos últimos minutos dessa primeira etapa foi o espaço entre a defesa e os volantes vascaínos, o Criciúma ainda teve duas chances para ampliar o placar, primeiro numa cobrança de escanteio Rodrigo desviou e a bola carimbou a trave de Leo Jardim, logo depois, já nos acréscimos Claudinho recebeu pelo lado direito e tocou pra Bolaise que recebeu com certa liberdade. Ele limpou a marcação e chutou, mas Léo conseguiu fazer a defesa. Nesse último lance ficou clara a falha na defesa vascaína, Hugo Moura um dos volantes da equipe estava correndo em direção ao gol de Jardim, estando totalmente fora da sua posição.
2º Tempo:
Para segunda etapa Rámon voltou com duas mudanças na equipe, Maicon e Galdames entrando no lugar de Medel e Payet, respectivamente. Porém nem houve tempo para essas substituições fazerem qualquer efeito na postura ou perfomance da equipe, o motivo disso é que logo no primeiro minuto, após Bolasie receber um lançamento de Barreto, o atacante congolês cruzou rasteiro. A bola passou por toda área vascaína e acabou encontrando Fellipe Mateus na segunda trave que só finalizou cruzado pra marcar o segundo gol na partida.
Siga nosso perfil no Instagram.
Quando a equipe vascaína ainda tentava se recuperar, Léo acabou errando um passe no meio de campo, com isso a bola foi lançada pra Bolasie que foi levando sozinho pra área, ainda fez um lindo corte em Hugo Moura, após chutar forte sem nenhuma chance pra Leo Jardim e fazer o terceiro gol do Criciúma na partida. Depois disso, a equipe vascaína teve mais a posse mas não conseguia criar nenhum lance de perigo e só ficavam tocando de um lado pro outro.
Foi então que aos 23′ minutos, após uma cobrança de escanteio do Fellipe Mateus, Wallison Maia ganha no alto e a bola sobra pra Meritão que estava completamente livre dentro da área vascaína, ele teve tempo pra dominar, ajeitar o corpo e chutar para fazer o quarto gol do Tigre na partida. A verdade é que o Vasco ficou no lucro, pois o Criciúma teve chance para fazer mais gols, algo que impressionou é como os jogadores deles conseguiam driblar os atletas vascaínos sem nenhuma dificuldade, pareciam que eles estava totalmente anestesiados. Porém o Criciúma não tem nada haver com isso, aproveitou todas as chances que teve e aplicou um verdadeiro baile em São Januário.
Destaque da partida:
O principal nome desse jogo foi Yannick Bolasie, o atacante do Tigre fez uma verdadeira festa na defesa vascaína, tendo duas assistências e ainda feito um gol. Ele ainda certou 11 dos 14 passes que tentou, além disso ganhou cinco dos nove duelos que esteve, essas estatísticas foram retiradas do Sofascore.
🇨🇩 1⃣1⃣
Yannick Bolasie em São Januário:
⚽️ 1 gol
🅰️ 2 assistências
🕗 68 minutos em campo
👟 4 finalizações
❌ 4 faltas recebidas
✅ 69,2% de precisão de passe📸: Celso da Luz | Criciúma E.C. pic.twitter.com/LkmJLITpaJ
— Espião Estatístico (@EspiaoEstatist) April 27, 2024
Próximos jogos de Vasco e Criciúma:
Ambas as equipes irão jogar durante essa semana pelo jogo de ida da 3º fase da Copa do Brasil, primeiramente o Criciúma jogará contra o Bahia, nessa terça-feira (30), às 19h. Já o Vasco também terá que viajar para enfrentar o Fortaleza, esse jogo será na quarta-feira (01), às 19h. Pelo Brasileirão, o clube cruzmaltino enfrentará o Athletico-PR, no próximo domingo (06), às 16h, na Ligga Arena. O Criciúma jogará novamente fora de casa e irá até Arena do Grêmio, pra enfrentar o clube gaúcho, esse jogo também será no domingo, às 16h.