A Copa América 2024 vai começar para a Seleção Brasileira, que busca conquistar seu 10º título da competição. O início da campanha será nesta segunda-feira (24) com o confronto Brasil x Costa Rica no SoFi Stadium, em Inglewood, na região metropolitana de Los Angeles, com a bola rolando a partir das 22h (horário de Brasília), pela primeira rodada da fase de grupos da competição.
Além de Brasil e Costa Rica, estão no Grupo D e Colômbia e Paraguai, que também se enfrentam na segunda-feira, mas às 19h (horário de Brasília), em Houston, no estado americano do Texas.
Brasil
Sempre que o Brasil participa de uma grande competição ele aparece entre os favoritos e nesta Copa América não é diferente. Ainda mais quando nas duas últimas edições do torneio, a Seleção Brasileira chegou à final.
É evidente que o Brasil ainda não atingiu todo seu potencial, mas Dorival Junior, que conquistou a Libertadores com o Flamengo em 2022 e a Copa do Brasil em 2022 e 2023 pelo Rubro-Negro e pelo São Paulo, respectivamente, tem oi contratado para treinar a equipe em janeiro, parece estar levando o grupo na direção certa.
O Brasil x Costa Rica acontece em meio a um período de mais de 12 anos no qual a Seleção não perde uma partida para um adversário da CONCACAF: a última derrota foi para o México por 2 a 0 em um amistoso de junho de 2012 disputado nos Estados Unidos. Mais ainda, desde que perderam seu último jogo da fase de grupos da Copa América contra o Peru em 2016, o Brasil está invicto em sete partidas consecutivas nesta estágio da competição.
Para a estreia, a expectativa é que Dorival mantenha a base do time que tem preferido como titular desde que ele assumiu o cargo. A surpresa deve ser na defesa, com Marquinhos e Militão formando a dupla titular para enfrentar a Costa Rica. Por outro lado, é possível que haja uma mudança no meio campo, com Douglas Luiz começando no lugar de João Gomes.
Provável escalação: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vini Jr.
Costa Rica
A busca por uma quarta participação consecutiva na Copa do Mundo começou bem para Los Ticos, que venceram suas duas primeiras partidas nas Eliminatórias, contra São Cristóvão e Neves e Granada, por um placar combinado de 7 a 0. No entanto, Gustavo Alfaro e seus comandados enfrentarão uma competição consideravelmente mais forte já na fase de grupos da Copa América, torneio que a Costa Rica volta a competir pela primeira vez desde 2016.
Los Ticos venceram quatro dos seus últimos seis jogos, perdendo apenas uma vez nesse período: um 3 a 1 para a Argentina. Mais ainda, eles não sofreram gols em nenhuma das suas últimas três partidas competitivas, vencendo 15 dos seus últimos 16 encontros quando marcam o primeiro gol.
Sendo assim, a equipe chega em bom momento para a Copa América, buscando a classificação para a fase de mata-mata do torneio pela primeira vez desde 2004. O desafio, porém, será grande e começará com um Brasil x Costa Rica.
Provável escalação: Sequeira; Cascante, Vargas e Calvo; Quiros, Galo, Aguilera e Mora; Campbell e Zamora; Contreras.
Retrospecto Brasil x Costa Rica
O histórico do confronto indica um amplo domínio brasileiro, que venceu em todas as ocasiões que as seleções se enfrentaram. O último Brasil x Costa Rica foi válido por uma Copa do Mundo.
Na Gazprom Arena, em São Petesburgo, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, já nos acréscimos do segundo tempo, Philippe Coutinho e Neymar marcaram para garantir a vitória da Canarinho no Brasil x Costa Rica.
Dos convocados para a disputa da atual edição da Copa América, apenas Alisson permanece sendo regular na Seleção Brasileira.
Onde assistir Brasil x Costa Rica
O duelo Brasil x Costa Rica, que dá início à campanha das duas seleções na Copa América, será transmitido pela Globo (TV aberta), pelo Sportv (TV por assinatura) pelo Globoplay (streaming).
Ficha técnica
- Jogo: Brasil x Costa Rica
- Competição: Copa América – 1ª rodada (Fase de Grupos – Grupo D)
- Estádio: SoFi Stadium – Los Angeles, CA
- Horário: 22h (Horário de Brasília)
Arbitragem Brasil x Costa Rica
- Árbitro: César Ramos (MEX)
- VAR: Guillermo Pacheco (MEX)