O sexto dia da Eurocopa contou com surpresas e confirmação de favoritismo nos jogos. Pelo grupo B, a Croácia sofre empate no fim contra a Albânia com gols de Kramarić e gol contra de Gjasula pelo lados do croatas e Laçi e Gjasula fizeram os gols dos Albaneses.
Pelo grupo A, A Alemanha confirmou o favoritismo contra a Hungria com gols de Musiala e Gündoğan. Já no outro jogo, Escócia e Suiça empataram com gols de McTominay para os escoceses e Shaqiri para os suiços.
Croácia x Albânia
O dia da Eurocopa já começou com uma surpresa pela 2ª rodada do grupo B. No Volksparkstadion, em Hamburgo, um duelo de países balcânicos entre uma Croácia detentora da bola e uma Albânia eficiente. O primeiro tempo já começou quente com os albaneses indo pra cima e assim como foi no jogo contra a Itália, em boa jogada pelo lado direito, Asani manda na medida para Laçi chegar de cabeça para surpreender o goleiro croata e abrir o placar cedo.
Depois do gol, Albânia se fechou e deixou que a Croácia tivesse a bola. Assim, os croatas chegaram, mas nada que levasse muito perigo ao gol de Strakosha. A melhor chance veio apenas nos acréscimo do primeiro tempo, quando pela primeira vez, os croatas tentaram passes objetivos que conseguiu espaço para que Juranović fizesse o cruzamento livre e certeiro para Petković que exigiu uma ótima defesa do goleiro da Albânia.
Pro segundo tempo, os croatas vieram diferente com mais intensidade e ofensividade no jogo, enquanto os albaneses mantiveram o esquema de se defender e sair no contra ataque. Aos 12 minutos, Sutalo mandou para fora de cabeça na primeira trave em boa cobrança de escanteio de Luka Modrić. A pressão croata continuou, até que aos 73 minutos em jogada individual de Kovacić e toque para Kramarić que limpou o defensor e mandou no contrapé do goleiro para empatar a partida.
Apenas 2 minutos depois, exatamente como aconteceu contra a Itália, a Albânia sofreu um apagão e com um cruzamento na área em um bate e rebate, a bola bate em Gjasula, meio campo Albanês, e vai pro gol virando o jogo para Croácia.
Depois disso, a Croácia diminui o ritmo e deixou espaços para que a Albânia tivesse a bola e fosse pra cima. E por isso, aos 94 em um clima caótico depois de uma confusão na área, a bola sobra para Gjasula, o mesmo que fez o gol contra, empurra para o fundo da rede e empata a partida conseguindo um resultado histórico para seu País.
Alemanha x Hungria
O jogo aconteceu na Stuttgart Arena e já começou com uma grande chance para Hungria, logo aos 20 segundos em erro de kimich, Sallai sai na cara do gol e chuta a queima roupa em neuer que faz ótima defesa com os pés. O começo do jogo foi mais da Hungria que ensaiou uma mini pressão com uma sequência de escanteios e chutes travados pela zaga Alemã. Depois disso, a Alemanha assumiu o controle do jogo.
Aos 21 minutos em tabela entre Musiala e Gündoğan, a bola ficou tranquila para a zaga que mais uma vez deu bobeira e perdeu a bola na pequena área, Gündoğan teve o trabalho apenas de rolar pra trás para Musiala chegar batendo e abrir o placar em Stuttgart.Depois disso, a Hungria levou perigo apenas aos 25 minutos com uma ótima cobrança de falta de Szoboszlai que obrigou Neuer a fazer uma defesa monumental no ângulo, no rebote o jogador húngaro se atrapalha e não consegue finalizar.
Segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro, um jogo truncado que nenhum dos dois times tinham grandes chances de mexer no placar. Mais uma vez a Alemanha tinha a bola e rodava ela no campo ofensivo em busca de espaços, já a Hungria tinha como grande arma a bola parada e os cruzamentos e foi neste tipo de jogada que aos 14 minutos Vargas cabeceou no contrapé de Neuer e tirou tinta da trave.
A Alemanha por não conseguir encontrar espaços na defesa húngara arriscava chutes de fora, como fez Musiala aos 16 minutos e que passou perto do gol. Com o tempo, os jogadores húngaros cansaram e começaram a aparecer espaços e foi assim que aos 21 minutos em toque rasteiro de Mittelstadt para Gündoğan no meio da área, o meio campo chutou no canto e ampliou o placar para os tricampões europeu.
Hungria não levou mais perigo depois disso e ficou encaixada na marcação Alemã, Já os Alemães tinham a bola e controlaram o jogo até o fim para vencer mais uma na Eurocopa.
Escócia x Suiça
Em Cologne, no estádio Cologne Stadium, Escócia e Suiça se enfretaram pela 2ª rodada do grupo A. O começo de jogo foi mais um jogo estudado pelas duas equipes, Suiça com toques rápidos e a Escócia com uma posse de bola não muito efetiva. Isso mudou logo aos 12 minutos em um contra ataque puxado por Robertson, a bola sobrou pra McTominay chutar e contar com um desvio no zagueiro Schar e abrir o placar para a Escócia.
A Escócia depois do gol se fechou e tocava a bola mais no campo de defesa do que no ataque, a Suiça após o gol subiu suas linhas e pressionava cada vez mais em cima o toque de bola escocês, foi dessa forma que aos 25 minutos em um recuo errado da zaga, Shaqiri pegou de primeira e mandou no ângulo do goleiro fazendo uma baita curva com a bola, um golaço para empatar a partida.
Depois do gol, Escócia sentiu o baque e começou a errar mais. Já a suíça partiu pra cima e aos 31 minutos com toques rápidos e de primeira, Shaqiri lançou para Ndoye que tabelou com Vargas para cortar o zagueiro e chutar para uma ótima defesa de Gunn.
O segundo tempo foi bastante truncado e com poucas chances reais de gols. Aos 12 minutos, em lançamento de Shaqiri, Ndoye faz um dominio já girando da marcação, sai na cara do gol e manda pra fora. 6 minutos depois, em bola parada Hanley cabeceia a bola na trave do meta suiço. Já aos 89, com cruzamento de Xhaka, Amdouni cabeceia sem marcação para fora e desperdiça ótima chance. O fim de jogo teve uma pressão escocesa, mas sem resultados.
Eurocopa 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!
Próximos compromissos
Pelo grupo A, a Alemanha enfrenta a Suiça no próximo Domingo (23), em Frakfurt, no jogo que vale a liderança do grupo, enquanto Escócia e Hungria jogam pra seguir com chances de classificação no mesmo dia e mesmo horário, ás 16h, em Stuttgart.
No grupo B, a Croácia vai tentar garantir sua classificação contra a Itália, na segunda-feira (24), em Leipzig, e a Albânia joga pra tentar uma classificação histórica contra a Espanha, em Düsseldorf, no mesmo dia e também no mesmo horário, ás 16h de acordo com horário de Brasília.