Finalizada a fase de grupos, é hora do mata-mata na Eurocopa na Alemanha. Neste sábado (29), Suíça e Itália se enfrentam na primeira partida das oitavas de final da competição, no Olympistadion, em Berlim. A Suíça foi a vice-líder do grupo A, atrás da anfitriã Alemanha, mas terminou a fase de grupos de forma invicta. A Itália também ficou na segunda colocação da sua chave, a B, atrás da Espanha.
Suíça
A Suíça surpreendeu positivamente na primeira fase da Eurocopa. Depois de atuações ruins durante todo o ciclo entre a Copa do Mundo de 2022 e esta Euro, a equipe de Murat Yakin teve boas atuações contra a Hungria, na vitória por 3×1 na estreia, e contra a Alemanha, na terceira rodada, quando tomou o gol de empate apenas no fim do jogo e acabou ficando na segunda posição. O ponto de atenção foi a partida contra a Escócia, uma das piores seleções na Euro, em que terminou em empate por 1×1, com os suíços saindo atrás muito cedo no placar.
Sem repetir escalação nos três jogos da fase de grupos, Murat Yakin vai ter que mexer no time titular pras oitavas de final. Silvan Widmer, ala direito titular da equipe nos três jogos, recebeu o segundo cartão amarelo contra a Alemanha e está suspenso pro jogo decisivo. Leonidas Stergiou, jogador do Sttutgart-ALE deve entrar em seu lugar. Outra dúvida é o ataque. Embolo, Ndoye e Rieder formaram o trio de frente na última partida, mas Vargas deve voltar ao time titular e Shaqiri corre por fora.
O provável time da Suíça tem: Sommer; Schar, Akanji, Rodriguez; Stergiou, Xhaka, Freuler, Aebischer; Ndoye, Vargas; Embolo.
Itália
A ‘Squadra’ de Luciano Spalletti ainda não mostrou força de atual campeã na Eurocopa. Contra a Albânia de Sylvinho na estreia, conseguiu gerir bem a desvantagem nos primeiros segundos de jogo e venceu de virada sem fazer muito esforço. Contra a Espanha, na rodada seguinte, foi completamente dominada e só não foi goleada por conta da noite inspirada de Gigio Donnarumma no gol. Na última rodada, contra a Croácia, foi melhor durante a maior parte do jogo, mas precisou de um gol no último minuto de Zacagni pra empatar a partida e garantir a classificação.
Spalletti ainda não parece ter encontrado o ataque ideal e segue em dúvida entre Retegui e Scamacca e entre Raspadori e Chiesa. Retegui e Raspadori parecem à frente neste momento e devem formar a dupla de ataque. Na defesa, a Itália perdeu seu melhor jogador na primeira fase e não vai poder contar com Calafiori, que apesar de dar a assistência salvadora pra Zacagni, tomou seu segundo cartão amarelo e está suspenso. Spalletti tem Mancini e Buongiorno como opções pra Calafiori, mas pode abrir mão de um zagueiro e reforçar o meio de campo. Pellegrini, titular no setor, pode ir pro banco.
O provável time da Itália tem: Donnarumma, Di Lorenzo, Darmian, Buongiorno (Mancini), Bastoni, Dimarco; Jorginho, Barella, Faglioli (Pellegrini); Raspadori e Retegui.
Retrospecto Suíça x Itália
O retrospecto entre as duas seleções tem uma clara vantagem a favor das tetracampeãs mundiais. Em 60 partidas, a Azzurra levou a melhor em 29, enquanto a Suíça venceu apenas sete jogos e outros 24 terminaram em igualdade. Os últimos encontros entre as duas aconteceram nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. As duas seleções estiveram no mesmo grupo e os dois jogos terminaram empatados. 0x0 na Basileia e 1×1 em Roma. A Suíça ficou na liderança do grupo e se classificou diretamente pra Copa do Mundo, enquanto a Itália precisou jogar a repescagem e caiu pra Macedônia do Norte.
O único jogo na fase final da Eurocopa aconteceu em 2021, na Euro que rodou o continente inteiro. Ainda na fase de grupos, as duas seleções se enfrentaram no Estádio Olímpico de Roma, na segunda rodada, e a Itália atropelou vencendo por 3×0 e seguindo até o título.
Oitavas de final da Eurocopa 2024: jogos, datas e onde assistir
Onde assistir Suíça x Itália
A partida terá transmissão da TV Globo e do Sportv.
Ficha técnica
- Jogo: Suíça x Itália
- Competição: Eurocopa – Oitavas de final
- Estádio: Olympistadium – Berlim, Alemanha
- Horário: 13h (Horário de Brasília)
Arbitragem Suíça x Itália
- Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
- Assistente 1: Tomasz Listkiewicz (POL)
- Assistente 2: Adam Kupsik (POL)
- Quarto Árbitro: Facundo Tello (ARG)
- VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)