A Eurocopa 2024 começou e centenas de jogadores de 24 países diferentes estão em campo disputando o troféu de campeão. Apesar de ser um torneio para seleções europeias, a Eurocopa já foi disputada por vários jogadores de outros países. Inclusive, do Brasil. Nem todo mundo sabe, mas existem cinco jogadores brasileiros campeões da Eurocopa.
E aí, você sabe quais são os jogadores brasileiros que ganharam a Eurocopa? Conheça os cinco brasileiros que já foram campeões da Eurocopa!
Marcos Senna – o primeiro brasileiro campeão da Eurocopa
O primeiro brasileiro a ser campeão da Eurocopa foi Marcos Senna. Em 2008, ele foi titular da Espanha na primeira conquista europeia do país, dividindo o meio-campo com Iniesta e Xavi. Nos anos seguintes, a Seleção Espanhola ganharia a Copa do Mundo (2010) e a Eurocopa novamente (2012). Porém, sem o brasileiro.
Natural de São Paulo, Marcos Senna começou a carreira no Rio Branco, de Americana. No Brasil, o meio-campista teve passagens por clubes como Corinthians, Juventude e São Caetano. Inclusive, foi vice-campeão da Libertadores em 2002 com o clube do ABC paulista.
Ainda em 2002, Marcos Senna se transferiu para o Villarreal, da Espanha, clube onde jogou até 2013. Após ótimos desempenhos pelo clube na temporada 2005/06, o brasileiro foi convidado a representar a Seleção Espanhola, pela qual disputou a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa de 2008.
Pepe – campeão por Portugal em 2016
Sempre que o assunto são jogadores brasileiros naturalizados por outros países, é impossível não falar de Pepe. Figurinha carimbada da Seleção Portuguesa, o zagueiro é mais um dos brasileiros campeões da Eurocopa. Em 2016, o experiente defensor foi um dos pilares de Portugal na conquista europeia.
- Leia também: Quem vai jogar a Euro 2024? Confira todos os jogadores convocados para a Eurocopa 2024;
Nascido em Maceió, Pepe começou sua carreira no Corinthians Alagoano, clube onde jogou entre 1995 e 2001. O primeiro contato do defensor com Portugal aconteceu na temporada 2001/02, quando se tornou jogador do Marítimo B. Desde então, o brasileiro desenvolveu uma relação de muito amor com o país, se naturalizando poucos anos depois.
Em 2016, Pepe foi um dos titulares de Portugal na conquista da Eurocopa. Esse foi o primeiro título da história do país, que anos mais tarde também conquistaria a Nations League, contando com o brasileiro no elenco. Hoje, aos 41 anos, Pepe continua a ser um dos principais nomes da seleção portuguesa. Não é à toa que foi convocado para disputar a Eurocopa 2024.
Jorginho, Rafael Tolói e Emerson Palmieri- trio de brasileiros campeões da Eurocopa pela Itália
Completando a lista de brasileiros campeões da Eurocopa, estão três jogadores que se naturalizaram pela Itália: Jorginho, Emerson Palmieri e Rafael Tolói. Há poucos anos, todos eles conquistaram o título da Eurocopa 2020, o segundo da história da Itália, campeã em 1968.
Com exceção de Jorginho, que nunca jogou profissionalmente no Brasil, Emerson Palmieri e Rafael Tolói tiveram experiências no futebol brasileiro, jogando por grandes clubes paulistas: Santos e São Paulo, respectivamente. Antes de trocarem o Brasil pela Itália, todos eles tiveram contato com o futebol italiano.
- Leia também: Quem são os brasileiros na Eurocopa 2024?;
Jorginho começou sua carreira no Hellas Verona e se transferiu para o Napoli, clube em que começou a ganhar relevância internacional. Já Emerson Palmieri teve passagens por Palermo e Roma, até chegar ao Chelsea em 2008. Por fim, após um empréstimo curto à Roma, Rafael Tolói chegou a Atalanta em 2015 e ainda é jogador do clube.